A Herança da Reforma
Ler e reler a Reforma,
passados 500 anos de seu início
Projeto internacional de pesquisa histórico-religiosa
PROGRAMAÇÃO DO
Congresso internacional
Atualidade da Reforma
Recife, Brasil, 8, 9 e 10 de novembro de 2017
(Atualizada em 25 de setembro de 2017)
Equipe organizadora
Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral – coordenador
Universidade Católica de Pernambuco
Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques
Universidade Católica de Pernambuco
Prof. Dr. Carlos André Macedo Cavalcanti
Universidade Federal da Paraíba
Prof. Dr. Riccardo Burigana
Centro Studi per l'Ecumenismo in Italia
Programação
Dia 8 de NOVEMBRO, quarta-feira:
- A partir das 10h manhã, credenciamento.
- À tarde, Sessões Temáticas (STs). Início às 14h00, com pausa Coffee Break. Terminando às 18h.
- À noite, a abertura oficial a partir das 18h00, com Conferência de abertura das
19h às 20h30, no Auditório G2.
Convidado o Prof. Dr. Riccardo Burigana, do Istituto di Studi Ecumenici San Bernardino di Venezia, ISE
Título: Igreja sempre em reforma.
- Coquetel a partir das 20h30 (no Espaço receptivo do Bloco G).
Dia 9 de NOVEMBRO, quinta-feira:
- Início às 8h30, com animação cultural, no Auditório G2.
- Conferência/debates das 9h às 10h30, no Auditório G2.
Convidado o Prof. Dr. Lauri Wirth, da Universidade Metodista de SP.
Título: Críticas teológicas ao sistema mundial emergente no século XVI: leituras convergentes entre movimentos cristãos em conflito.
- Intervalo para Coffee Break.
- Mesas Temáticas das 11h às 12h30. Ver, abaixo, as Mesas já organizadas.
- Intervalo para almoço.
- À tarde, Sessões Temáticas (STs), das 14h00 às 18h, com pausa Coffee Break.
- À noite, a partir das 18h, Celebração Ecumênica, no Auditório G2.
Dia 10 de NOVEMBRO, sexta-feira:
- Início às 8h30, com animação cultural, no Auditório G2.
- Conferência/debates das 9h às 10h30, no Auditório G2,
Convidado Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, das Faculdades EST.
Título: Ética no pensamento de Lutero: a serviço da Igreja, economia e política.
- Intervalo para Coffee Break.
- Mesas Temáticas, das 11h às 12h30.
MESAS TEMÁTICAS, nas manhãs dos dias 9 e 10 (a distribuição sairá até dia 1º de outubro)
Cultura visual religiosa das reformas protestante e católica. Oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo). Nomes: Prof. Helmut Renders (METODISTA), Prof. Leonildo Silveira Campos (MACKENZIE).
A Theologia Crucis de Lutero e suas ressonâncias nas teologias de J. Moltmann e J. Sobrino. Oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Belo Horizonte, MG). Nomes: Mediador: Prof. Sinivaldo Silva Tavares (FAJE), Painelistas: Prof. Cesar Augusto Kuzma (PUC Rio) e Prof. Eugenio Rivas (FAJE).
Radicalizar a Reforma Protestante: leituras dos Anabatistas. Oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Nomes: Prof. Eduardo Gusmão de Quadros e Prof. Alberto da Silva Moreira.
Reações à Reforma: da crítica de Friedrich Nietzsche à moral ascética protestante ao conservadorismo católico no Concílio Vaticano II. Oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG). Nomes: Prof. Flavio Senra e Prof. Rodrigo Coppe Caldeira.
Movimento da Reforma: Mulheres, Educação e a Liberdade de Consciência. Oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Faculdade Unida de Vitória (Vitória, ES). Nomes: Profa. Claudete Beise Ulrich e Prof. Ronaldo Cavalcante.
Reforma Radical e o Movimento Pietista: repercussões teológicas da Reforma face à Ortodoxia Protestante. Oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe (Aracaju, SE). Nomes: Prof. Arthur Eduardo Grupillo Chagas (UFS), Prof. Joe Marçal Gonçalves dos Santos (UFS) e Prof. Arnaldo Erico Huff Júnior (UFJF).
Outros 500: em busca de um cristianismo para amanhã. Oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa, PB). Nomes: Prof. Carlos André Macedo Cavalcanti e Grupo de Pesquisa Videlicet.
