A XXVII Semana teológica da Universidade Católica de Pernambuco almeja ser ao mesmo tempo um evento comemorativo e de estudos teológicos. Por isso, a escolha do décimo aniversário de Pontificado do Papa Francisco é na verdade uma forma revisitar e repensar horizontes teológicos inspiradores em meio às convulsões sociais dos últimos dez anos. Ademais, o Papa Francisco despontou no cenário mundial, desde o início de seu pontificado, como uma das personalidades maior importância e influência.
Desde o início de seu pontificado, a figura do Papa Francisco se apresenta como um divisor de águas em muitos campos da vida humana e eclesial. De um lado, suas cartas encíclicas dirigidas a todas as pessoas, abordam questões capitais como a crise ecológica (Laudato Si) e a crise das democracias (Fratelli Tutti). Diante de cada uma delas ele se posiciona e propõe ações inspiradas pela figura de Jesus Cristo. De outro lado, o Papa Francisco conduz, à luz do Vaticano II, conduz o cristianismo institucional a fazer uma profunda transformação: seja através de uma reforma das estruturas eclesiais, seja através de uma revisão necessária de suas inspirações fundamentais, a fim de dar respostas efetivas às constantes mutações sociais.
No décimo ano do pontificado do Papa Francisco, buscamos fazer uma recapitulação dos principais eixos que transpassaram esse período, e assim revisitar as inspirações teológicas que iluminaram seus posicionamentos enquanto marcos de relevância social e eclesial.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .