Submissões online
Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Conferências da Unicap?
Acesso
Não possui Login/Senha?
Inscrições
A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.
Diretrizes para Autores
Critérios de Participação nas Comunicações
Autores podem submeter resumos (com no mínimo 50 e máximo 100 palavras), em autoria única ou com até dois autores, até 30 de abril de 2022, pelo link http://www.unicap.br/ocs/index.php/simpcris/simpcrisxxii/schedConf/cfp. A análise e a divulgação dos resultados dos resumos aprovados serão feitas individualmente, pelo sistema e via e-mail.
O texto completo da comunicação deve ser enviado até o dia 10 de junho de 2022. A publicação nos anais está condicionada à apresentação oral no dia do evento, ao envio do texto no prazo estabelecido e em conformidade com as Diretrizes para os Autores.
Serão recebidas propostas de comunicação de:
- graduandos (as),
- graduados (as),
- mestrandos (as),
- mestres, doutorandos (as) e doutores (as).
Cada participante pode submeter apenas 01 (uma) comunicação.
Criterios para elaboração da Comunicação
Resumo
Texto, conforme as normas da ABNT (NBR 6028/2003), de no mínimo 50 e máximo 100 palavras. Fique atento/a em relação ao seu formato: “o resumo é escrito em parágrafo único, usando o verbo na terceira pessoa”, o espaçamento é simples, o texto deve ser justificado com as seguintes margens 3cm superior e esquerda, 2cm inferior e direita. O texto deve conter “objetivos, os materiais e métodos utilizados, os resultados e as conclusões do documento”, ter entre 3 e 5 palavras-chave separadas por ponto.
Texto Completo
Os trabalhos completos deverão ser submetidos conforme normas vigentes da ABNT (NBR 6023/2018), para trabalhos acadêmicos.
Deve-se dar especial atenção a:
Língua: a versão final do texto para publicação deve ser encaminhada em português, com a devida revisão gramatical realizada.
Formatação: o texto deve ser digitado no processador Word em formato docx:
- Papel A4;
- Texto justificado com as seguintes margens: 3cm superior e esquerda, 2cm inferior e direita;
- Fonte Arial, tamanho 12;
- Espaçamento entre linhas 1,5;
- Recuo de parágrafo 1,5.
Tamanho do texto: o texto deve ser claro e conciso. Serão aceitos trabalhos de, no mínimo 6 (seis) e, no máximo, 8 (oito) laudas, incluindo as referências, figuras, tabelas etc.
Título: os trabalhos deverão ser iniciados com o título, centralizado, todo em letras maiúsculas. Se
houver subtítulo, virá após o título, antecedido de dois pontos, e também todo em letras maiúsculas. Tudo em negrito.
A identificação do(a) autor(es) deve obedecer a seguinte formatação:
- Colocado depois do título do trabalho
- Alinhado à direita
- Mesma fonte do texto
- Depois do nome, inserir indicativo numérico para preenchimento do resumo da biografia em nota de rodapé. O resumo da biografia seja (m) bem redigido (s), incluindo a maior titulação (sugere-se o texto de apresentação do Currículo Lattes de cada autor). No final do resumo da biografia inserir o contato eletrônico (e-mail).
Estrutura: a versão final do seu texto deverá ter a seguinte estrutura:
- Título: TÍTULO TODO EM MAIÚSCULAS. Depois do título e de um espaço de 1,5 deve ser colocada a IDENTIFICAÇÃO do (a) autor (es) (nome). Depois do nome e de um espaço de 1,5 coloca-se o RESUMO e no final do resumo as PALAVRAS-CHAVE (no mínimo três e no máximo 5) separadas por ponto.
- Introdução: deve ser breve, esclarecendo o tipo de problema abordado, ou a(s) hipótese(s) de trabalho, incluso a indicação do objetivo do trabalho.
- Corpo ou desenvolvimento: desenvolvimento articulado de seus estudos, com os resultados e as discussões em torno do tema indicado, que poderá ser dividido em capítulos, subcapítulos, sessões, etc. O uso de letras e palavras em negrito no texto ocorre somente quando na indicação de título, subtítulo e seções do artigo (caso houver), assim como na indicação do título de obras a serem indicadas nas referências e no rodapé. O uso de letras e palavras em itálico no texto ocorre somente para a apresentação de termos de língua estrangeira (caso houver). Não utilizar palavras sublinhadas.
- Citações: Seguir, rigorosamente, as orientações da ABNT (NBR 10520/2002), na escolha de um único sistema: autor-data (dentro do texto. Usar rodapé apenas para notas explicativas). Em caso de citação direta no parágrafo, com menos de três linhas, exige-se o uso obrigatório e exclusivo de aspas duplas. Somente usa-se a citação direta com recuo de 4 centímetros quando a citação se apresentar com mais de três linhas, sem o uso de aspas duplas, e em tamanho menor que o utilizado no texto. Por exemplo: tamanho 11, espaçamento entre linhas, simples. A citação em sistema autor-data (e página) segue regras da ABNT (NBR 10520/2002), indicadas dentro do texto. Deve-se incluir obrigatoriamente o número da página na referência, quando a citação for direta.
- Considerações finais: esta parte conclusiva deve ser desenvolvida fundamentando-se nos dados apresentados no corpo do trabalho.
- Referências: devem estar de acordo com as regras ABNT (NBR 6023/2018).
Itens de Verificação para Submissão
- A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
- O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
- Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
- O texto está em espaço 11/2; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
- Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares cega, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
- Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
Declaração de Direito Autoral
Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia
Sede Nacional: Rua Joaquim Antunes, 705, Pinheiros CEP 05415.012 São Paulo - SP
E-mail: alcar@ufrgs.br