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DESLOCANDO IDENTIDADES: UMA ÉTICA DA HOSPITALIDADE EM VISTA DE UM DEBATE DECOLONIAL
Última alteração: 2019-07-10
Resumo
Uma ética da hospitalidade pode ser um caminho para a descolonialidade. A categoria do debate cultural éa identidade. Ao mesmo tempo, é sua armadilha. Os processos de afirmação de uma cultura passam porprojetar sua identidade com pressuposição. Há um “eu posso” originário na formação do sujeito identitário.Em virtude de uma identidade transparente para ipseidade, os debates entre o monoculturalismo, assumemuma narrativa em que a exclusão é a inclusão do outro. Por um lado, a unificação dos sujeitos sob umamesma cultura parece compor muito do cosmopolitanismo moderno. Nesse caso, a assimilação emergecomo o processo de manutentação de um eu em sua soberania. Por outro, a multiculturalidade pode ser umasaída em que monadas identitárias se excluem mutuamente. Haveria uma inclusão segmentada por umaestratégia de controle globalizada, como destaca Michael Hardt. Se antes o racismo tinha fundamentobiológico, agora uma posição essencialista na cultura opera o processo de uma exclusão inclusiva. Por isso,dentro ou fora, há o esquecimento ou desaparecimento da alteridade. Para enfrentar esse desejo colonial emvista do lugar do Outro, como ensina Homi Bhabha, a compreesão da hospilidade descortina uma análisedessa relação fronteiriça com a alteridade. O acolhimento de outrem não é o fim de um processo, mas oinicio de sua apresentação. Assim, Jacques Derrida propõe uma ética para além de uma intersubjetividadeem que a ipseidade do sujeito seja o mediador. Revela-se o incomensurável da comunicação com outrem.A troca ou tradução entre os gestos, as línguas e as culturas não pode ser reduida a um conjunto de regras,ainda que consensuais. Desse modo, ao desenvolver o presente estudo, procura-se compreender aexperiência da hospitalidade a partir da lição desconstrutivista de Derrida. Abordar-se-á a linguagem como
principal aporia ao acolhimento do Outro, na medida em indica hospitalidade incondicional. Isto é, define-se pelo acolhimento sem reservas do outro que chega enquanto a lei geral da hospitalidade. Todavia, esse
acolhimento incomensurável está aberto a hospitalidade tanto quanto a hostilidade. Por isso, as leisespecíficas da hospitalidade recaem ainda sobre questões como Estado, cidadania, direitos. No crescimentoexponencial das situações de exílio, apátridas e imigrantes, a compreensão de uma ética da hospitalidadepassa a ser um problema filosófico relevante. O estudo do conceito, na metodologia filosófica, passa pordefinir seu campo semântico, mas também remeter a imanência em que as questões se desenvolvem. Nessesentido, a colonização do outro pode ser contestada na medida em que a hospitalidade faz compreender quea unidade da língua e da cultural não é calculável.
principal aporia ao acolhimento do Outro, na medida em indica hospitalidade incondicional. Isto é, define-se pelo acolhimento sem reservas do outro que chega enquanto a lei geral da hospitalidade. Todavia, esse
acolhimento incomensurável está aberto a hospitalidade tanto quanto a hostilidade. Por isso, as leisespecíficas da hospitalidade recaem ainda sobre questões como Estado, cidadania, direitos. No crescimentoexponencial das situações de exílio, apátridas e imigrantes, a compreensão de uma ética da hospitalidadepassa a ser um problema filosófico relevante. O estudo do conceito, na metodologia filosófica, passa pordefinir seu campo semântico, mas também remeter a imanência em que as questões se desenvolvem. Nessesentido, a colonização do outro pode ser contestada na medida em que a hospitalidade faz compreender quea unidade da língua e da cultural não é calculável.
Palavras-chave
Decolonialidade; Hospitalidade; Desconstrução;