De volta ao passado: renovação católica ou contra Reforma? Oferecida pelo Centro de Estudos de História da Igreja na América Latina e no Caribe - CEHILA-BRASIL. Nomes: Prof. Dr. Mauro Passos (PUC Minas) e Prof. Dr Lyndon de Araújo Santo (UFMA).
Reforma e Ecumenismo no Nordeste. Oferecida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristã – Regional PE, CONIC-PE. Nomes: Diácono Carlos Beethowen, Prof. Fernando Gonçalvez, Dom Marcelo Barros e Revda. Lilian Conceição Silva.
Mulheres e o movimento da Reforma ontem e hoje. Oferecida pela Diaconia e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristã – Regional PE, CONIC-PE. Nomes: Ms. Waneska Bonfim (Diaconia), Pra. Dra. Nancy Cardoso (Ig. METODISTA), Pra. Dra. Marcia Blasi (IECLB) e Postulante Dra. Bianca Daebs (IEAB).
SESSÃO TEMÁTICA ESPECIAL, na tarde do dia 9/11/2017
Laicidade, Política e Diversidade religiosa. Oferecida por Diálogos – Fórum da Diversidade Religiosa em PE. Mediador: Westei Conde y Martin Junior.
Debatedores: Mailson Fernandes Cabral de Souza, Vera Paula Regina Baroni e Marcelo Barros.
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS – STs, para apresentação de comunicações
- ST 1: BÍBLIA, REFORMA E HERMENÊUTICAS ATUAIS
- ST 2: ESPIRITUALIDADES, PLURALIDADE E DIÁLOGO
- ST 3: FILOSOFIA E REFORMA
- ST 4: NARRATIVAS DO SAGRADO: FRONTEIRAS E IDENTIDADES DE CIDADÃOS E FIÉIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA REPUBLICANA
- ST 5: A REFORMA EM LUTERO E EM PAPA FRANCISCO
- ST 6: RELIGIÃO, POLÍTICA E MEMÓRIA: CONFIGURAÇÕES CULTURAIS PÓS-REFORMA PROTESTANTE
- ST 7: IL MOVIMENTO PENTECOSTALE E LA STORIA DELLA RIFORMA
- ST 8: REFORMA, GÊNERO E RELIGIÃO
- ST 9: REFORMA, FESTA, SOCIABILIDADE, BIOGRAFIAS E TRAJETÓRIAS, ESCRAVIDÃO
- ST 10: RELIGIÃO, ESTÉTICA, TRABALHO E ESPAÇO PÚBLICO
PROPONENTES e EMENTAS
ST 1: BÍBLIA, REFORMA E HERMENÊUTICAS ATUAIS
Proponentes: Prof. Dr. João Luiz Correia Júnior (UNICAP), Prof. Dr. Walmor da Silva (PUC-GO), Prof. Dtrand. Jair Rodrigues Melo (URCA).
Ementa: Um dos maiores ganhos para o Cristianismo dos últimos 500 anos ocorreu num momento de profundas transformações no Ocidente, durante o advento da Modernidade. Nesse contexto, uma grande contribuição foi dada pela “Reforma”, um movimento sociopolítico e religioso que ocorreu dentro do Cristianismo ocidental no século XV, que suscitou uma renovação espiritual de retorno aos princípios das Sagradas Escrituras e dos ensinamentos de Jesus Cristo. As propostas hermenêuticas dos Reformadores gozam de plena atualidade no conjunto de teorias, abordagens e metodologias de estudos bíblicos, com destaque para o Método Histórico-Crítico, que oportunizou o surgimento de novos métodos de análise literária, nos quais encontramos raízes em princípios da Reforma. A proposta deste ST, ao relacionar Bíblia e Reforma, objetiva problematizar a herança histórica destas hermenêuticas, enfatizando suas contribuições para o estudo dos textos bíblicos. Nesse sentido, possibilita-se superar reducionismos e incompreensões em relação à perspectiva da interpretação bíblica dos reformadores. Por fim, propõe-se abrir um espaço de diálogo e problematizações que favoreçam quebra de paradigmas frente às abordagens reformadas.
ST 2: ESPIRITUALIDADES, PLURALIDADE E DIÁLOGO
Proponentes: Prof. Dr. Gilbraz Aragão (UNICAP), Prof. Dr. Cláudio Ribeiro (UMESP) e Prof. Dr. Carlos André Cavalcanti (UFPB).
