Ensaio Fotográfico Enquanto Narrativa Visual

2ª Turma

Geral:
Fornecer elementos para delimitação, compreensão e produção de Ensaios Fotográficos na construção/identificação de narrativas. Instrumentalização basilar teórica/conceitual e prática/operacional da produção de Ensaios/Narrativas Fotográficas.
Com especial atenção à apresentação das poéticas fotografias de autores como: Alfred Stieglitz (1864-1946), Paul Strand (1890-1976), Karl Blossfeldt (1865-1932), Robert Frank (1924), Josef Koudelka (1938), Brassaï (1899-1984), Xirumba e Miguel Rio Branco (1947), o curso pretende discutir a noção de ensaio enquanto gênero que, literário em origem, opera, no universo da fotografia, discursos em que a imagem dialoga com outras linguagens, como as artes plásticas, o cinema, o vídeo e a literatura.
Nesse sentido, são objetivos do curso:
Apresentar os caminhos que o ensaio fotográfico toma nos autores citados, que operaram a linguagem da edição de sequência de imagens, gerando edições coesas em forma de livro ou exposição/publicação.
Decifrar a experimentação da linguagem cinematográfica no desenvolvimento de ferramentas utilizadas na obra fotográfica desses autores.
Apresentar os conceitos nucleares da formação do gênero”ensaio” na literatura e na filosofia e seus desdobramentos estéticos.
Discutir os trabalhos dos alunos participantes sob a luz da análise e debate gerado a partir da obra dos autores apresentados em classe.

Específicos:
* Habilitar os alunos na prática da fotografia enquanto linguagem artística que constrói narrativas e discursos.
* Demonstrar as potencialidades e problemáticas estéticas que envolvem a construção de um Ensaio Fotográfico: seja de identificação da existência de uma narrativa prévia, seja da criação de uma possibilidade de narrativa e/ou de uma narrativa dentro de uma situação/questão escolhida como tema.
* Apresentar conteúdo temático basilar ao conceito estético e às questões que envolvem a construção e a edição de uma narrativa fotográfica criando uma poética/ritmo pessoal para o ensaio autoral, além de discutir questões técnicas de materialização de série fotográfica (produção gráfica) que envolvem a impressão, o papel, o texto, a diagramação/layout e gerenciamento de cor, etc, em função da proposta a que cada aluno se propõe.

Pré-requisito:
Atuar na área da fotografia e ter interesse na proposta do curso.

Renata Maria Victor de Araújo (Coordenadora)
Flora Romanelli Assumpção

Carga horária: 24 horas.

Período de realização: dias 04,06,11,13,18 e 20/07/2017. No horário das 8h às 12h, nas terças e quintas-feiras.

Local: UNICAP – Bloco G – 6º andar, sala 602.

Valor da parcela para inscrição até o dia 23/06/17 – R$ 270,00

Valor da parcela para inscrição após o dia 23/06/17 – R$ 290,00

Inscrições: até 03/07/17 ou enquanto houver vagas.