1

Alunos do Curso de Jogos Digitais desenvolvem livro digital

Alunos do Curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) estão desenvolvendo um livro digital sobre a Turma Mangue e Tal, personagens que ilustram o Programa de Educação Ambiental da Prefeitura do Recife.

O projeto conta com a participação do game designer Daniel Nipo (egresso do Curso) e os alunos Gabriel Carvalho na programação, Jonathan Rodrigues como designer de som, Alana Carneiro (formanda) e Vinícius Omena na arte. Também participa do projeto o estudante de matemática da UFRPE e programador, Raphael Albino.

A proposta dos alunos é gamificar – palavra do universo nerd que significa transformar em game um roteiro ou personagem – a narrativa de um dos livrinhos da Turma Mangue e Tal, e também reunir os vídeos e demais jogos já existentes, criando assim uma plataforma digital repleta de jogos e atividades lúdicas ligadas ao meio ambiente. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e o curso de Jogos Digitais da Unicap.

Equipe do livro Mangue e Tal
Equipe: Raphael Albino (à esquerda), Jonathan Rodrigues, Alana Carneiro, Daniel Nipo (ao centro), Cida Pedrosa (ex-Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade), Vinícius Omena e Gabriel Carvalho

material_livro

O projeto começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2016 e seu lançamento está previsto para 20 de agosto, na Campus Party Recife. O livro digital da Turma Mangue e Tal será distribuído gratuitamente para tablets da rede municipal de ensino e ao público em geral.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife




Projeto de Extensão desenvolve animação com crianças do ISMEP

Com o objetivo  de desenvolver a integração e lazer da comunidade do Bode-Pina para a produção de conteúdo digital animado, foi realizado o projeto de extensão intitulado “Anime sua História: Stop motion com técnicas de corte e colagem“, com a participação de crianças do Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP), na Comunidade do Bode-Pina.

Durante o projeto foram apresentados alguns filmes que utilizam a técnica de animação e realizado algumas aulas sobre o processo, para que as crianças pudesse aprender e começar a pensar na história a ser animada e, como resultado das oficinas, a animação “O Bem-te-vi e o Feiticeiro” foi a desenvolvida através de técnica de stop motion, coordenada pelo professor Breno Carvalho e o aluno do quinto módulo do Curso de Jogos Digitais da Unicap, Heitor Marques.

Eu gostei bastante de participar de projeto de extensão, eu pude colocar em prática o que aprendi nas cadeiras do curso além de poder ver o interesse das crianças desenharem os personagens, criarem a história e em aprenderem técnica da animação em stop motion me deixou muito feliz, diz Heitor Marques.

O roteiro, os personagens e cenários foram criados pelas crianças do ISMEP, que participaram do projeto durante os meses de março a junho deste ano.

Eu achei fantástico,  acompanhar  o desenvolvimento dos trabalhos  e o interesse  das crianças em um projeto do qual eles eram protagonistas. Conversando com alguns  foi possível perceber a empolgação e como foi importante para a autoestima deles, revela Adriana Souza coordenadora do ISMEP.

De acordo com a professora e Coordenadora Geral de Extensão da Unicap, Odalisca Cavalcanti de Moraes, Através do projeto de Extensão, os alunos tiveram acesso a tecnologias, que até então, desconheciam. Além disso, também exercitaram o lado “artístico” de cada um, pois tiveram que representar diante da criação de filmes no formato Stop Motion.

O Projeto teve uma boa aceitação por parte dos jovens atendidos no Instituto das Medianeiras da Paz(ISMEP), na medida em que os técnicos sociais do ISMEP, nos informaram que os alunos ficavam perguntando quando o “tio Breno” irá voltar para continuar as oficinas. O público alvo do referido projeto, também colocou que devido as oficinas, houve uma maior interação entre eles, o que contribui para ampliação do ciclo de amizades e o fortalecimentos de outras, afirma a professora Odalisca Moraes.

O projeto recebeu fomento do Edital de Extensão 2016, promovido pela Fundação Antônio dos Santos Abranches – FASA. Confira a animação e curta na página do Youtube.

 




Alunos de Jogos Digitais são aprovados em Mestrado em Portugal

Os estudantes do quinto módulo do curso de Jogos Digitais, Ézio Filho e Victor Andrade, foram aprovados no programa de Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais da Universidade da Beira Interior – Ubi, Covilhã, Portugal. Este é o terceiro ano consecutivo em que alunos e egressos do Curso da Unicap são aprovados.

Os alunos também foram vencedores do concurso criado este semestre para premiar os melhores trabalhos de conclusão do Curso de Jogos Digitais.

Para Ezio Filho, “Gratificante ver todo o esforço que a gente colocou no curso retornar de alguma maneira.” Victor diz “foi bem gratificante passar na seleção de mestrado tendo acabado de concluir o curso e já engajar para próxima etapa dos estudos, ainda mais no exterior que vai ser uma experiência totalmente nova”.

O Mestrado da Ubi teve início em 2014 e outros egressos do Curso de Jogos Digitais da Unicap foram contemplados na seleção naquele ano.

selecao-ubi2016

Mestrado




Alunos de Jogos Digitais da Unicap promovem divulgação do curso durante evento do Dia da Toalha

13223555_1005862062802478_404687184_o

 

No último dia 20 e 21 de maio realizou-se na livraria Cultura do Paço Alfândega evento em comemoração ao dia da orgulho Nerd: o Crash Boom Pow: o Dia da Toalha e do Orgulho Nerd na Cultura 4.0. Na oportunidade, alunos do primeiro módulo do Curso de Jogos Digitais da Unicap marcaram presença com um espaço para divulgação do curso e demonstração dos jogos desenvolvidos pelos discentes.

A organização do evento, na pessoa do Sr. Kelmer Luciano, gentilmente cedeu a infraestrutura para que vídeos e jogos fossem apresentados ao público participante.

Os alunos envolvidos na ação além de realizar um trabalho de extensão acadêmica tiveram a oportunidade estar em contato com o público gamer de Recife. O evento contou ainda com palestras, roda de leituras, debates, pocket shows, apresentações musicais, oficinas, arena RPG e card games, área cosplay, sorteios diversos, espaço infantil Princesas, Arena Gamer e espaço Star Wars.

IMG-20160529-WA0009
Foto 1 – Alcantra Jr., Ana Catarina, Henrique Mendes e Tarcísio Pontes (da esquerda para direita).

IMG-20160529-WA0008
Foto 2 – Ana Catarina e Alcantra Jr. (Esquerda). Henrique Mendes e Tarcísio Pontes (Direita).