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Alunos de Jogos Digitais participam do Unite Brasil em São Paulo

No dia 11 de setembro foi realizado mais uma edição do Unite Brasil, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, em que três alunos do Curso de Jogos Digitais e o professor Breno Carvalho receberam convites da empresa Studica. Os alunos contemplados foram Mourick Ramos (2º módulo do curso), Tarcísio Pontes (2º módulo) e Vinícius Omena (4º módulo).

O evento reuniu apresentações dos engenheiros e desenvolvedores da plataforma sobre as principais novidades do software Unity, processos de desenvolvimento de jogos e aplicativos, com destaque para as aplicações no campo da Realidade Virtual (RV)e Aumentada. Também foi apresentado o processo da Certificação Internacional Unity e algumas ações destinadas ao mundo acadêmico.

A experiencia de participar do evento foi sensacional. Saber o que outras pessoas e empresas vêem desenvolvendo com a ferramenta Unity expandiu meus horizontes, sobretudo no campo do VR. Um verdadeiro mind blown, diz o aluno Tarcísio Pontes.

Para o aluno do quarto módulo, Vinícius Omena, “foi uma experiência que agregou muito conhecimento e uma nova visão de mercado, com uma nova perspectiva para o futuro dos games no Brasil, além de poder conhecer um dos polos tecnológicos mais importantes para o pais”.

O mais interessante no Unity 2016 foi a explicação da tendência do mercado sobre a tecnologia RV, foi impressionante ver as tecnologias que estão sendo desenvolvidas e possíveis aplicações, diz o aluno Mourick Ramos.

Os alunos ainda se cadastraram como desenvolvedores no programa da Microsoft além de conversarem com outros participantes no evento. Veja algumas imagens.




Alunos e professores apresentam trabalhos durante a XV SBGames

Entre os dias 8 a 10 de setembro, foi realizado na Escola Politécnica da USP, em São Paulo, a XV edição do maior evento da América Latina na área de games e entretenimento digital, o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGames. Alunos e professores do Curso de Jogos Digitais da Unicap apresentam suas pesquisas nas trilhas de Cultura e, Arte e Design, além visualizarem as tendências sobre tema de Realidade Virtual (RV) e projetos nas diversas áreas do Simpósio, desde o festival de jogos aos debates na trilha de indústria.

Os professores Dario Brito e Carla Teixeira apresentaram o trabalho ‘Imersão e medo em jogos de terror: análise das estruturas de áudio e efeitos sonoros do jogo Blindside‘, na trilha de Arte e Design, em que o professor Breno esteve coordenado a apresentação dos trabalhos.

O professor Luca Pacheco apresentou a pesquisa sobre “O sagrado nos videogames: uma introdução ao estudo da religião e jogos digitais” tendo uma repercussão grande na trilha de Cultura, chamando a atenção do coordenador de trilhas e dos participantes, o professor Dr. João Mattar, que ressaltou a importância da investigação sobre a relação religião e videogame além de sua implicação na cultura.

Segundo Luca Pacheco foi uma surpresa seu tema ser ainda pouco pesquisado. Além disso, ele percebeu o grande interesse, dos presentes, em jogos voltados para a educação, saúde, inclusão e cidadania. Isso mostra um esforço na produção de jogos de qualidade que contribuam para o desenvolvimento humano de uma maneira mais divertida.

Participar do SBGames 2016, foi uma experiência que me enriqueceu muito. O contato com pesquisadores que estão empenhados no estudo dos games em diversos aspectos, como artes e design, computação, cultura e indústria abriu o meu horizonte de pesquisa para as principais metodologias de abordagem e para um leque de referenciais de conhecimento, diz o professor Luca Pacheco.

Além disso tivemos o egresso Rodolfo Santana e a aluna Ariany Oliveira que apresentaram o artigo “A importância da narrativa e do som: despertando as emoções no jogo Sophie in Wonderland“, também na trilha de Cultura.

Recebemos vários elogios e incentivos pra continuarmos o projeto pois tinha muita coisa legal e que tinha um diferencial dos jogos indies atuais pois foca bastante na narrativa, diz o egresso Rodolfo Santana.

Um dos temas mais abordados foi a questão da Realidade Virtual e quais os avanços das pesquisas na atualidade. Na palestra do professor Esteban Clua é professor na Universidade Federal Fluminense e coordenador do UFF MediaLab, as pesquisas no Brasil já tem avançado bastante, tanto no que diz respeito a questão do processamento de imagens e no reconhecimento dos membros superiores para a interação com o ambiente virtual e tridimensional. Segundo o fundador e CEO do estúdio de RV Owlchemy Labs, Alex Schwartz, a Realidade Virtual é mais uma ponto de evolução na maneira de jogar como ocorreu com os smarthones e o desafio é desenvolver interfaces e jogabilidades focadas neste tipo de plataforma.

Valeu muito a pena ter ido ao SBGames. Aprendi muito. As trilhas  trouxeram diversos  conteúdos e pude entender  melhor o que é o mundo acadêmico nos jogos. Uma trilha em especial pra mim foi a da cultura, onde foram debatidos temas como a representação do sagrado e a discussão de gênero em jogos digitais, diz o aluno do segundo módulo, Mourick Ramos

Nesta edição que comemorou os 15 anos de SBGames foi realizados pela primeira vez um workshop de trabalhos de graduação, um workshop de teses e dissertações, um workshop de jogos para saúde e a segunda edição do SBGames Kids & Teens.




Coordenador do Curso participa do 1º Fórum de Ensino de Jogos Digitais

No último dia 6 de setembro de 2016 ocorreu a primeira edição do Fórum de Ensino de Jogos Digitais, com a participação de profissionais, professores e coordenadores de Curso de Jogos de todo o país. Atualmente existem, segundo os organizadores do evento, 80 instituições de ensino de cursos relacionado aos Jogos em todo o país, tanto em nível técnico quanto nível de ensino superior.

Durante o evento, o professor e coordenador Breno Carvalho, participou da mesa sobre o tema “Parcerias: como identificar parceiros para os cursos de jogos digitais? O que esperar (e não esperar) deles?”, apresentando um histórico do curso além das conquistas do Curso junto a  iniciativa privada e pública desde o ano de 2010.

Os tópicos discutidos no evento estão a regulamentação e diferenças entre os cursos técnicos, de graduação (bacharelados e tecnólogos) e pós-graduação, as expectativas de alunos, instituições de ensino e empresas sobre os cursos, a questão de inovações no ensino de jogos digitais, as parcerias entre instituições de ensino e fornecedores de tecnologia; por sim, o a importância e porque fazer Benchmarking internacional.

O evento foi bem interessante aos participante, pois foi possível descobrir que as dificuldades da área acadêmica dos Jogos e os desafios de cada curso são bem parecidos independentemente da região, completou o professor Breno Carvalho.

Durante as apresentações foi interessante perceber que as problemáticas são as mesmas, a exemplo da questão da importância da estudo e da pesquisa para os alunos, formas de estimular o discente a produção de qualidade, a questão das evasões, e para onde o egresso está indo, além das expectativas para o perfil de profissional por parte da indústria nacional.

Umas as preocupações no evento foi sobre o desinteresse dos alunos para o estudo e desenvolvimento de jogos bem elaborados. Outro ponto foi a questão do Enade, pois há uma multiplicidade de perfis de projetos pedagógicos de cursos, que vão de programação, arte e comunicação, não havendo um padrão curricular nacional.

De acordo com o professor Allan Carvalho (Fatec São Caetano do Sul, Faculdade Impacta, IGDA-SP), um dos organizadores, o Fórum foi um sucesso e deve seguir como programação que antecede as futuras edições do SBGames.

O evento foi uma iniciativa conjunta da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da Sociedade Brasileira de Computação – SBC, da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Digitais – Abragames e da International Game Developers Association – IGDA na perspectiva de discutir a formação de profissionais para a área de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil.