Um dos grandes desafios da ação pastoral da Igreja é, sem dúvida, a cultura urbana. O Brasil passou por uma complexa travessia. De um país marcado pela cultura rural, em menos de um século, torna-se um país cuja população vive, em sua maioria, em áreas urbanas. Atualmente, mais de 83% da população brasileira vive em cidades de médio e grande porte, e a cultura urbana, de forma transversal, influencia também a cultura rural.
A cultura urbana tem lógicas próprias, que geram demandas que influenciam fortemente os ajustes sociais e a estruturação das subjetividades. As relações com o tempo, as espacialidades, as linguagens, entre outros, são profundamente afetadas e tudo isso vai influenciando as novas formas de crer e de relacionamento com as estruturas religiosas. No atual momento de mudança de época, a Igreja, e de modo especial a Igreja no Brasil, tem buscado refletir seriamente sobre novos caminhos para sua ação evangelizadora.
ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia
Sede Nacional: Rua Joaquim Antunes, 705, Pinheiros CEP 05415.012 São Paulo - SP
E-mail: alcar@ufrgs.br