Políticas das Modalidades

APRESENTAÇÃO

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

EIXO MISSÃO

O sentido fundamental da missão é o anúncio da Boa Nova do reino de Deus na terra (Lc. 4,43); a sua tarefa é cumprir a promessa dos profetas: “anunciar aos pobres a Boa Nova, aos cativos a libertação, aos cegos a recuperação da vista, restituir a liberdade aos oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor” (Lc. 4,18). O envio (Mc 6,7) torna possível a vida em comunidade sob a força do anúncio da presença viva do Cristo no meio de nós. José Comblin como teólogo sabia que a vida missionária como representação da vida de Cristo tem um sentido realista. Como dizia, “a vida não era para o apóstolo Paulo experiência mística separada da sua dedicação à comunidade, e sim dedicação à comunidade em vista do advento, do progresso e da esperança da comunidade”. O GT convida a todos (as) para que se debrucem, reflexivamente, aprofundando o sentido bem como os desafios que o tema da Missão provoca em um contexto de sociedade latino-americana e globalizada.

Diretores
  • Drance Silva, UNICAP
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

EIXO AÇÃO E LIBERDADE

O grupo de trabalho propõe uma abordagem do pensamento de Comblin, em obras que articulam análises sócio-políticas, históricas, teológicas, éticas e pastorais, ou trabalhos que lidem com temas afins. Como exemplos podem ser lembrados os escritos de análises de conjuntura que subsidiou a Conferência de Medellín, Encontros da SOTER, Agenda Latino-americana e Mundial e textos sobre a opção pelos pobres e a ação pastoral da igreja. Os livros que escreveu com debates de época: Nação e Nacionalismo, Ideologia da Segurança Nacional, Neoliberalismo, Cristãos Rumo ao Século XXI, Teologia da Cidade, Profecia na Igreja. A partir destas reflexões podem ser estabelecidas interfaces e/ou afinidades com o magistério, reformas e pronunciamentos do Papa Francisco, o diálogo dele com os movimentos sociais nos três encontros já ocorridos, o debate sobre a Laudato Si’ e o Sínodo da Amazônia.

O tema da liberdade ocupou um espaço significativo na vida e obra de José Comblin. Esse teólogo mostrou que a vocação para liberdade é um dos efeitos do evangelho de Cristo e, da mesma forma, fundamento para toda a história humana. Nesse sentido, o GT tem por premissa reunir pesquisadores (as) que, a luz das reflexões comblinianas, possam interagir, apresentar suas contribuições e pesquisas, concluídas ou em andamento, relativas a temática liberdade, isso, a partir de diferentes categorias de análise.

Diretores
  • Flávio Lyra, Unicap
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

CONFERÊNCIAS

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

COMUNICAÇÕES

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

MESA DE DEBATE

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Realização
Universidade Católica de Pernambuco
Curso de Graduação em Teologia, Instituto Humanitas, Programa de Pós-graduação de Teologia, Instituto de Liturgia da UNICAP, Instituto de Liturgia de Paris e a Arquidiocese de Olinda e Recife

Rua do Príncipe, 526, Boa Vista, Recife, PE. CEP. 5050-900.
E-mail: semana.teologica@unicap.br
ISSN 2675-0570
URL: http://www.unicap.br/ocs/index.php/semanateologica/st