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Diretrizes para Autores

Os textos completos devem ser salvos em formato .pdf e ter como título o GT específico, nome e sobrenome do autor (por exemplo, gtjornalismo_elaine_castro). Os textos completos devem ser enviados utilizando o formulário de submissão.

GRUPOS DE TRABALHO

Os encontros nacionais e regionais da Alcar possuem nove grupos temáticos. A edição Nordeste 2018, que acontece na Universidade Católica de Pernambuco tem os seguintes grupos e coordenadores:

GT 1 – História do Jornalismo
História do jornalismo: aspectos teóricos e conceituais. Estudos de jornalismo: aspectos históricos. Os jornais como lugares de construção historiográfica. Os jornais como objeto de estudos históricos. Aspectos da conformação do campo profissional. A trajetória histórica do jornalismo e dos jornalistas no Brasil. Estudos de caso referentes a espaços sociais e veículos determinados. Os jornais como fonte historiográfica. Coordenação: Alexandre Figueirôa (figueiroa.alexandre@gmail.com)

GT 2 – História da Publicidade e da Comunicação Institucional
Estuda a história e os processos de comunicação e de relacionamento, internos e mercadológicos, estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não governamentais, e seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos, técnicos e práticos da publicidade e propaganda e da comunicação institucional, inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas ciências. Trata das questões epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas, estratégicas e de gestão do campo, bem como das múltiplas linguagens, estéticas, mídias, profissões e da organização do trabalho. Coordenador: Janaina Calazans (janaina.calazans@gmail.com)

GT 3 – História da Mídia Digital
O objetivo é construir a memória dos conteúdos digitais disseminados por intermédio da mídia on-line (redes de computadores), off-line (CD-ROM, DVD) e por dispositivos de comunicação sem fio como celular e assistente digital pessoal (Personal Digital Assistant – PDA), revelando processos, formas, técnicas e experiências precursoras desse novo sistema de comunicação social. Coordenação: Maria Carolina Monteiro (carolinamonteiro2001@gmail.com)

GT 4 – História da Mídia Impressa
Aborda a história da imprensa como mídia (massiva, erudita ou popular), valorizando sua relevância como mais antigo suporte industrial da informação no Brasil. O grupo tem recebido predominantemente trabalhos sobre a produção, a edição e a leitura de jornais, mas está aberto aos estudos sobre revistas, livros, volantes, enfim sobre os processos comunicacionais que fluem através dos impressos brasileiros. Coordenação: Dario Brito (dariobrito@gmail.com)

GT 5 – História da Mídia Sonora
O grupo abrange trabalhos de pesquisas históricas sobre o rádio ou outros suportes que trazem a linguagem do áudio. Estuda-se a especificidade da linguagem, dos formatos, dos gêneros, da tecnologia, dos efeitos na recepção e busca-se resgatar personagens, programas, sonoridades ou a cobertura de episódios que marcaram a vida da sociedade brasileira, valorizando a diversidade regional. Coordenação: Vlaudimir Salvador (vlau.salvador@gmail.com)

GT 6 – História das Mídias Audiovisuais
Resgatar, sistematizar e debater a história de temas e processos pertencentes à comunicação audiovisual (cinema, televisão, vídeo e outras mídias que combinem palavra, imagem e som) e pictórica (quadrinhos, cartuns, fotografias, cartazes e congêneres). O grupo acolhe reflexões desde o advento dessas formas de representação até os dias atuais, no cenário brasileiro e em estudos comparativos com o cenário internacional. Busca ainda focalizar os processos midiáticos e retratar personagens pioneiras e suas descobertas. Coordenação: Leonardo Falcão (leofalcao@gmail.com)

GT 7 - História da Mídia Visual

Ementa: O GT Mídias Visuais tem como questão central a relação entre visualidade e mediação. Busca pensar processo de comunicação visual não somente pelo discurso que engendra, mas pelo conjunto de práticas e dos meios que definem o processo de comunicação visual, que inclui as imagens fixas – analógicas e digitais – os vídeos e a linguagem videográfica, além das apropriações intertextuais e os hibridismos entre as linguagens. Coordenação: Jarbas Agra (jarbasagra@gmail.com)

GT 8 – História da Mídia Alternativa
A presença de veículos alternativos (impressos, sonoros, audiovisuais e on-line) na história da comunicação, compreendendo os seguintes enfoques: mídia alternativa em tempos de repressão; mídia nos movimentos de resistência; comunicação nas organizações populares; mídia e minorias representativas; demais formatos e alternativas de produção popular/ comunitária/ independente. As pesquisas envolvem a memória dos meios alternativos, sua participação em determinado período histórico, características da mídia alternativa e abordagens teórico-conceituais sobre o tema. Coordenação: Luiz Carlos Pinto (lula_pinto@riseup.net)

GT 9 – Historiografia da Mídia
O objetivo deste GT é discutir temáticas que problematizem a produção do conhecimento contemporâneo na interseção entre mídia e história. Dois aspectos fundamentais: a escrita histórica contemporânea em sua relação com a escrita midiática e a produção de história, memória e esquecimento a partir dos meios de comunicação. Investiga-se também a produção do acontecimento histórico/memorável na relação mídia e história; temporalidade e meios de comunicação; hermenêutica histórica e mídia; memória e meios de comunicação, narrativa da história e narrativa da mídia, a história como produto midiático; escrita midiática como escrita da história; o passado como objeto dos meios de comunicação. Coordenação: Juliano Domingues (domingues.juliano@gmail.com)

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. Os textos completos devem ser salvos em formato .pdf e ter como título o GT específico, nome e sobrenome do autor (por exemplo, gtjornalismo_elaine_castro). Os textos completos devem ser enviados utilizando o formulário de submissão.
  2. Os autores devem aguardar resposta de confirmação do recebimento.
  3. Os coordenadores de grupos temáticos somente incluirão no programa do evento e os organizadores locais somente publicarão nos Anais Eletrônicos aqueles trabalhos cujos autores estiverem formalmente inscritos.
  4. Cada autor pode submeter até dois trabalhos como autor principal e até dois trabalhos como co-autor. Os graduandos só podem inscrever trabalhos em coautoria com seus respectivos orientadores.
  5. A submissão do trabalho pode ser feita sem que o participante tenha realizado a inscrição mas, para que o artigo vá para os anais do evento, faz-se necessário a formalização da inscrição com o devido pagamento da taxa.
  6. Qualquer dúvida entrar em contato com a Coordenação Geral: carlateixeira@unicap.br ou thelma@unicap.br

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

Sede Nacional: Rua Joaquim Antunes, 705, Pinheiros CEP 05415.012 São Paulo - SP

E-mail: alcar@ufrgs.br