APRESENTAÇÃO
Submissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
EIXO MISSÃO
O sentido fundamental da missão é o anúncio da Boa Nova do reino de Deus na terra (Lc. 4,43); a sua tarefa é cumprir a promessa dos profetas: “anunciar aos pobres a Boa Nova, aos cativos a libertação, aos cegos a recuperação da vista, restituir a liberdade aos oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor” (Lc. 4,18). O envio (Mc 6,7) torna possível a vida em comunidade sob a força do anúncio da presença viva do Cristo no meio de nós. José Comblin como teólogo sabia que a vida missionária como representação da vida de Cristo tem um sentido realista. Como dizia, “a vida não era para o apóstolo Paulo experiência mística separada da sua dedicação à comunidade, e sim dedicação à comunidade em vista do advento, do progresso e da esperança da comunidade”. O GT convida a todos (as) para que se debrucem, reflexivamente, aprofundando o sentido bem como os desafios que o tema da Missão provoca em um contexto de sociedade latino-americana e globalizada.
Diretores- Drance Silva, UNICAP
Submissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
EIXO AÇÃO E LIBERDADE
O grupo de trabalho propõe uma abordagem do pensamento de Comblin, em obras que articulam análises sócio-políticas, históricas, teológicas, éticas e pastorais, ou trabalhos que lidem com temas afins. Como exemplos podem ser lembrados os escritos de análises de conjuntura que subsidiou a Conferência de Medellín, Encontros da SOTER, Agenda Latino-americana e Mundial e textos sobre a opção pelos pobres e a ação pastoral da igreja. Os livros que escreveu com debates de época: Nação e Nacionalismo, Ideologia da Segurança Nacional, Neoliberalismo, Cristãos Rumo ao Século XXI, Teologia da Cidade, Profecia na Igreja. A partir destas reflexões podem ser estabelecidas interfaces e/ou afinidades com o magistério, reformas e pronunciamentos do Papa Francisco, o diálogo dele com os movimentos sociais nos três encontros já ocorridos, o debate sobre a Laudato Si’ e o Sínodo da Amazônia.
O tema da liberdade ocupou um espaço significativo na vida e obra de José Comblin. Esse teólogo mostrou que a vocação para liberdade é um dos efeitos do evangelho de Cristo e, da mesma forma, fundamento para toda a história humana. Nesse sentido, o GT tem por premissa reunir pesquisadores (as) que, a luz das reflexões comblinianas, possam interagir, apresentar suas contribuições e pesquisas, concluídas ou em andamento, relativas a temática liberdade, isso, a partir de diferentes categorias de análise.
Diretores- Flávio Lyra, Unicap
Submissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
CONFERÊNCIAS
Submissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
COMUNICAÇÕES
Submissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
MESA DE DEBATE
Submissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Realização
Universidade Católica de Pernambuco
Coordenação da Graduação em Letras
Rua do Príncipe, 526, Boa Vista, bloco B, 1º andar.
CEP. 5050-900.
Santo Amaro, Recife, PE.