1

Professores participam do II Congresso Internacional de Branding

Professores do curso de Jogos Digitais da Unicap participam, entre os dias 1 e 3 de outubro, da segunda edição do Congresso Internacional de Branding, que acontece em Lajeado, no Rio Grande do Sul. Sob o tema Conexões e Experiências, o evento visa debater as diferentes áreas do branding e expandir as redes de pesquisa entre acadêmicos e profissionais em diferentes áreas que envolvem as marcas.

IMG_20150914_182303
Professora Márcia Mendes (esq.), Dario Brito, Carla Teixeira e Breno Carvalho

Os trabalhos desenvolvidos na Unicap serão apresentados em dois Grupos de Pesquisa (GPs). Dia 01, no GP Tendências de Branding, acontece a apresentação do artigo “Marca Mutante Jogável: conexões e experiências”, do coordenador do curso de Jogos Digitais, professor Breno Carvalho. Desenvolvido em co-autoria com seu orientador no doutorado em Design da UFPE, professor André Neves, traz os resultados de pesquisa feita com a versão jogável da marca do próprio congresso de branding, produzida especialmente para o teste desse tipo de mutação.
Ainda neste GP, os professores Carla Teixeira e Dario Brito analisam o e-sport sob o viés das marcas com o artigo “Branding na arena virtual: a cultura participativa e as marcas no e-sport”. O trabalho, desenvolvido em conjunto pelos professores e pelo estudante do segundo módulo do curso de Jogos Digitais da Unicap, Rodrigo Leal, observa a percepção das marcas por parte dos jogadores e fãs de League of Legends.

IMG_20150910_175108
Professores Dario Brito (esq.), Breno Carvalho, Carla Teixeira e estudante Rodrigo Leal

“Eu fiquei muito alegre com o artigo, é uma grande oportunidade. Espero que o trabalho contribua para estimular a discussão sobre o e-sport”, diz Rodrigo Leal.

A professora Márcia Mendes participa do GP Estratégias de construção e consolidação da marca, dia 2, com o artigo “Aspectos fotográficos na construção de marcas: estratégias de aproximação com o consumidor”, outra produção conjunta, envolvendo os professores Breno Carvalho e a professora Carla Teixeira. Márcia utiliza o modelo de análise fotográfica desenvolvido em sua tese de doutorado, aplicado à análise das marcas dos Correios e do Pão de Açúcar. A proposta foi oferecer caminhos para a construção de identidades que tragam aspectos 3D e reforcem o discurso emocional das marcas.

O II Congresso Internacional em Marcas/Branding – Conexões e Experiências é organizado pela Univates RS/Brasil, em co-organização com o Instituto Politécnico de Leiria/Portugal e o Observatório de Marcas RS/Brasil. E se propõe a trazer à discussão o estado da arte da teoria e da prática necessárias para implementar e monitorar a gestão da marca no mundo contemporâneo dos negócios. A primeira versão do evento aconteceu no ano de 2014 em Leiria, Portugal, quando o coordenador Breno Carvalho apresentou a definição de marca mutante jogável, resultado da sua dissertação de Mestrado em Design da UFPE. O trabalho foi publicado no Journal BrandTrend em abril de 2015.




Aluno de Jogos Digitais participa da Semana das Profissões em escola do município de Moreno

No último dia 9 de setembro o estudante do segundo módulo do curso de Jogos Digitais da Unicap, Luiz Henrique Gonçalves, participou da Semana das Profissões do Colégio Disneylândia, na cidade de Moreno. O discente falou sobre o mercado de jogos, sobre seus projetos realizados e do curso da Universidade Católica de Pernambuco.

O convite aconteceu quando da visita do discente à sua escola, onde concluiu o ensino fundamental. Ele apresentou a proposta à coordenadora pedagógica, Jaysa Ribeiro, que gostou da ideia e o convidou para a Semana das Profissões. O objetivo da participação foi o de apresentar o mercado de games e as possibilidades dessa indústria, oferecendo informações aos estudantes sobre o assunto. Segundo Henrique, os estudantes querem ter contato com profissionais, estudantes e professores da área de jogos para conhecer mais sobre a indústria e perspectivas nos mercados local e nacional.

Um dos projetos expostos aos estudantes foi a aplicação em Realidade Virtual, apresentada na quarta edição das Campus Party Recife, realizada em julho. Na Campus, tanto o público em geral quanto os campuseiros puderam caminhar em três ambientes virtuais utilizando o óculos da Google, o CardBoard. Os modelos tridimensionais  utilizados foram do banco de dados gratuitos da empresa Unity. Luiz Henrique programou a interação nos ambientes e sua integração para aplicação em Realidade Virtual.

Alunos interessados no conteúdo apresentado pelo discente Luiz Henrique
Alunos acompanham com interesse a palestra do discente Luiz Henrique

“A troca que houve no momento da palestra foi muito legal, falei de todas as áreas, mercado e possibilidades que a indústria de games pode nos proporcionar. Os alunos interagiram da melhor forma possível, prestando atenção em tudo que era dito e perguntando assim que surgia uma dúvida”, diz Luiz Henrique.

henrique1
Alunos do Colégio Disneylândia e discente Luiz Henrique (camisa lisa na cor cinza).




Unicap emplaca vários artigos no SBGames 2015

Professores, estudantes e egresso do curso de Jogos Digitais da Unicap tiveram cinco trabalhos aceitos para apresentação no maior evento da América Latina na área de games e entretenimento digital, XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGames, a ser realizado de 11 a 13 de novembro, em Teresina, Piauí. As pesquisas foram aceitas para as trilhas de Cultura e Arte e Design.

Duas pesquisas são frutos da disciplina Metodologia Projetual, ministrada pela professora Dra. Márcia Mendes Campos, com a perspectiva de publicar os melhores resultados da disciplina em congressos ou periódicos acadêmicos, contribuindo com a introdução dos discentes na pesquisa científica.

O trabalho do aluno do 4º módulo, Victor Andrade, intitulado “A hibridização dos jogos analógicos” estuda a interação entre os jogos de tabuleiro clássicos e as plataformas móveis, seja na forma de um aplicativo que auxilia o jogo, seja como o jogo propriamente dito exportado para o dispositivo. Outro trabalho, também orientado pela doutora Campos, é “Representação LGBT na Trilogia Dragon Age”, das alunas do 4º módulo, Letícia Carol e Rany Ferraz, que relata a representação das personagens LGBT dentro da trilogia Dragon Age: como essas personagens são retratadas, como são desenvolvidos seus romances e se existe preconceito em relação à orientação sexual.

Fiquei bastante orgulhoso de ter meu trabalho aceito em um simpósio, ainda mais pelo fato de ser meu primeiro artigo. Espero muito que esta seja a primeira de muitas oportunidades, diz Victor Andrade.

 

IMG_20150910_180756
Rany Ferraz (esq.), Letícia Carol, Victor Carvalho, Luiz Henrique e Victor Andrade

 

Estávamos muito ansiosas e ficamos super felizes quando o resultado saiu. O SBGames é uma excelente oportunidade para mostrarmos o nosso trabalho, externam as alunas Rany e Letícia.

O egresso Victor Carvalho foi encorajado pelos professores e doutorandos Breno Carvalho e Carla Teixeira a submeter o trabalho “JOGADORES TÓXICOS: Uma análise comportamental dos jogadores brasileiros de LoL”, que analisa as características de um jogador com mal comportamento, estabelecendo ainda como definir se um jogador é tóxico, entre outros aspectos dentro do assunto.

Soube da minha aprovação do trabalho através das redes sociais pela professora Carla Teixeira. Fui verificar meu e-mail e estava lá a mensagem de aprovação do ShortPaper. Fiquei bastante contente porque o projeto desenvolvido foi reconhecido como relevante para a comunidade cientifica. Agora que a etapa de aprovação passou, espero poder fazer esta oportunidade valer a pena, fazendo uma apresentação que marque a todos no evento, diz Victor Carvalho.

turma
Estudantes, egresso e professores do curso de Jogos Digitais da Unicap

O penúltimo trabalho é do estudante do segundo módulo, Luiz Henrique, com o tema “Dilsinho, devolve meu busu!: o uso do newsgame para denunciar a suspensão do transporte universitário em Moreno, Pernambuco”. O trabalho nasceu como uma ideia fora da Universidade e que obteve apoio dos professores Breno e Carla. O artigo tem como objetivo demonstrar as possibilidades de aplicação de um newsgame no cotidiano, a partir da descrição de como estudantes universitários de Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Pernambuco, produziram o Dilsinho, devolve meu Busu!. O jogo teve a colaboração de amigos de outras IES, Danilo Borges e Anderson Henrique.

Só tenho a agradecer a Deus por essa SURPRESA! A ficha só vai cair quando o evento estiver rolando. Acredito que além de contar pontos para o mestrado, esse newsgame pode servir como referência para os desenvolvedores indie, pois essa ação é pioneira em relação a jogos indie no formato de newsgame produzidos na Região Metropolitana do Recife, diz Luiz Henrique.

A última pesquisa foi do professor e doutorando Dario Brito, “Dress to Kill: Averiguação histórica da indumentária na veracidade do jogo Assassins Creed II”. O artigo analisa a verossimilhança histórica do figurino do game Assassins Creed II, com o objetivo de descobrir se existe coerência das vestimentas do personagem principal em relação à época e locais onde se desenvolve o enredo. O trabalho foi resultado da orientação do professor para estudantes de outra IES.

O professor Breno Carvalho é coordenador da Trilha de Arte e Design em conjunto com seu orientador do Doutorado em Design na UFPE, Dr. André Neves. O SBGames é organizado pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e também apoiado pela ABRAGAMES, reunindo anualmente pesquisadores, artistas, designers, professores e estudantes de universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos.




Egressos são selecionados para mestrado internacional em games

Nesta sexta-feira, dia 04 de setembro, foi divulgada a lista dos aprovados para a segunda turma do Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais da Universidade da Beira Interior – Ubi, Covilhã, Portugal. A grande notícia é que um terço dos candidatos brasileiros são egressos do Curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco.

Egressos Iran, Rennan (ao centro) e Bruno à direita.
Egressos Iran, Rennan (ao centro) e Bruno à direita.

Os alunos Eduardo Galdino, Rennan Cavalcanti, Bruno Lima, Iran Barbosa submeteram suas candidaturas após a conclusão do curso, em julho deste ano. Os outros egressos, Rafael Antônio e Pedro Queiroz, já tinham pretensões para ingresso nao mestrado desde 2014, mas só agora planejaram a candidatura. Eduardo Galdino, laureado da turma de 2015.1, ficou surpreso com a notícia não apenas da aprovação, como da sua classificação em primeiro lugar.

Egresso Eduardo Galdino
Egresso Eduardo Galdino

“A chance de conhecer uma outra realidade na minha área de estudos, de maneira a ampliar meus conhecimentos e horizontes, além da oportunidade de estar inserido em uma outra cultura, foi o que mais me motivou a estudar no exterior”, diz Eduardo Galdino.

“Estou muito animado por ter conseguido esta vaga para o mestrado em jogos em Portugal. As expectativas são muito boas, adquirir novos conhecimentos, melhorar o meu currículo e entrar para o mercado de desenvolvimento de jogos”, diz o ex-instrutor da Saga Computação Gráfica e egresso, Bruno Lima.

“Foi inesperado! Depois de minha chegada de um congresso internacional em Los Angeles, recebo a noticia de ter sido aprovado oficialmente no mestrado em Portugal, onde poderei melhorar minha formação no exterior”, diz Rennan Raffaele. O egresso, recentemente, apresentou um trabalho no Congresso Internacional – HCI2015, em Los Angeles, USA, e estava ansioso para saber o resultado do Mestrado.

O egresso Iran Barbosa comenta “ter passado neste mestrado logo após meu artigo com Rennan ter sido publicado em Los Angeles. Foi incrível! Será algo muito enriquecedor para a minha carreira acadêmia e sinto que é um grande primeiro passo para a minha vida como professor. Somando tudo isso, estarei voltando para a terra da minha infância, o que me deixa muito feliz e empolgado”.

lista-aprovados

Rafael Antônio tem se planejado desde o ano passado para tentar o Mestrado da Ubi, com foco na área de concept art. Segundo ele, “ser aprovado no G3DMasters pela UBI foi uma sensação fantástica, não apenas pela oportunidade de sair do Brasil e estudar na Europa, mas, principalmente, pela excelente universidade a qual eu decidi  acolher nessa nova etapa da minha vida. Eu acredito e sei que na UBI  terei a oportunidade de alcançar meus objetivos.  Agradeço, principalmente à minha família, por ter me apoiado sempre, aos meus parceiros e aos amigos que fiz enquanto estudei na  Unicap, na qual tive conhecimento desse mestrado e da UBI. Também agradeço à UBI e sei que grandes coisas virão”, destaca Rafael.

Outro egresso, Pedro Queiroz, formado em 2013.1, submeteu de última hora sua candidatura. Sua produção inclui projetos em empreendedorismo e prêmios que o conduziram a ser evangelista da empresa Intel. O Mestrado da Ubi teve início em 2014 e outros egressos do Curso de Jogos Digitais da Unicap foram contemplados na seleção naquele ano.