1

Egressos de Jogos são vencedores no Desafio EcoRecife 2.0

Na última terça-feira (22/03) foi realizada a cerimônia de premiação do Desafio ECORECIFE 2.0, promoção da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife em parceria com o Curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco. O evento aconteceu no no Espaço Receptivo da Unicap, bloco G , às 19h. Nessa segunda edição do Desafio ECORECIFE concorreram 16 (dezesseis) participantes, com jogos para PC/web, dispositivos móveis e óculos de Realidade Virtual.

O evento apresentou as cinco equipes vencedoras, das quais duas eram formadas por egressos do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais. “Isso vem demonstrar a qualidade da formação proporcionada pelo curso e a forte presença da Universidade Católica como instituição de ensino e de fomento à área de Jogos”, destaca o coordenador do curso de Jogos Digitais, Breno Carvalho.

Daniel Nipo apresenta os jogos premiados
Daniel Nipo, egresso do curso de Jogos e organizador do concurso, apresenta os jogos premiados

Os ex-alunos da Unicap, Felipe Malafaia e Miguel Carvalho ficaram em 2º lugar com o jogo Ecombinando. O 3º lugar foi para a dupla Anderson Santos e Bernardo Porto, também egressos do curso, com o jogo Preservando Recife.

Como é bom finalmente ter a sensação dizer “eu sou desenvolvedor de jogos”. Porque na faculdade de jogos você sente muito do modo que é trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos, mas ter uma recompensa de desenvolvimento de jogos traz um sentimento diferente, diz Malafaia.

Durante a cerimônia, cada um dos vencedores falou um pouco sobre a participação no concurso. Segundo Felipe Malafaia, “já conhecíamos o concurso de antes, mas somente esse ano decidimos entrar (tardiamente inclusive). O bom do concurso é que ele tenta unir dois pontos que são muitas vezes discordantes, a tecnologia e o meio ambiente e ainda ajuda os desenvolvedores de Pernambuco a terem oportunidade de mostrar trabalho e a força independente que tem.”

Acho um grande incentivo para a produção de jogos locais, os projetos aprovados são bem variados em gêneros e complexidade, o que mostra que o concurso é democrático e aberto para todo tipo de participante, sendo profissional ou não, diz Anderson Santos.

Classificação Geral:

1º Lugar: Mangue e Tal Vs Dr. Lixo;
2º Lugar: Ecombinando;
3º Lugar: Preservando Recife;
4º Lugar: Mangue e Tal – Marco Zero;
5º Lugar: Jô Por Um Recife Mais Verde.

Nós já conhecíamos o concurso, mas viemos participar apenas desta edição. É de grande importância termos algo do gênero em Pernambuco, ajuda a incentivar a cultura de games local e, por causa do tema do mesmo também ajuda na conscientização ambiental, diz Miguel Carvalho.

Participaram da cerimônia o coordenador do Curso, Breno Carvalho, o egresso do curso e funcionário da prefeitura, Daniel Nipo, a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, o secretário Executivo de Sustentabilidade, Carlos Maurício Fonseca Guerra e a Gerente de Sustentabilidade, Inamara Mélo, além dos alunos do Curso de Jogos, familiares dos premiados e organizadores do concurso. Cida Pedrosa falou da importância dos jogos como ferramenta para a divulgação e sensibilização sobre o meio ambiente, ressaltando que se sentia muito feliz com o resultado do projeto e esperava pela realização da edição 3.0 do concurso.

Todos os jogos estarão disponíveis no site do Concurso e nos Econúcleos da Prefeitura do Recife, localizados no Parque da Jaqueira e no Jardim Botânico.




Empresa Júnior da Unicap promove evento para Startups

Tem uma startup ou ideia para empreender? Participe do Start: Empreenda Sua Ideia, evento que a Empresa Júnior da Unicap está promovendo nos próximos dias 29 e 30 de março. Especialistas sobre empreendedorismo vão debater e dar dicas para quem quer alavancar sua ideia. Entre eles, Raul Javales (TNVG), Genésio Gomes (Células Empreendedoras), Rogério Robalinho (Expoideia e Cia de Eventos), Marcos Oliveira (Consultor), Cláudio Nascimento (Cidades Inteligentes), Márcio Walked (Empreendedor e professor da Unicap).

