EXPEDIENTE
Submissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
APRESENTAÇÃO
Submissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
ST1 - SAGRADA ESCRITURA
A nossa XXVII Semana Teológica refletirá o tema “Pontificado de Francisco à luz do Vaticano II e dos desafios contemporâneos”. Tendo esse tema como norteador, esta sessão temática convida os pesquisadores a refletir a práxis cristã enraizada nos ensinamentos presentes na Sagrada Escritura e que são retomados nos discursos e documentos papais. Isso significa que praticamente qualquer texto da Escritura pode ser relacionado com a vivência cristã inspirada por Francisco. Desse modo, as comunicações a serem apresentadas na ST-1 devem buscar manifestar como a Sagrada Escritura fundamenta a vida e a oração da Igreja contemporânea liderada por Francisco.
Submissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
ST2 – ESTUDOS DE RELIGIÃO
Nos dias atuais, a presença da religião na vida dos indivíduos e na sociedade, vem se colocando de forma significativa na ordem do dia das preocupações acadêmicas, tanto na universidade como em centros de pesquisas. O pertencimento religioso e suas experiências vividas precisam ser mais conhecidas de forma a entendê-las como referências de sentido na vida humana. A Sessão Temática Estudos de Religião quer ser um espaço de apresentação e comunicação de conhecimento interdisciplinar, atento às transformações que estão ocorrendo no cenário religioso brasileiro, buscando compreender as lógicas das novas construções de identidades religiosas produzidas pelas subjetividades envolvidas nesse processo.
Coord. Prof. Dr. Drance Elias da SilvaSubmissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
ST3 - TEOLOGIA SISTEMÁTICA
Olhar a caminhada eclesial é perceber que a Igreja não utilizou uma linguagem homogênea ao longo da história. Ao contrário, em seu itinerário deparamo-nos com diversas línguas e variadas expressões que nasceram em diferentes épocas e contextos. Pluralidade que demonstra o desejo de alcançar seus interlocutores mediante uma palavra compreensível e dessa forma manter-se fiel à própria vocação e ao anúncio da Boa Nova. O Concílio Vaticano II estabeleceu a escuta, o diálogo e o serviço ao entorno social como posturas fundamentais para o desenvolvimento da missão eclesial. Sua proposta consiste, fundamentalmente, numa Igreja que assuma a realidade que lhe cerca, para, a partir daí, configurar seu testemunho e, de certa forma, até mesmo, sua própria identidade. Atualmente, assistimos perplexos o surgimento de novos paradigmas socioculturais, com novos areópagos e interlocutores que revelam um momento epocal de transições cada vez mais rápidas e mutantes... No meio deste turbilhão de novidades ainda subsistem antigas questões que, muitas vezes, podem passar despercebidas no interior dos novos horizontes que a Igreja é chamada a vislumbrar. A corajosa disposição para estar nestes ambientes é a marca mais desconcertante do pontificado de Francisco. Sua disposição para o diálogo aberto com as realidades sociais desafia a Igreja e condiciona a reflexão teológica na sua busca diária pela atualização e relevância de sua linguagem no encontro com as interpelações provenientes da sociedade. Desta forma, as comunicações científicas que forem apresentadas no ST – Teologia Sistemática precisam ter diante de si os desafios inerentes à missão eclesial, inserida no contexto da pós-modernidade, e as consequentes provocações para o pensar teológico. Estes desafios devem ser abordados, principalmente, a partir dos pressupostos teológico-pastorais indicados pelo Concílio Vaticanos II e assumidos pelo Papa Francisco através de seu testemunho, ministério e magistério.
Coord. Prof. Sérgio Albuquerque Damião auxiliado pelo estudante Washington LuizSubmissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
ST4 - ESTUDOS LITÚRGICOS
Neste ano em que celebramos o 10º ano do pontificado de Francisco e os 60º ano da publicação da Sacrosanctum Concilium, é de suma importância refletirmos sobe a Sagrada Liturgia. Para tanto teremos, na nossa XXVIIa Semana Teológica, reflexões sobre esse tema levando em consideração tanto a constituição conciliar como o documento pontifício Desideri desiravi. Tais reflexões ganhão mais importância num contexto de pluralidade de tendências dentro da Igreja Católica e, pelo menos aparentemente, de “esquecimento” da participação ativa dos fiéis na liturgia, o que significa entender o que se está celebrando. Em suma, queremos refletir sobre a atual lex orandi da Igreja e sua possível abertura ecumênica.
Coord. Prof. Dr. Marco Antônio Lima auxiliado pelo estudante Arthur SilvaSubmissões Abertas | Avaliada pelos Pares |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Realização
Universidade Católica de Pernambuco
Coordenação da Graduação em História
Programa de Pós-graduação em História (Mestrado Profissional)
Rua do Príncipe, 526, Boa Vista, bloco B, 1º andar e G4, 8º andar.
CEP. 5050-900.
Santo Amaro, Recife, PE.
ISSN 2176-9060