GT – Artes, Identidades e Religiões
Este GT trata das relações e interfaces das artes e das religiões, promovendo uma reflexão do percurso realizado pelas artes, aqui compreendida como linguagem, expressão e conjunto simbólico necessário à exteriorização do sentimento humano e que se materializa através da literatura, cinema, dança, artes plásticas, teatro, música, culinária, e que dialogam com as cerimônias, cultos, rituais, ritos, louvor, adoração, missas, e celebrações, em um paralelo histórico com a dimensão humana. Desde as cavernas primitivas aos espetáculos religiosos atuais, as artes realizam uma efetiva parceria com as religiões. O caminho das artes e das religiões culmina com o mercado atual contemporâneo. Para tal, este GT acolhe reflexões através de trabalhos de pesquisa realizados no campo da arte cristã, da arte religiosa em geral no ocidente e oriente, das relações das artes com a cura, do atual mercado religioso no campo da cultura gospel e católica, das artes religiosas postadas no mundo eletrônico, dos variados estilos da arte em conexão com o sagrado, mídia religiosa, artistas cristãos, artes e conversão. Trabalhos sobre a filosofia da arte religiosa, arte e mediunidade, artes e neopaganismo e a arte nos terreiros das religiões afro brasileiras, também podem fazer parte do presente grupo de trabalho.
Diretores- Silvério Leal, UNICAP
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GT - Campo Religioso brasileiro: tensões e diálogos
A proposta deste Grupo de Trabalho (GT) é reunir, discutir e aproximar pesquisas que enfoquem as relações no Campo Religioso Brasileiro, percebendo suas tensões e diálogos entre os diversos personagens e movimentos religiosos que, no Brasil, emergiram ou ganharam visibilidade no decorrer dos séculos e que contribuíram para a elaboração de novas identidades e espacialidades culturais. Pretendemos abordar as relações que esses líderes e movimentos estabeleceram com a sociedade brasileira, enfocando as estratégias de inserção no campo religioso, os projetos educacionais, a participação em instâncias políticas, a estrutura eclesiástica bem como os espaços de sociabilidades construídos internamente. Com isso, desejamos promover o debate de pesquisas em andamento, estudos consolidados e novas abordagens interdisciplinares.
Diretores- José Roberto Souza, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)
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Normas para publicação
DEVERÃO SER OBSERVADOS OS SEGUINTES CRITÉRIOS PARA O ENVIO DE PROPOSTAS DE COMUNICAÇÕES AOS GTs
1. A participação em GT implica compromisso de participação nas atividades do GT.
2. A Comunicação inscrita deve ser de autoria do (s) proponente (s), original e inédita (não foi apresentada em outro evento);
3. As Comunicações em coautoria que não tiverem, na apresentação, a presença e a participação dos autores serão canceladas;
4. É vedada a apresentação de mais de uma comunicação pelo mesmo proponente, seja individual ou em coautoria.
5. Os resumos deverão vir corrigidos e erros que comprometem o conteúdo do resumo, será devolvido desclassificando a proposta apresentada;
6. A Coordenação do GT se reserva o direito de não publicar os textos completos que não estiverem de acordo com as normas definidas de publicação e/ou tenham qualidade teórica, analítica ou metodológica considerada insatisfatória.
FORMATO DOS RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES PARA PUBLICAÇÃO EM CADERNO DE RESUMO
1. As propostas de comunicação deverão ser enviadas até 10 de novembro, conforme agenda aprovada pela coordenação do II Colóquio do Grupo de Pesquisa Religiões Identidades e Diálogos (mediante cadastro na página do Evento http://www.unicap.br/ocs/index.php/coloquiorid/IICOLOQRID/user/account). Só constarão nos anais do II Colóquio os resumos das comunicações efetivamente apresentadas.
2. Os resumos deverão conter entre 150 a 200 palavras, apresentando com clareza e concisão: o tema do trabalho; os objetivos; a metodologia utilizada; as conclusões.
3. A estrutura do Resumo deve ser a seguinte:
►título da comunicação;
►nome (s) do (s) proponente (s) – Conforme cadastrado originalmente no sistema;
►maior titulação do (s) proponente (s) – Previamente cadastrada nos dados pessoais dos proponentes;
►instituição de origem – Previamente cadastrada nos dados pessoais dos proponentes;
►resumo (150 a 200 palavras) com palavras-chave: entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto.
►A inscrição deverá ser feita via página do II Colóquio.
FORMATO DOS TEXTOS COMPLETOS
PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO II COLÓQUIO
1. Os textos completos deverão ser submetidos (mediante cadastro no sistema) até 15 de dezembro de 2016 no endereço http://www.unicap.br/ocs/index.php/coloquiorid/IICOLOQRID/user/account. Só constarão nos anais do II Colóquio os textos efetivamente apresentados.
2. Números de páginas: entre 05 e 07, incluindo as referências.
3. O texto deve ter a seguinte estrutura:
►título da comunicação – Fonte: Times New Roman, tamanho 12, centralizado;
►nome do (s) autor (es): itálico, fonte Times, tamanho 12, recuado à direita, com (nota de rodapé com asterisco (*), na primeira página, contendo: maior titulação do autor, filiação institucional, instituição financiadora da pesquisa (se houver) e e-mail.
►resumo (segundo padrão do resumo submetido e aprovado);
►palavras-chave (entre 3 e 5);
►Introdução;
►Corpo do texto (com as diversas partes do artigo, como tópicos numerados: 1, 1.1, 2., 2.1…);
►Conclusão;
►Referências.
4. A Formatação deve seguir os seguintes parâmetros:
►A4, margens (superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm);
►fonte: Times New Roman, Tamanho: 12;
►espaço entre linhas 1,5;
►parágrafo com recuo de 1,25 cm;
►editor de texto Microsoft Word ou compatível;
►tópicos numerados e subtítulos: Times, tamanho 12;
►As citações deverão ser feitas no corpo do texto da seguinte forma: (SOBRENOME, ano, página = LIBANIO, 2012, p. 15) ou Sobrenome (ano, página) = Libanio (2012, p. 15);
►as citações com mais de três linhas, sem aspas, terão recuo a 4 cm, tamanho 10, espaço simples;
►as referências (não usar bibliográficas ou bibliografia), ao final do texto, em ordem alfabética, deverão obedecer ao seguinte padrão:
►Livro: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano.
►Capítulos de livro: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Cidade: Editora, ano. páginasxx-yy.
►Artigo: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título da Revista, Cidade, v. (volume), n. (número), p. (página) páginas (x-y), (mês e) ano.
►Documentos eletrônicos: SOBRENOME, Nome. Título do texto. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês (abreviado em três letras = mar.), ano.
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