Poster

A programação do dia 29 inclui bate papo e dicas sobre empreendedorismo. No dia 30 acontecem pitchs de startups ou equipes para apresentação de projetos a serem selecionados para o Expoideia, feira de tecnologia, sustentabilidade e cultura. O evento acontece das 19h às 21h30 na sede da Empresa Júnior Unicap (Rua Almeida Cunha, 352 – Santo Amaro, PE, Brasil). O evento é uma parceria do Expoidea, Cia de eventos, Universidade Católica de Pernambuco, Curso de Jogos Digitais da Unicap e Empresa Júnior Unicap.

Entrada Gratuita! Inscreva-se: http://even.tc/start-empreenda-a-sua-ideia




Evento na Unicap divulgará vencedores do Desafio ECORECIFE 2.0

Na próxima terça-feira (22/03) será divulgado em evento na Unicap os vencedores do Desafio ECORECIFE 2.0, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife em parceria com o Curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco.

O Desafio consistia no desenvolvimento de jogos digitais com o objetivo incrementar e unir a ludicidade e o uso das novas tecnologias às ações transformadoras da Educação Ambiental na cidade do Recife.

Você vai se admirar com os novos jogos da Turminha Mangue e Tal que estão chegando aí.

Dia: 22 de março de 2016
Local: Espaço Receptivo da Unicap (Bloco G)
Horário: 18h30
Entrada Franca

Mais informações no site do Desafio ECORECIFE 2.0




Católica lança página de financiamento coletivo em parceria com a Kickante

A Universidade Católica de Pernambuco acaba de lançar, em parceria com a Kickante, plataforma de financiamento coletivo, uma página (http://unicap.kickante.com.br/) para que seus alunos, ex-alunos, professores e funcionários façam campanhas de arrecadação de recursos para seus projetos, nas mais diversas áreas. A Unicap é a primeira universidade de Pernambuco e do Nordeste a oferecer esse tipo de parceria com a plataforma.

A página vai apoiar e incentivar todas as boas ideias, além de permitir a troca de experiências e novas informações com os inventores, investidores e outros usuários de maneira simples e fácil. Basta cadastrar-se para ganhar o suporte necessário e viabilizar os projetos.

A parceria entre a Católica e a Kickante teve início na Campus Party Recife, quando houve um encontro com representantes do site brasileiro de crowdfunding. “Devido às notícias de destaque nacional e internacional de nossos ex-alunos e do nosso curso de Jogos Digitais, representantes da Kickante entraram em contato conosco com o objetivo de motivarmos projetos na área de jogos de nossos alunos”, explica o coordenador do curso de Jogos Digitais da Unicap, Breno Carvalho. A ideia evoluiu e decidiu-se ampliar a oportunidade para todos os alunos, ex-alunos, professores e funcionários da Universidade.

“A Kickante acredita na inovação, na criatividade e no empreendedorismo. Fazer parceria com a Unicap é uma forma de apoiarmos os alunos, ex-alunos, professores e funcionários da instituição com seus projetos, sobretudo na área de games, oferecendo toda a assessoria para que arrecadem recursos através do financiamento coletivo. Consideramos de extrema importância essa aproximação junto à instituição”, enfatiza Tahiana D’Egmont, CEO da Kickante.

E-mailmkt_ESHOW_editado - instagram-1

Saiba mais

A Kickante é uma plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) criada no Brasil em 2013, fundada pelos irmãos Candice e Diogo Pascoal e liderada pela CEO e sócia Tahiana D’Egmont. Atualmente a empresa é o principal case desse segmento no país, com mais de 18 mil campanhas lançadas, além de mais de R$ 21 milhões arrecadados.

De acordo com o Banco Mundial, essa modalidade de financiamento tem se tornado um mercado bilionário. As estimativas da CEO da Kickante, Tahiana D’Egmont, são de que o Brasil corresponderá, até 2025, a uma fatia de 10% de todo capital levantado em crowdfunding no mundo.




Está aberta seleção para bolsistas de pesquisa

Professores dos cursos de Jornalismo, Jogos Digitais, Fotografia estão selecionando alunos bolsistas para o Programa de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Católica de Pernambuco. O estudante interessado deve entrar em contato diretamente com os professores possíveis orientadores via email, conforme recomendações abaixo, até o dia 09 de março, quarta-feira. O assunto do email deve ser “Seleção PIBIC”.
Os bolsistas selecionados devem manifestar interesse por um dos projetos que compõem o chamado projeto guarda-chuva intitulado ESTUDO EXPLORATÓRIO DA INDÚSTRIA CRIATIVA EM PERNAMBUCO: O CASO DO PORTO DIGITAL, o qual possui coordenação geral da professora e pesquisadora Aline Grego. Ao todo, oito subprojetos estão vinculados ao guarda-chuva, dos quais seis poderão contar com estudantes bolsistas de iniciação científica.
Além deste, também há vagas para o projeto interdisciplinar dos cursos de Jogos Digitais e História da IES, intitulado PARA QUE A LDB E O PNLD NÃO SE TORNEM LETRA MORTA: pesquisa, desenvolvimento, aplicação e validação de material didático digital no âmbito do PIBID UNICAP, coordenado pelo professor e pesquisador Dr. Luiz Carlos Luz Marques (História) e os orientadores professores Breno Carvalho e Anthony Lins (Jogos Digitais).
Para se candidatar a uma das vagas, é imprescindível preencher os requisitos previstos no item 4 do 19o Edital PIBIC/UNICAP (2016/2017) disponível no seguinte endereço: https://www1.unicap.br/pesquisa/pages/wp-content/uploads/2016/01/19%C2%BA-EDITAL-PIBIC-UNICAP-2016.2017.pdf. A lista de professores aptos a selecionar bolsistas nesse momento está disponível neste link: https://www1.unicap.br/pesquisa/pages/wp-content/uploads/2016/02/PROV%C3%81VEIS-ORIENTADORES-PIBIC-2016-2017.pdf
Os subprojetos para os quais haverá seleção de bolsistas de iniciação científica, bem como os respectivos professores/pesquisadores por eles responsáveis, encontram-se abaixo listados.
Projeto História – Para que a LDB e o PNLD não se tornem letra morta,  coordenado professor e pesquisador Dr. Luiz Carlos Luz Marques (História) e os orientadores professores Breno Carvalho e Anthony Lins (Jogos Digitais). Interessados devem entrar em contato via o email: breno25@gmail.com
Subprojeto Estudo exploratório sobre a indústria de jogos em Pernambuco: análise histórica e das potencialidades do setor no Porto Digital, coordenado pela professora Carla Patrícia Teixeira (Jornalismo, CCS), desenvolvido em parceria com os professores Breno Carvalho (Jogos Digitais, CCS) e Anthony Lins (Jogos Digitais, CCS)
Interessados devem entrar em contato via o email: carla.teixeira3@gmail.com
Subprojeto Investigação sobre os sentidos compartilhados e processos de inovação nas empresas do Porto Digital, coordenado pelo professor DARIO BRITO ROCHA JÚNIOR (Jornalismo, CCS), desenvolvido em parceria com os professores Jarbas Agra (Jogos Digitais, CCS) e Carolina Monteiro (Fotografia, CCS)
Interessados devem entrar em contato via o email: dariobrito@gmail.com
SubprojetoO percurso da indústria criativa no Recife: resgate histórico e pistas para o futuro, coordenado pela professora ALINE MARIA GREGO LINS (Jornalismo, CCS)
Interessados devem entrar em contato via o email: amgrego@unicap.br
Subprojeto Análise das ações do Porto Digital para o fomento da indústria audiovisual em Pernambuco, coordenado pelo professor CLÁUDIO ROBERTO DE ARAÚJO BEZERRA (Jornalismo, CCS);
Interessados devem entrar em contato via o email: claudiobezerra05@gmail.com
Subprojeto Políticas Públicas, gênese e evolução institucional: o Porto Digital e as Indústrias Criativas em Pernambuco, coordenado pelo professor JULIANO MENDONÇA DOMINGUES DA SILVA (Jornalismo, CCS), em parceria com o professor do curso de Economia José Alexandre Ferreira.
Interessados devem entrar em contato via o email: juliano@unicap.br
Subprojeto Trabalho imaterial no Porto Digital, coordenado pelo professor LUIZ CARLOS PINTO JÚNIOR (Jornalismo, CCS)
Interessados devem entrar em contato via o email: lula_pinto@riseup.net