PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL: TEORIA E PRÁTICA – 2ª turma

Objetivos Geral:

O curso visa capacitar o participante nos principais conceitos e fundamentos do processo produtivo da cerveja artesanal, abordando aspectos importantes como diferentes tipos de matéria prima, controle de qualidade, análises físico-químicas, microbiológicas, sensoriais, diferentes receitas (formulações), incluindo aulas práticas de fabricação, envase, limpeza e sanitização, para que o aluno aprenda a produzir sua própria cerveja da maneira correta.

Objetivos Específicos:

1) Capacitar o participante nos princípios básicos de produção de cervejarias artesanais;

2) Determinar parâmetros para a qualidade de matérias-primas, insumos, processo e produto final;

3) Auxiliar no desenvolvimento de receitas de cerveja de diferentes estilos;

4) Ajudar na otimização de receitas influenciando em parâmetros de processo para melhorar a qualidade;

5) Auxiliar nos rendimentos dos processos fabris em pequena escala;

6) Indicar melhores práticas de higienização nas cervejarias;

7) Avaliar sensorialmente cervejas, identificar os principais defeitos sensoriais e propor avanços e melhorias.

Conteúdo do curso:

História da Cerveja; Matérias-primas, moagem e processo de malteação; Cenário Regional e Nacional; Legislação brasileira; Processo de fabricação de mosto; Fermentação e Maturação; Filtração e Envase; Como servir; Qualidade físico-química e Sensorial; Qualidade Microbiológica; Análise Sensorial e Off-flavors; Matemática Cervejeira; Desenvolvendo Receitas e Estilos; Serviços de Cerveja e Boas Práticas de fabricação.

Professores:

Cláudio José Galdino da Silva Junior

Nilton Batista dos Santos Netto

Prof. Dr. Hilário Jorge Bezerra de Lima Filho (Coordenador)

Carga Horária: 20 horas

Período de realização: 28, 29, 30, 31/05 e 01/07/19. No horário das 18h às 22h.

Local: As aulas serão realizadas no Laboratório de Engenharia Química, sala 806, bloco D, 8º andar, no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

Investimento: Valor da parcela (ÚNICA) R$ 360,00

O aluno poderá parcelar o valor do curso em 2 vezes na Tesouraria (com o boleto em mãos), através do cartão de crédito.

Inscrições: até o dia 28/05/19 ou enquanto houver vagas.