Portal de Conferências da Unicap, IV Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina

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O Sul da profissão docente e do ensino de espanhol em Sergipe: primeiros passos da pesquisa
Antônio Carlos Silva Junior

Última alteração: 2019-07-17

Resumo


O reconhecimento e a vivência da docência como profissão, no Brasil, podem ser compreendidos de diferentes perspectivas e sofrer a influência de inúmeras variáveis que circundam tal ofício. Ao especificar a área de atuação desse profissional, sua representação e credibilidade dentro da escola possuem variados graus de prestígio. Em 2018, estudos constataram que, frente a outras profissões, a docência possui um status inferior e que o Brasil está em último lugar no ranking sobre prestígio do professor. Nesse sentido, o presente trabalho, inserido dentro da área da Linguística Aplicada (LA), tem como objetivo apresentar os primeiros passos da pesquisa de uma tese de doutorado que está sendo desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e que se propõe a problematizar a profissão docente e o ensino de espanhol em Sergipe sob a ótica do Sul, a partir de professores de língua espanhola da rede pública estadual sergipana. Ao promover um diálogo com os estudos decoloniais, que buscam difundir o pensamento crítico a partir dos subalternizados pela modernidade capitalista e questionar a hegemonia eurocêntrica, esta pesquisa denuncia o desprestígio que a docência e o ensino de língua espanhola possuem em nosso país e defende a necessidade de um olhar outro para com esses profissionais e suas práticas, em outras palavras, pretende “sulear” a profissãodocente e o ensino de espanhol. O aporte teórico-metodológico desta pesquisa é de abordagem qualitativa, natureza interpretativista e cunho etnográfico, pois busca, a partir do contato direto do pesquisador com a situação estudada, compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes e interpretar subjetivamente os múltiplos significados que constituem a realidade investigada. Os instrumentos e procedimentos para a geração de dados serão: a) Questionário diagnóstico para conhecimento dos participantes da pesquisa e da dimensão macro da realidade dos professores de espanhol da educação básica publica de Sergipe; b) Entrevista semiestruturada com o professor mais antigo em cada Diretoria Regional de Educação (DRE) de Sergipe para elucidar e aprofundar questões que não ficaram claras no questionário, obtendo assim um melhor direcionamento para os tópicos chaves, a fim de que os objetivos sejam alcançados; c) Grupo focal formado por 10 (dez) professores de espanhol da educação básica publica de Sergipe para discutir aspectos comuns, distintos e emergentes nos dados gerados individual e coletivamente na entrevista e no questionário. Para fundamentar as discussões, serão utilizados como referenciais teóricos: Campos (1991); Freire (1992); Kleiman (2013); Matos (2014); Moita Lopes (2006); Paraquett (2012); Quijano (2000); Santos (2004); Walsh, Oliveira & Candau (2018); entre outros. Com isso, espera-se que as reflexões aqui problematizadas confirmem seu caráter decolonial e o reconhecimento da importância de tal abordagem para a educação linguística em espanhol.


Palavras-chave


Decolonialidade; Profissão docente; Ensino de espanhol; Sergipe; Sulear