Políticas das Modalidades

Expediente

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Apresentação

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST1 - Sagrada Escritura

A nossa XXVI Semana Teológica e o II Colóquio Internacional de Liturgia com a temática “Eucaristia como sinal de reconciliação” nos convida a refletir, como cristãos e cristãs que somos, sobre a nossa vida litúrgica e ritual. Nesta Sessão Temática, buscamos fazer essa reflexão, claro, a partir dos textos sagrados que fundamentam a teologia sacramental da eucaristia e também da reconciliação. Assim, nossa intenção é pensar os fundamentos da nossa vida cristã que desembocam na celebração da vida. Desse modo, as comunicações a serem apresentadas na ST 1 devem buscar manifestar como a Sagrada Escritura fundamenta a reconciliação entre os seres humanos e também entre os humanos e Deus.

Coodernadora
  • Rita Maria Gomes (UNICAP)

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST2 - Estudos de Religião

Nos dias atuais, a presença da religião na vida dos indivíduos e na sociedade, vem se colocando de forma significativa na ordem do dia das preocupações acadêmicas, tanto na universidade como em centros de pesquisas. O pertencimento religioso e suas experiências vividas precisam ser mais conhecidos de forma a entendê-las como referências de sentido na vida humana. A Sessão Temática Estudos de Religião quer ser um espaço de apresentação e comunicação de conhecimento interdisciplinar, atento às transformações que estão ocorrendo no cenário religioso brasileiro, buscando compreender as lógicas das novas construções de identidades religiosas produzidas pelas subjetividades envolvidas nesse processo.

Coordenador

  • Drance Elias da Silva (UNICAP)

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST3 - Teologia Sistemática

A Eucaristia provoca a teologia sistemática a partir do mistério que lhe envolve. Tal mistério tem, ao menos, três dimensões: a fé, a comunhão e a reconciliação. Todas elas dizem algo da Eucaristia sem lhe esgotar e sugerem, ao mesmo tempo, caminhos para a Igreja a fim de que esta se reconheça como Ecclesia de Eucharistia. Tais relações (e possíveis descaminhos) são o chão de debate e produção teológica. Assim, na ST 3 as comunicações devem tanto quanto seja possível alinhar-se com essa perspectiva geral.

Coordenador

  • Pedro Igor Leite da Silva (UNICAP)

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST4 – Estudos Litúrgicos

Para os cristãos a Eucaristia é o sinal eminente da reconciliação, uma vez que se trata de uma celebração em que a graça de Deus é comunicada na Palavra e no Pão e Vinho partilhados. A liturgia desse sacramento é, portanto, um espaço privilegiado de manifestação do amor e da misericórdia de Deus, já anunciado na tradição veterotestamentária e cumprido na vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Logo, as comunicações apresentadas na ST 4 (liturgia) devem buscar manifestar como a celebração da Eucaristia apresenta e promove a reconciliação na perspectiva cristã, desdobrando-a especialmente nos horizontes do desenvolvimento de uma economia socioambiental e na promoção de uma cultura de paz.

Coordenador

  • Creômenes Maciel (UNICAP)

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares