1. O que é Extensão Universitária
1.1 Concepção
“A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”. Nessa perspectiva, a extensão é, ao lado do ensino e da pesquisa, uma das dimensões essenciais da atividade acadêmica.
1.2 Princípios e Diretrizes da Extensão
- Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: reafirma a extensão como processo acadêmico, vinculado à formação de pessoas e à geração de conhecimentos, tendo o aluno como protagonista de sua formação mediante a obtenção de competências necessárias à atuação profissional e à formação cidadã. Na aplicação dessa diretriz, abre-se a possibilidade da creditação curricular pela participação do estudante em atividades de extensão.
- Interdisciplinaridade: caracterizada pela interação de modelos, conceitos e metodologias, busca consistência teórica e operacional que estruture o trabalho dos atores no processo social, conduzindo a uma nova interinstitucionalidade, baseada na inter-relação de órgãos, programas, políticas, processos e indivíduos.
- Impacto e transformação: estabelecimento de uma relação entre a Universidade e outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população. Visa à superação das desigualdades e da exclusão social, comprometendo-se com políticas públicas e com o desenvolvimento solidário, democrático e sustentável.
- Impacto sobre a formação discente: as atividades de extensão, indissociáveis do ensino e da pesquisa, constituem decisivos aportes à formação discente seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas que possibilitam enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos, ou/e por reafirmar os compromissos éticos e solidários da Universidade.
- Interação dialógica: desenvolvimento de relações entre a Universidade e setores sociais a partir do diálogo, da ação de mão-dupla, da troca de saberes e da superação do exclusivismo acadêmico, pelo reconhecimento da legitimidade dos movimentos sociais.
1.3 Ações de Extensão
As ações de extensão classificadas em Programas, Projetos, Cursos, Eventos e Prestação de serviços, recebem as seguintes definições:
– Programa
Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, desenvolvido de forma processual contínua, integrando o ensino e a pesquisa. Dotado de metodologia de articulação entre as diversas ações vinculadas para atender às diretrizes de extensão, e orientando, por eixo articulador constituído por um público, uma temática, linha de extensão ou recorte territorial.
– Projeto
Ação de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo focalizado, integrando o ensino e a pesquisa. Deve atender às diretrizes de extensão, podendo abranger, de forma vinculada, cursos, eventos e prestação de serviços.
– Curso
Ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de oito horas, com critérios definidos de avaliação e certificação, atendendo às diretrizes de extensão.
– Evento
Ação que implica a apresentação e/ou exibição pública, aberta ou com clientela específica do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico ou tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade, atendendo às diretrizes de extensão.
– Prestação de serviços
Constitui-se como o estudo e resolução de problemas dos meios profissional ou social, como o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas e de pesquisa e com a transferência de conhecimentos e de tecnologias à sociedade, realizados pelos docentes/técnicos, com a possibilidade de participação orientada de discentes e demais comprometidos com os projetos pedagógicos dos diversos cursos acadêmicos da Universidade.
1.4 Publicações e outros Produtos Acadêmicos
Os produtos de extensão consistem de publicações e produtos de caráter social, cultural, científico ou tecnológico, divulgados e difundidos na sociedade.
1.5 Linhas Temáticas
As áreas temáticas norteiam a organização e a sistematização das ações de extensão, organizando-as de acordo com as necessidades da sociedade. Ver anexo.
1.6 Estrutura de Extensão
Administração
- Reitoria
- Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão
- Assessoria de Extensão (Projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, entre outras ações isoladas de extensão).
Fomento à Extensão
2.1 Financiamentos de Projetos de Extensão
A Assessoria de Extensão monitora a publicação de editais de fomento de diversas instituições/fundações que financiam Projetos de Extensão com o objetivo de informar a comunidade acadêmica sobre a disponibilidade de fomentos para as atividades de extensão.
Os financiamentos visam a apoiar o desenvolvimento de Programas/Projetos de Extensão, destinados a ampliar e fortalecer a interação da Universidade com a sociedade.
-
FASA
O Edital FASA/EXTENSÃO/UNICAP visa a oportunizar experiências extensionistas, aos docentes e discentes da Unicap, através do financiamento de Projetos de Extensão. O valor disponibilizado pelo Edital é de R$ 40.000,00 (Quarenta mil reais). Ver anexo:
-
Programa de Extensão Universitária (Proext)
O Programa de Extensão Universitária (Proext) é destinado ao apoio às instituições de educação superior no desenvolvimento de Projetos de Extensão Universitária, com vistas a ampliar sua interação com a sociedade. É desenvolvido em parceria com oito ministérios: Ciência e Tecnologia; Cultura; Pesca e Aquicultura; Saúde; Cidades; Desenvolvimento Agrário; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Trabalho e Emprego; além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional e três secretarias: Direitos Humanos; Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Políticas para as Mulheres. Ver anexo.
- Outras Fontes de Financiamentos – Ver anexo.
3, Participação dos Alunos nas Atividades de Extensão
Os alunos podem participar das ações de extensão como voluntários ou bolsistas do Programa de Bolsas de Extensão. Para mais informações sobre como participar, procure a Secretaria de Extensão, através do e-mail: extensao@unicap.br ou pelo telefone 2119 4242.
3.1 Responsabilidades dos alunos nas Atividades de Extensão
Caberá ao estudante extensionista:
- executar as atividades previstas no Projeto a ele designadas;
- participar de reuniões de supervisão com o professor extensionista, seguindo suas orientações;
- participar de treinamentos e de reuniões voltadas ao planejamento e avaliação da atividade de Extensão;
- elaborar e apresentar ao professor extensionista relatório da atividade de acordo com o cronograma do plano de trabalho;
- participar dos eventos internos e externos de Extensão universitária, de acordo com a solicitação do professor extensionista;
- apresentar ao Coordenador do Projeto de Extensão, quando for o caso, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias, proposta de seu desligamento da atividade de Extensão;
- disseminar os resultados das atividades de Extensão desenvolvidas, por meio de publicações, apresentações em seminários, congressos ou outros eventos e ações pertinentes, internos e externos à Universidade;
O envolvimento do estudante nessas atividades constitui-se uma valiosa oportunidade de formação acadêmica e pessoal.
3.2 Termo de Adesão ao Serviço Voluntário
O Termo de Adesão ao Serviço Voluntário é o documento que institui os vínculos dos alunos que desenvolvem atividades de extensão, de maneira voluntária, ou seja, sem ônus para Instituição (UNICAP).
3.3 Termo de Outorga
O Termo de Outorga é o documento que irá oficializar a participação do bolsista no Projeto de Extensão ao qual esteja vinculado.
3.4 Bolsas de Extensão
As bolsas de extensão, após serem devidamente autorizadas pela Assessoria de Extensão, serão processadas e depositadas na conta corrente do bolsista.
Em caso de dúvida, os estudantes podem entrar em contato com a secretaria da Secretaria de Extensão pelo e- mail: extensao@unicap.br ou no telefone (81) 2119 4242.
3.5 Declaração de Participação em Ações de Extensão
Todo aluno participante de ações de extensão tem direito à declaração de participação expedida pela Pró-reitoria Comunitária e de Extensão. Para tanto, são indispensáveis o registro da ação de extensão através de formulário de frequência e o pleno cumprimento pelo bolsista do plano de trabalho defini- do pelo coordenador.
Projetos de Extensão da UNICAP
- AÊ – Agência Experimental
- Assistência Fisioterapêutica para Promoção do Envelhecimento Ativo de Adultos e Idosos do Grupo Serapta da Comunidade de Beberibe
- ASTEPI – Assessoria de treinamento, estágio, pesquisa e integração
- Clínica Escola de Psicologia
- Clínica Escola de Fonoaudiologia
- Clínica Escola de Fisioterapia – Corpore Sano
- Fórum Sobre Questões do Envelhecimento
- Integrando Conhecimentos e Promovendo Ações de Cidadania
- Serviço de Intervenção Cognitivo Comportamental – SICC
- Projeto Criança Esperança – ECEJ
- Prevenção de Quedas em Idosas Institucionalizadas
- Resgate do Acervo Documental da Santa Casa de Misericórdia do Recife
- Terapia Manual na Comunidade
- Núcleo de Ações em Extensão Social
entre outros.
Baixe o arquivo do Formulário de Projeto de Extensão – Ação
FORMULÁRIO – PROJETO DE EXTENSÃO – NOVO (atualizado em 04/04/2021)
FORMULÁRIO – CURSO DE EXTENSÃO NOVO