Portal de Conferências da Unicap, IV Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina

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Palmares e a história dos quilombos: Uma visão deocolonial como forma de implementação de políticas públicas e efetivação dos direitos humanos dos quilombolas.
Luiza Almeida, Larissa Ribeiro

Última alteração: 2019-07-10

Resumo


Os quilombos podem ser sintetizados como centros de resistência dos escravizados queconseguiam fugir do trabalho forçado. Dentre eles, é certo dizer que Palmares, localizadoem Alagoas, é o quilombo historicamente mais famoso e seu líder, Zumbi, tornou-sesímbolo de resistência.Entretanto, ainda hoje, devido à visão eurocentrista da história que nos é contada, hádistorções acerca da função do quilombo e questões como a escravidão nesses centros.Essas questões influenciam, ainda hoje, na dignidade e promoção dos direitos humanosdos povos quilombolas remanescentes. Essas ideias ainda reverberam no coletivo e sãoentraves ao avanço nas políticas públicas, na inclusão desses povos nos espaços públicose fomentam uma ideia distorcida da vida no quilombo.O quilombo dos Palmares, objeto do nosso estudo, era alvo tanto pelo fato de existir umlocal de resistência que, quanto mais tempo durasse, mais escravos fugiriam e se aliariam,quanto pelo terreno vasto e fértil tão importante numa época de fome que passava o estadodo Pernambuco à época.Não há prova documental da escravidão no quilombo dos Palmares. Essa visão distorcidasurge no Brasil no século XXI com o surgimento de políticas públicas voltadas para osnegros.Partindo disto, há dois viés a serem enxergados: a forma mais adequada de como essesdireitos serão concretizados ou a reprodução de uma narrativa com histórias até hoje nãoprovadas.Esse enfrentamento surge com um ideal político em mente afim de combater aimplementação de políticas públicas, o que torna perigoso é a propagação de uma ideiasem fundamento que vem arrastada por um ideal político em contrapartida de um ideal humanizador de concretizar as diferenças através de oportunidades palpáveis a gruposverdadeiramente, documentalmente e estatisticamente desfavorecidos.Assim, é necessário, para a promoção dos direitos humanos e a implementação depolíticas públicas desses grupos um verdadeira abordagem êmica, dando voz à históriadesse povo, de forma oposta ao estudo ocidental, linear, adotado atualmente.A partir daí, reconstruir a história de heróis tais como Zumbi dos Palmares, é essencialpara o fortalecimento da identidade histórica e resgate desses povos. Então, aoperceberem e a própria história, poderão combater à propagação de ideias distorcidas eeurocêntrica de seus povos e lutar por implementações de políticas públicas efetivas,rompendo as interpretações eurocentristas de seus heróis, resgatando-se, assim, laçoshistóricos e fortalecendo suas identidades.O presente artigo propõe-se ao estudo, a partir da reconstrução da visão histórica doquilombo dos Palmares, de como o estudo etnohistórico pode ajudar na desconstrução dopensamento colonial e na promoção dos direitos humanos dos quilombolas.