1

Projeto de extensão do IFPE Cabo de Santo Agostinho e agência Combogó Unicap realiza ação em escola

Promover o aprendizado de maneira inovadora utilizando tecnologias e games tem sido uma ação de alguns professores no Brasil. Exemplo disso, o professor Felipe Casado e seu bolsista Augusto SOBRENOME estão desenvolvendo um projeto de extensão (PIBEX) chamado Gamificação  e tecnologia no ensino de língua inglesa. A proposta é criar um aplicativo para dispositivo móvel  com estratégias de games para o ensino de língua inglesa em sala de aula. O projeto é uma parceria do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Cabo de Santo Agostinho, com a agência de soluções interativas Combogó Unicap, da Universidade Católica de Pernambuco.

Na segunda-feira (27), o professor  de português e inglês da Universidade Católica de Pernambuco, Felipe Casado, que também leciona no IFPE Cabo de Santo Agostinho,  e seu bolsista Augusto Aquino, do curso de Logística do IFPE, realizaram mais uma visita à Escola Professor Antônio Benedito da Rocha, na Cidade Garapu, no Cabo de Santo Agostinho, para premiar os alunos.

 

A turma selecionada para a aplicação foi o 8º ano A da escola Professor Antônio Benedito da Rocha, cujo responsável é o professor de inglês Luiz Carlos da Rocha. Nesta etapa inicial, foi proposto aos alunos que sugerissem um nome para o aplicativo, um nome para o personagem principal e a criação de um desenho desse personagem, que servirá de inspiração para os criadores do app. A banca, composta por Felipe, Augusto, Luiz Carlos e o diretor da escola, José Alberto Costa, selecionou os vencedores.

“Agradecemos pelo apoio da Escola Professor Antônio Benedito da Rocha os diretores Clarice da Silva Barbosa e José Alberto da Costa, além do professor Luiz Carlos da Rocha, que nos têm recebido de portas abertas” – professor Felipe Casado.

A aluna Maria Eduarda Macário propôs o nome do aplicativo Game of Cabo, o aluno Willian Marllow sugeriu o nome do personagem Agostinho,  já a aluna Maria Jamili foi a autora do desenho que servirá de inspiração para a criação do personagem do jogo. Todos foram devidamente premiados com chocolates e ingressos para o filme Power Ranger, como forma de retribuir a colaboração e o envolvimento tão espontâneo no projeto que, apesar de estar em processo de construção, já ganhou muitos apoiadores!

Fonte: Assecom




Exposição Expressões Visuais apresenta trabalhos inspirados em artistas clássicos com o universo dos jogos

A exposição é uma síntese dos trabalhos dos alunos do 1º período do curso de Jogos Digitais do ano de 2016, com o objetivo de explorar as Expressões Visuais inspirados nos trabalhos de artistas consagrados como Picasso, Malevich, Mondrian, Matisse, entre outros. Também na exposição encontram-se exercícios inspirados em trabalhos do designer e artista da Unicap, Java Araújo.

Os projetos inspirados nos movimentos artísticos tinham o desafio de inserir a estética dos artistas em composições com personagens ou cenas de jogos clássicos, como Pitfall, Sonic, Street Fight, The Legend of Zelda. O objetivo foi explorar os conceitos artísticos, plasticidade e criatividade para sair do mundo pixelado ou do super realismo
da grande maioria dos jogos digitais atuais.

Enquanto a inspiração nos trabalho do designer Java, seria explorar o inusitado, o sentimento enquanto composição visual, possibilitando experimentações e a criatividade através do ‘exercício da arte’.

O resultado, após muita dedicação, vocês podem conferir de 27 de março a 12 de abril no hall da Biblioteca da Unicap, no horário das 9h às 20h. Entrada franca!  Boa exposição!

 

 




Curso de Jogos Digitais promove programação especial de boas-vindas

17091320_1334794499948209_245310885_o

O curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco, coordenado pelo professor Anthony Lins, deu início ao ano letivo de 2017 com uma programação especial para os novos e antigos alunos. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (02/03),  às 18h30, no auditório G1 do bloco A. O objetivo do evento foi apresentar o curso para quem estava chegando e trazer profissionais da área para falar sobre experiências e perspectiva de mercado.

O convidado principal da noite foi Aulo Licínio, que  trabalha como animador no Canadá.

“Pra vocês terem noção, há 10 anos, quando eu queria cursar Jogos não existia curso no Recife. O único lugar onde havia era a Belas Artes em São Paulo. Então, o curso de Jogos da Unicap é muito importante para o mercado da região”, ressaltou Aulo.

Ele trouxe para os alunos um pouco da sua experiência. Pra quem cursa jogos, mostrou que essa não é a única opção. É possível trabalhar com animação também em filmes e séries de televisão, com a em Jogos. Guardiões das Galáxias Vol. 2, Animais fantásticos e onde habitam, A lenda de Tarzan , Alien: Covenant e Reino Gelado 2 , são alguns dos principais trabalhos que Aulo participou como animador, sendo o último deles pra Rússia.

O currículo de Aulo não só impressionou os alunos de Jogos Digitais, mas também de outros cursos que marcaram presença na palestra, como Jornalismo, Ciência da Computação e até Direito. Para os estudantes de Jornalismo, foi uma ótima oportunidade de saber como alguém pode trilhar diversos caminhos dentro de uma profissão.Ele é diplomado, cursou nas Belas Artes em SP, mas, depois de dois anos acabou desistindo. A partir disso, fez um curso de Animação em 3D e começou a trabalhar na área.

A noite também contou com a presença de Anna Priscilla, mestranda em Ciência da Computação pela UFPE  e designer de Jogos que veio apresentar o projeto Iot for Fun. “O objetivo é despertar interesse em designers e desenvolvedores para projetar brinquedos e jogos híbridos que sejam significativos e divertidos”, disse Anna.

Aulo Licínio, animador, demonstrando os prós e contras de se trabalhar presencialmente e a distância.
Aulo Licínio, animador, demonstrando os prós e contras de se trabalhar presencialmente e a distância.

Fonte: Assecom Unicap