Políticas das Modalidades

Submissões gerais

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST1 - Interfaces entre Estudos de Linguagem e Ensino de História

Este simpósio temático se dedica a discussões acerca de possíveis relações entre Estudos da Linguagem e o Ensino de História, dando conta de uma demanda transdisciplinar (além das disciplinas) e de múltiplas abordagens de problemas do interesse concomitante de duas, ou mais, das diversas áreas, a saber: Linguística, História, Ensino de História, Literatura, Educação e Artes. Nesse sentido, o ST tenta não necessariamente responder uma gama de questionamentos caros a historiadores, linguistas, educadores, comunicadores, entre outros, mas problematizá-los, entender as implicações das relações entre essas áreas.

Coordenadores

Prof. Dr. Antonio Henrique Coutelo de Moraes (UNICAP) 
Prof. Dr. Esdras Carlos de Lima Oliveira (IFRO)

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST2 - História da África e da diáspora africana nas Américas

Este simpósio tem como objetivo principal fomentar o debate em torno de temas relativos à História da África e da diáspora africana nas Américas, reunindo estudos, pesquisas e experiências circunstanciadas de ensino que abordem a história de africanos, africanas e afrodescendentes em diferentes recortes cronológicos, das sociedades antigas à história do tempo presente, e em diferentes aspectos, sejam políticos, econômicos, culturais ou educacionais. Para tanto serão aceitos trabalhos produzidos na área de história e em áreas afins. Desde a promulgação da lei federal 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, muitos são os esforços engendrados por pesquisadores e pesquisadoras no sentido de ampliar a produção acadêmica brasileira em temas da História da África e dos afrodescendentes no Brasil ou nas Américas, mas muito ainda há de se fazer, e simpósios como esse colaboram para novas discussões, criando propostas de novos núcleos de pesquisa para a temática. Relacionar a formação das sociedades americanas com a história da África e dos afrodescendentes hoje, é de grande importância, devido também aos constantes ataques racistas que insistem em sua impertinência para a história do Brasil.

Coordenadores
Profa. Dra. Luiza Nascimento dos Reis (UFPE)
Prof. Ms. Leandro Nascimento de Souza (UFRPE)

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST3 - Movimentos contestatórios e quilombolas: imprensa, rebeliões e protagonismos

O simpósio objetiva reunir pesquisas concluídas ou em desenvolvimento que dialoguem com os vários movimentos contestatórios ibero-americanos rurais e urbanos em diversas temporalidades destacado seus objetivos de luta, experiência de vida, formas de mobilização a fim de garantir seus direitos. Há também interesse em estudar o projeto político quilombola hoje consolidado sendo resultado de intensa luta e participação política por parte dos movimentos sociais negros brasileiros. Por outro lado é importante estudar o papel da imprensa nestes e em outros movimentos sociais assim como nos processos de independência das Américas e outras manifestações políticas. O simpósio pretende estimular a pesquisa e o intercâmbio entre pesquisadores bem como servir de promoção e aproximação entre esses investigadores e interessados pela temática.

Coordenadores

Prof. Dr. Flavio José Gomes Cabral (UNICAP)
Prof. Ms. Francisca Maria Neta (UNEAL)

 

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST4 - Escravidão, cultura e sociabilidades no Oitocentos

O Simpósio nos convida a discutir as condições históricas e as estruturas sociais, culturais e políticas vigentes no Brasil do Oitocentos. Período que abrange, principalmente, desde as transformações com a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil em 1808 e se estende às primeiras décadas da República. Por isso, buscamos reunir professores, estudantes e pesquisadores interessados em pensar questões ligadas ao século XIX, como: revoltas e movimentos sociais, festas e religiosidade, relações de trabalho e escravidão, economia e relações de poder, cultura e sociedade, ciência e educação, trajetórias individuais e biografias, exercícios de liberdade e formas de resistência e agência. Além de outros temas. Visamos, desta forma, compartilhar experiências de pesquisa e docência, a fim de aperfeiçoar procedimentos de escrita da história, aspectos teórico-metodológicos e perspectivas do ensino de história. Pretendemos, assim, construir um diálogo amplo, propositivo e ao mesmo tempo, multifacetado, sobre o longo século XIX. Entendemos que o Oitocentos, como um tempo histórico carregado de significados políticos e sociais profundos, que trouxe transformações fundamentais para o Brasil, suscita muitos debates e nos ajuda a compreender nosso passado e nosso presente.