Ementa: O ST, com foco no diálogo inter-religioso, será organizado pelo Grupo de Pesquisa “Espiritualidades, Pluralidade e Diálogo” (https://espdialogo.wordpress.com), que investiga práticas de ecumenismo e diálogo ensaiadas com apoio da área dos estudos de religião no Brasil, no sentido de verificar a plausibilidade de uma mística comum e trans-religiosa para o nosso tempo de transformações culturais. Incluem-se nessa espiritualidade as expressões laicas e sem divindades e o diálogo que elas todas proporcionam recoloca a questão do compromisso ético das religiões para com a justiça e paz no mundo.
ST 3: FILOSOFIA E REFORMA
Proponentes: Prof. Dr. José Tadeu (UNICAP), Prof. Dr. Jordi Carmona (UFCG) e Prof. Dr. Iraquitan Caminha (UFPB).
Ementa: É comum nos ambientes acadêmicos contemporâneos o reconhecimento de que a religião se constitui em um componente indispensável para a compreensão da fenomenalidade do humano nos interstícios de suas relações, nos espaços e nos momentos de suas efetivações. No século XVI, ocorreu na Europa um dos acontecimentos marcantes que dinamizou e redimensionou a experiência religiosa nos domínios práticos e especulativos: a Reforma Protestante. O Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco e o Centro para o Ecumenismo na Itália estão propondo celebrarmos os 500 anos desse significativo evento, a partir da questão: “Passados 500 anos de seu início, no contexto do século XVI europeu, qual a herança da Reforma, no hoje de nosso mundo globalizado, em que novos imperativos éticos e desafios sócio-político-religiosos nos convocam à colaboração, ao reconhecimento mútuo, à valorização do diálogo e à renúncia de projetos de hegemonia, no campo religioso?”. Esse ST quer ser um espaço proporcionador da reflexão filosófica acerca das questões propostas e de outros problemas pertinentes que se apresentam significativos à filosofia.
ST 4: NARRATIVAS DO SAGRADO: FRONTEIRAS E IDENTIDADES DE CIDADÃOS E FIÉIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA REPUBLICANA
Proponentes: Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral (UNICAP), Prof. Dr. Rodrigo Coppe Caldeira (PUC MG) e Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques (UNICAP).
Ementa: O ST tem como objetivo impulsionar e partilhar, a partir de enfoques semânticos e políticos, e fazendo uso de hermenêuticas utilizadas tanto pelas Ciências da Religião quanto pela Teologia, pesquisas já concluídas ou em andamento, que visem a identificar, analisar, compreender e historicizar heterogêneas estratégias e recursos de que lançaram mão segmentos significativos de grupos religiosos organizados, tanto de matriz cristã (católicos, protestantes históricos, protestantes de missão e pentecostais), quanto de matriz indígena e afro-brasileira, para viverem, refletirem e tematizarem a prática da sua cidadania, considerando que deviam manter-se fiéis à própria fé, em uma sociedade formalmente leiga e secularizante, no período histórico inaugurado com a proclamação da República, em 1889, e que se estende até nossos dias.
ST 5: A REFORMA EM LUTERO E EM PAPA FRANCISCO
Proponentes: Prof. Dr. Pe. Luiz Alencar Libório, MSF (UNICAP), Prof. Dr. Pe. Antonio Raimundo Sousa Mota, S.J. (UNICAP) e Doutoranda Maria Betânia Melo de Araújo (Igreja Batista).
Ementa: Qualquer Reforma configura uma mudança no ser ou acontecer, uma quebra de ciclo ou mesmo de paradigma. A Reforma de Lutero acontece num tempo de ciclo bem consistente, em nível político e religioso, causando uma mudança radical na cosmovisão medieval. Papa Francisco, num ciclo muito mais líquido, no dizer de Bauman, vem fazendo reformas consistentes no seio da Igreja Católica, para desconforto dos petrificados. O ST está aberto a trabalhos que façam reflexões sobre essas reformas!
ST 6: RELIGIÃO, POLÍTICA E MEMÓRIA: CONFIGURAÇÕES CULTURAIS PÓS-REFORMA PROTESTANTE
Proponentes: Prof. Dr. Carlos André Silva de Moura (UPE), Prof. Dr. Drance Elias da Silva (UNICAP) e Prof. Dtrand. José Roberto de Souza (UNICAP).
Ementa: Após o processo de Reforma Protestante, marcado pela historiografia no século XVI, os debates políticos e culturais que mantiveram aproximações com a religião apresentaram novas configurações. O evento demonstrou resultados nas práticas sociais, nos movimentos políticos, nas configurações eclesiásticas, dentre outros temas que marcaram o período moderno. Nesse Simpósio Temático, dialogaremos sobre as configurações sociais, políticas e culturais desenvolvidas após a Reforma Protestante, com discussões sobre os diálogos, as rupturas e a expansão das práticas religiosas no mundo moderno e contemporâneo; bem como os embates e aproximações com outras expressões religiosas, as definições conceituais em torno dos protestantismos, as aproximações entre o político e o religioso, com a reunião de estudos em diferentes áreas do conhecimento sobre a temática.
ST 7: IL MOVIMENTO PENTECOSTALE E LA STORIA DELLA RIFORMA
Proponentes: Prof. Dr. Riccardo Burigana, dell'Istituto di Studi Ecumenici San Bernardino di Venezia, ISE, Prof. Dr. Valdo Bertalot, della Società Biblica Italiana e il Prof. Dr. Carmine Napolitano, della Facoltà Pentecostale di Scienze Religiose di Bellizi.
Ementa: L'interesse di questo Simposio Tematico risiede nella rilettura della Riforma da parte delle generazioni della Riforma che si sono succedute, con l’introduzione di nuovi elementi, fino alle comunità pentecostali e neopentecostali del secolo scorso. Ponendo particolare attenzione su alcuni temi, come la libertà religiosa, l’autorità della Bibbia, la dialettica Riforma-Rivoluzione, il rapporto tra le molteplici letture della Riforma e il movimento ecumenico contemporaneo, le proposte etiche della Riforma nella società contemporanea.
ST 8: REFORMA, GÊNERO E RELIGIÃO
Proponentes: Profa. Dra. Sandra Duarte (UMESP), Profa. Dra. Fernanda Lemos (UFPB), e o Prof. Dtrand. Walter. Valdevino do Amaral (UNICAP).
Ementa: O ST pretende recolher estudos sobre a evolução das percepções e dos espaços de valorização do feminino dentro do mundo cultural gerado pela crescente presença de fiéis ligados às tradições reformadas, no corpo da sociedade majoritariamente católica no Brasil.
ST 9: REFORMA, FESTA, SOCIABILIDADE, BIOGRAFIAS E TRAJETÓRIAS, ESCRAVIDÃO
Proponentes: Prof. Dr. Flavio José Gomes Cabral (UNICAP), Prof. Dr. Helder Remígio de Amorim (UNICAP), Profa. Dra. Maria Emília Vasconcelos Dos Santos (UNICAP) e Prof. Dr. Tiago Da Silva Cesar (UNICAP).
Ementa: O ST pretende recolher estudos, sob a perspectiva da historiografia crítica, que reflitam sobre as consequências da entrada, no tecido da sociedade formalmente católica do Brasil Imperial e Republicano, de ideias e propostas dos diversos grupos ligados à Reforma, desde as Igrejas históricas às novas comunidades pentecostais e neopentecostais.
ST 10: RELIGIÃO, ESTÉTICA, TRABALHO E ESPAÇO PÚBLICO
Proponentes: Profa. Dra. Katia Medeiros de Araújo (UFPE), Profa. Dra. Maria Grazia Cribari Cardoso (UFRPE), Profa. Dra. Zuleica Dantas Pereira Campos (UNICAP).
Ementa: Partindo do pressuposto que as experiências religiosas surgiram de redescrições plurais e que historicamente, no Brasil, foram e ainda são interpretadas e reinterpretadas nos mais diferentes focos e utilizando-nos de modelos teóricos diversificados, nos propomos a discutir essas interpretações e pluralidades na perspectiva da interdisciplinaridade proposta pelas ciências da religião e afins. Consideramos como alvo de nossas discussões as mais diferentes formas de manifestações religiosas, buscando situar teoricamente as múltiplas variações desses discursos, juntamente com uma abordagem sobre estética das religiões, as relações de trabalho e as lutas políticas no espaço público. Pluralismo religioso, e suas diversas interpretações são temáticas recorrentes na contemporaneidade e que não podem nem devem ser postas de lado. Propomos uma abordagem das temáticas, se possível, resgatando as pequenas e grandes conquistas do dia-a-dia, sejam políticas, intelectuais, culturais ou teóricas.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .