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Professor de Jogos Digitais participa de Seminário de Educomunicação em Cuba

O professor do Curso de Jogos Digitais do Centro de Ciências Sociais da Católica, Luca Pacheco, participou do IV Seminário de Educomunicação que aconteceu na cidade de Havana, Cuba, nos dias 3 a 8 de maio de 2016. Com o tema “La Educomunicación como estrategia de encuentro que forma y transforma personas, contextos, escenarios”, o seminário foi um marco no desenvolvimento de um programa interinstitucional que se iniciou no ano de 2014 com o apoio de três instituições, o Conselho Episcopal Latinoamericano – CELAM, a Associação Católica de Comunicação – SIGNIS, e as Filhas de Maria Auxiliadora – FMA, num processo colaborativo que envolveu três seminários presenciais e um trabalho virtual em reuniões periódicas através da plataforma Episcopo. Participaram do seminário pesquisadores e educomunicadores da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, Peru e Uruguai, que fazem parte do comitê organizador do Programa “La articulación de la educomunicación en el desarrollo solidario e integral de la niñez y la adolescencia latinoamericana y caribeña”. Foram convidados o presidente mundial da SIGNIS e presidente da SIGNIS Cuba, Gustavo Andújar, o presidente da SIGNIS Havana e especialista em capacitação de cinema, Jorge Villa, o presidente da SIGNIS República Dominicana, Nicanor Leiva, e a responsável pela Rede El Universo Audiovisual de la Niñez Latinoamericana y Caribeña – Rede UNIAL, Eileen Zanabria.

O seminário propiciou um espaço crítico de reflexão em torno do caminho percorrido pelo programa e permitiu identificar os processos formativos desenvolvidos e definir as linhas prospectivas da segunda etapa do projeto que visa uma aproximação aos diversos cenários, experiências e contextos educomunicativos latino-americanos e caribenhos. Durante o encontro a comissão realizou uma análise reflexiva sobre as experiências vividas na primeira etapa do programa e identificou os processos formativos propiciados neste caminho. Também foram avaliados os avanços na elaboração de um portal latino-americano e caribenho de educomunicação e foram definidas estratégias de sustentabilidade que permitirão a atualização e animação permanente deste espaço virtual. Os pesquisadores trabalharam em um documento de estudo que recolherá o avanço teórico do programa para enriquecê-lo e continuar um processo de sistematização. Foram elaborados os passos para a segunda etapa do programa e eventuais prospectivas para o futuro que visa oferecer elementos teórico-metodológicos para subsidiar programas de formação em educomunicação.

A partir da experiência colaborativa dos participantes, o seminário favoreceu a integração e a busca de caminhos comuns na ótica educomunicativa, valorizando a diversidade de aportes e enriquecendo o programa com a própria experiência de vida e especialização. Através da reflexão, partilha e análise foram construídos os argumentos que deram forma ao marco conceitual que sustenta o programa e promove o desenvolvimento de uma proposta formativa metodológica que valoriza a comunicação, a escuta e a construção de ecossistemas educomunicacionais. Nos processos inerentes ao programa se geraram novas redes comunicativas que implicam instituições e pessoas que procuram envolver outros parceiros em propostas que se constroem a partir da contribuição de todos com mentalidade de troca e respeito aos ritmos de crescimento de cada um. O seminário foi também uma grande oportunidade de recolher experiências educomunicativas de alguns cenários caribenhos de Cuba e da República Dominicana. Estas e outras experiências latino-americanas e caribenhas de educomunicação serão disponibilizadas no portal em construção.