Coordenadores

Profa. Dra. Lídia Rafaela Nascimento (UNICAP) 
Prof. Dr. Gustavo Pinto de Sousa (DESU/INES)

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST5 - Política, sociedade e justiça no Brasil: instituições, agentes e práticas (1750-1930)

O Simpósio Temático busca congregar pesquisas em desenvolvimento ou concluídas, que tratem das dinâmicas políticas, sociais e jurídicas na história do Brasil. Nosso interesse é reunir trabalhos que dialoguem com um amplo escopo de fontes e metodologias que visibilizam as ações e experiências dos sujeitos das classes populares, como homens e mulheres livres pobres, escravizados e/ou libertos, suas práticas de sociabilidade, relações de gênero, participações e lutas políticas e resistências cotidianas. Também é nossa finalidade ampliar o estudo sobre a história das elites, suas alianças e redes, práticas políticas, econômicas e clientelares, assim como as sucessivas formas de manutenção de poder e status. Tendo em mente a ampliação do interesse sobre a história das instituições e dos rostos que fizeram parte delas, também visamos construir um espaço de debate que congregue pesquisas sobre as instituições (Milícias e Ordenanças, Corpos de Polícia, Câmaras Municipais e Assembleias Provinciais, Tribunais, Igreja, Ouvidorias, Santas Casas, Ordens Religiosas, etc.) e seus agentes no período em tela, procurando compreender suas práticas políticas e burocráticas, além das relações construídas no campo político e social que as circundavam.

Coordenadores

Prof. Dr. Paulo Henrique Fontes Cadena (UNICAP) 
Prof. Ms. Jeffrey Aislan de Souza Silva (UFPE)

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST6 - Cidadãos e fiéis em atuação no Brasil republicano: espaço público, religiões e cidadania

Este ST tem como objetivo reunir comunicações que contenham interpretações diversificadas acerca da categoria espaço público, buscando nelas visualizar atuações, tanto de indivíduos quanto de movimentos sociais, políticos e culturais, cuja participação cidadã seja publicamente alicerçada na pertença a instituições religiosas ou na inspiração em espiritualidades presentes e/ou disseminadas no Brasil.

Coordenadores

Prof. Dr. Newton Darwin de Andrade Cabral (UNICAP) 
Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques (UNICAP)
Profa. Dra. Zuleica Dantas Pereira Campos (UNICAP)

 

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST7 - Policiar & Encarcerar: ordem, vigilância, castigos e contestações

No tocante à investigação histórica, a temática da polícia ainda é pouco desenvolvida no Brasil. Mesmo assim, alguns estudos começam a aparecer na forma de dissertações e teses, chegando inclusive a se converterem em livros. O mesmo se pode afirmar em relação à produção historiográfica sobre a história das prisões. Há muito ainda o que perscrutar e responder. Nesse sentido, o presente Simpósio Temático tem como objetivo congregar pesquisadores e estudantes de pós-graduação de diferentes instituições de ensino superior do Brasil, que proponham e desenvolvam percursos de pesquisa que lancem luzes sobre as respectivas temáticas, seja propondo desenhos teórico-metodológicos inovadores ou seguindo as pegadas e as sendas já abertas pelos trabalhos clássicos. Dar-se-á muita importância aos frutos de pesquisas com fontes diversificadas, com recortes espaciais e temporalidades diferentes, atentando-se para o papel do Estado, da sociedade e das instituições que atuavam/atuam paralelamente e/ou em conjunto com as agências policiais e administrações prisionais; além dos sujeitos historicamente alvos de suas práticas de vigilância e controle, por colocar apenas duas das suas principais características, mas não as únicas.

Coordenadores:

Prof. Dr. Tiago da Silva Cesar (UNICAP)
Prof. Dr. Wellington Barbosa da Silva (UFRPE)

 

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST8 - Gênero, linguagens e violências: narrativas e resistências

Social e historicamente construída, a violência de gênero encontra nas relações de poder e nas representações o sustentáculo de sua inteligibilidade imaterial e subjetiva, que, avocada ao campo das práticas tangíveis subjugam os corpos. Embora isso, há de se considerar que as relações de forças são sempre tensas e que, como propôs Michel Foucault, do outro lado, encontram-se resistências. Assim também, Michel de Certeau é excepcional ao trazer a astúcia como condição de resistência em condições de dominação e opressão e, sob esse interesse, é que o presente simpósio propõe contemplar análises voltadas à questão de gênero e a violência que dela é decorrente, mas, sobretudo, às práticas e táticas usadas pelos sujeitos promotoras de recognições de suas experiências e eventuais atos interventivos que lhe garantam a renitência necessária para se contrapor à noção de que são seus corpos instâncias das inscrições através das quais ressoam relações de alteridade e a produção de discursos empenhados em ditar seus usos e desusos. Nesse sentido, aceitam-se trabalhos do campo da História e áreas afins que contribuam para a ampliação do conhecimento acadêmico com base nas relações entre gênero, linguagens e violência.

Coordenadores:

Prof. Dr. Walter Valdevino do Amaral (UNICAP)
Profa. Dranda. Michelle Silva Borges (UFU)

 

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST9 - Trajetórias: cultura, memória e narrativas biográficas

O presente simpósio temático pretende reunir trabalhos sobre trajetórias de personagens e grupos sociais (rurais e urbanos), que articulem e dialoguem com conceitos como os de cultura, memória e narrativas biográficas. Nessa direção, aceitam-se trabalhos inseridos nos campos da história política, história social, história cultural e da história intelectual com ênfase nas interfaces entre história e memória, nas trajetórias de intelectuais, artistas e políticos, bem como nos protagonismos e formas de engajamento social e nas lutas por direitos e sobrevivência. Nesse sentido, este simpósio temático se constituirá em um espaço multidisciplinar privilegiado para a interlocução entre pesquisadores da temática em questão e de trocas de experiências, informações e conhecimentos sobre teorias, fontes, métodos que problematizem as trajetórias e biografias.

Coordenadores

Prof. Dr. Helder Remigio de Amorim (UNICAP) 
Prof. Drando. Kleiton de Araújo Santos (UFPB)

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

ST10 - História, arte, cultura e visualidades

O presente Simpósio Temático objetiva reunir trabalhos sobre história e imagens, arte e cultura que articulem conceitos como história, memória, cultura visual, patrimônio cultural e visualidade. Pretende ser um espaço de discussão teórica e metodológica que contemple as práticas historiográficas, o fascínio e o desafio de se fazer história com imagens na contemporaneidade, a dimensão histórica e social das imagens, os modos de olhar, os padrões de visualidade, o recurso às fontes orais na pesquisa com e sobre imagens, a fim de compreender sua agência e sua interpretação por diferentes grupos sociais. Nesse sentido, este simpósio se constituirá em um espaço multidisciplinar de interlocução e trocas de experiências, entre pesquisadores e pesquisadoras que pretendem apresentar comunicações orais sobre pesquisas e as relações entre experiências, práticas, espaços, usos, suportes materiais, circuitos de produção, exposição, circulação e conservação circunscritas ao campo das pesquisas históricas.

Coordenadores

Profa. Dra. Maria do Rosário da Silva (UNICAP)
Prof. Dr. Elson de Assis Rabelo (UNIVASF)

 

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares