PROGRAMAÇÃO
05 de maio - quinta-feira
18h – Abertura do VII Simpósio
18h20 – Conferência de abertura: Leitura Popular da Bíblia
Conferencistas: Carlos Mesters, Francisco Orofino e Mercedes Lopes
A partir da partilha de experiência com a Leitura Popular Bíblia, abordar a questão dos fundamentos metodológicos da Leitura Popular da Bíblia.
06 de maio - sexta-feira
8h – Mesa Temática 1 – Leitura Popular da Bíblia: experiências exitosas
Debatedores: João Luiz Correia Júnior (UNICAP/CEBI-Recife), Sebastião Santana da Silva (CEBI/PE), Zélia Cristina Pedrosa do Nascimento (CEBI/Mossoró).
A interpretação que o povo faz da Bíblia compreende não só a contribuição da Exegese Bíblica, mas também, e sobretudo, o protagonismo das pessoas da Comunidade Eclesial no ato de interpretar. Desse modo, a “Leitura Popular de Bíblia” supõe a experiência de fé pessoal no ambiente comunitário. Expor experiências exitosas que ocorrem dentro desse campo epistemológico da análise exegética, literária e teológica dos Estudos Bíblicos é algo de interesse acadêmico para demonstrar o alcance eclesiológico, pastoral e sociopolítico do Texto Sagrado da Cultura Religiosa Cristã.
10h – Mesa Temática 2 – Leitura Popular da Bíblia e a Animação Bíblica da Vida e da Pastoral
Debatedores: Jackson Câmara (INJ) e Leila Janaína Silva (UNICAP). Moderador: Antoniel Alves da Silva (FCRN).
A Leitura Popular da Bíblia revelou, ao Povo de Deus, uma forma fecunda de aproximar-se da Sagrada Escritura com suas diversas demandas existenciais, reafirmando a vida humana como verdadeiro lugar teológico, no qual Deus deixa as marcas de sua ação salvífica. Por outro lado, nas últimas décadas, tem se levantado um “novo” paradigma para a práxis pastoral eclesial, segundo o qual a Palavra de Deus constitui a alma da ação evangelizadora da Igreja (DAp 248), proporcionando uma verdadeira animação bíblica da vida e da pastoral. A presente Mesa Temática quer ser lugar de diálogo e reflexões acerca das profundas relações e implicações existentes entre estes dois temas tão relevantes para a construção de uma Igreja em saída, cuja alma seja a Palavra de Deus a impulsionar sua ação missionária na construção de um mundo mais solidário e fraterno.
14h – Sessões Temáticas para Comunicações
ST1 – Leitura Popular da Bíblia realizada por mulheres.
Coordenadoras: Aíla Luzia Pinheiro de Andrade, Maria das Graças Ferreira da Silva e Maria Nivaneide de Abreu Lima.
Método de leitura bíblica que leva em conta o “contexto vital” dos leitores e leitoras da América Latina, a Leitura Popular da Bíblia teve novos desdobramentos conforme foram “surgindo” – ou tomando consciência de sua identidade – novos sujeitos (grupos) hermenêuticos: negros, indígenas, migrantes e tantas outras categorias sociais não contempladas com uma leitura bíblica mais específica. Também as mulheres latino-americanas tomaram consciência de si enquanto sujeito histórico, oprimido e violentado, em uma situação de submissão em uma sociedade marcada pelo patriarcado e em uma comunidade eclesial que reflete esse sistema e essa mentalidade. Diante desse cenário, as mulheres latino-americanas concluíram que suas leituras dos textos bíblicos não poderiam ser neutras, pelo contrário, teriam de desvelar os determinantes patriarcais presentes no texto bíblico e nas escolas hermenêuticas que o interpretam. O objetivo desta ST é reunir trabalhos que abordem questões relacionadas à leitura popular da Bíblia realizada por mulheres, bem como à origem e ao desenvolvimento de hermenêuticas feministas e de gênero a partir da Leitura Popular da Bíblia.
Serão selecionadas 08 (oito) comunicações para a apresentação nesta sessão temática, tendo, como critério básico para a seleção, a relação do tema da comunicação com o tema geral do Simpósio.
ST2 – Princípios e pressupostos metodológicos da Leitura Popular da Bíblia
Coordenadores: Cláudio Vianney Malzoni, Kinno Alves Cerqueira, Márcio Luiz de Oliveira
O objetivo desta seção temática é abordar questões relacionadas com os princípios e pressupostos metodológicos da Leitura Popular da Bíblia, bem como com as contribuições de outros métodos e abordagens para a Leitura Popular da Bíblia. As propostas de comunicação para essa sessão temática podem partir de uma dessas questões, ou tomar como ponto de partida algum texto bíblico ou ainda alguma temática específica que interpela determinados textos bíblicos ou suas leituras mais frequentes.
Serão selecionadas 08 (oito) comunicações para a apresentação nesta sessão temática, tendo, como critério básico para a seleção, a relação do tema da comunicação com o tema geral do Simpósio.
ST3 – Leitura Popular da Bíblia na Liturgia
Coordenadores: Creômenes Tenório Maciel, Karoline da Silva Menezes, Vando Marques Gomes
O objetivo desta sessão temática é trabalhar questões relacionadas com a Leitura Popular da Bíblia no âmbito litúrgico. A liturgia tem sido um dos lugares privilegiados para a escuta e reflexão, e para a transmissão da Sagrada Escritura, desenvolvendo, sobretudo no cenário brasileiro, formas de oração cuja finalidade é aproximar a linguagem ritual das experiências do povo pelo uso de elementos culturais autóctones.
Serão selecionadas 08 (oito) comunicações para a apresentação nesta sessão temática, tendo, como critério básico para a seleção, a relação do tema da comunicação com o tema geral do Simpósio.
ST4 – Leitura Popular da Bíblia e a Práxis Pastoral da Igreja
Coordenadores: Clodomiro de Souza e Silva (ICESPI), Francisco Márcio Bezerra (FCRN), Rita Maria Gomes (UNICAP)
A presente Sessão Temática se propõe a ser um espaço de reflexão sobre a Leitura Popular da Bíblia (LPB) a partir de e nos diversos contextos pastorais das comunidades de fé. Tendo em vista que este tipo de leitura não se limita a um conjunto de técnicas de análise textual, mas expressa-se como verdadeira leitura existencial em face à concretude da vida humana, é muito oportuno refletir acerca de suas ressonâncias na práxis pastoral da Igreja. Desse modo, esta Sessão Temática será lugar de diálogos, reflexões e aprofundamentos sobre esses dois universos que se influenciam mutuamente. Por conseguinte, encaixam-se nesta ST trabalhos que reflitam sobre as leituras realizadas de modo muito livre em reuniões de grupos cristãos desde os círculos bíblicos aos Grupos de Estudo da Escritura, incluindo aí a experiência de Iniciação à Vida Cristão (IVC). Somam-se a isto, a animação bíblica da vida e da pastoral e os diversos desafios da pastoral eclesial e temas relacionados.
Serão selecionadas 08 (oito) comunicações para a apresentação nesta sessão temática, tendo, como critério básico para a seleção, a relação do tema da comunicação com o tema geral do Simpósio.
17h – Conferência de Encerramento: Estatuto Hermenêutico da Leitura Popular da Bíblia
Conferencistas: Nancy Cardoso e Teresa Cavalcanti
Apresentar o estatuto hermenêutico próprio da Leitura Popular da Bíblia que faz dela um modo legítimo de interpretação da Bíblia.
Equipe técnica do Simpósio: André Luiz da Silva, José Landes Marino Soares, Karoline da Silva Menezes.
Responsáveis pela página do Simpósio na internet e pelo recebimento e encaminhamento das comunicações: Arthur José da Silva e Maria Nivaneide de Abreu Lima.
Responsável pela publicação dos Anais do Simpósio: Rita Maria Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Realização
Universidade Católica de Pernambuco
Coordenação da Graduação em História
Programa de Pós-graduação em História (Mestrado Profissional)
Rua do Príncipe, 526, Boa Vista, bloco B, 1º andar e G4, 8º andar.
CEP. 5050-900.
Santo Amaro, Recife, PE.
ISSN 2176-9060