1

Projeto de realidade virtual de aluno é aprovado no edital 2015 do Pibic

O ano de 2015 tem trazido várias conquistas para professores e alunos do Curso de Jogos Digitais da Unicap. Desta vez é o plano de trabalho intitulado INTERFACES TANGÍVEIS: produção, aplicação e avaliação da Interação Humano-Computador em jogos didáticos digitais do aluno do primeiro período do curso, Luiz Henrique Gonçalves Silva foi aprovado no edital 2015 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica – Pibic da Universidade Católica de Pernambuco.

O plano de trabalho faz parte do projeto de Pesquisa PARA QUE A LDB E O PNLD NÃO SE TORNEM LETRA MORTA: pesquisa, desenvolvimento, aplicação e validação de material didático digital no âmbito do PIBID UNICAP de autoria dos professores Dr. Luiz Carlos Marques (Curso de História), e dos professores do curso de Jogos, Breno Carvalho, Anthony Lins e Dra. Márcia Mendes.

Estudante do curso de Jogos, Luiz Henrique
Estudante do curso de Jogos, Luiz Henrique

O interesse em participar do PIBIC começou na primeira semana de aula, onde aconteceram palestras voltadas para o mercado de Jogos Digitais. Após isso conheci o Prof° Luiz Carlos, onde apresentei um aplicativo que desenvolvi em Realidade Virtual e dai para frente tudo começou a dar certo. Acredito que passar no PIBIC foi uma grande vitória e que vai me ajudar muito profissionalmente. Agora é estudar ainda mais e começar a produzir, diz o estudante Luiz Henrique, que receberá bolsa de pesquisa.

As atividades iniciarão em agosto deste ano e esperamos realizar alguns testes em parceira entre os cursos de Jogos Digitais, História e estudante do ensino médio de escolas parceiras de projetos de pesquisa da Unicap, utilizando o óculos de Realidade Vitual da Google, o Cardboard.

Os cursos de Jogos e História da Unicap, iniciaram parceria de pesquisa em 2014. Na oportunidade foi desenvolvido o Jogo Desbravadores, que teve fomento da Facepe e será um dos temas da Campus Party Recife 2015 #CPRecife4.




Projetos de alunos são temas na Campus Party Recife 2015

Alunos, egressos e professores do curso de Jogos Digitais, além do professor Dr. Luiz Carlos Marques do Curso de História, apresentarão projetos desenvolvidos na Universidade Católica de Pernambuco com foco em educação e saúde no Palco Marte da Campus Party Recife 2015 (#CPRecife4), que acontecerá entre os dias 23 a 26 de julho de 2015, no Centro de Convenções de Pernambuco – Recife/PE.

Para acompanhar as apresentações na quarta edição do evento é necessário fazer a inscrição. Veja a seguir detalhes das palestras a serem apresentadas no #CPRecife4.

Jogos e Educação: Desvendando a pre-história através de aplicação 3D
O projeto material didático digital, na área da História, foi desenvolvido para engajar alunos de quatro escolas estaduais de ensino médio da Cidade do Recife, a imergir no período paleolítico e descobrir costumes e atividades dos homo sapiens. O projeto é uma parceria do Curso de História e do Curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco.
Link do jogo: www.unicap.br/tecnologicos/jogos/desbravadores (deve ser acessado pelo navegador FireFox ou Explorer)
Palestrantes: Rennan Cavalcante e Eduardo Galdino, alunos do curso, e os professores Luiz Carlos Marques (História), Anthony Lins e Breno Carvalho.

Ludicidade e aprendizado: uma maneira divertida de aprender as reações químicas
O trabalho foi desenvolvido por alunos do Curso de Jogos Digitais da Unicap com o objetivo de desenvolver conteúdo digital e interativo para aprendizagem e engajamento de alunos de escolas públicas e privadas sobre elementos químicos e suas reações. O jogo plataforma apresenta uma nova forma de aprender assuntos da matéria de forma lúdica e inovadora, onde as reações servem para ajudar o personagem a solucionar problemas durante a fase.
Palestrantes: Bruno Lima e Alana Carneiro, alunos do curso, e os professores Anthony Lins e Breno Carvalho.

JOGADORES TÓXICOS: uma análise comportamental dos jogadores brasileiros de LOL
O trabalho faz uma análise dos jogadores tóxicos do jogo League of Legends, verificando quais os tipos de comportamento realizados por esses jogadores e quais as atitudes que as empresas de jogos MOBA têm utilizados para afastar ou ‘educar’ esse tipo de gamer.
Palestrantes: Vitor Carvalho e Deborah Yume, alunos do curso, e professor Breno Carvalho.

The MoodKingdom: jogo 3D para deficientes físicos
O projeto utiliza tecnologia Real Sense da Intel para capturar movimentos faciais para interagir com personagens no ambiente 3D. Dessa forma, deficientes físicos podem se divertir com jogos e outras aplicações interativas. O projeto foi um dos vencedores do Real Sense App Challenge 2015, uma competição mundial da Intel.
Palestrante: Pedro Queiroz (egresso do Curso de Jogos Digitais da Unicap)




Coordenador de Jogos Digitais dialoga sobre Marcas Mutantes Jogáveis no C.E.S.A.R.

Nessa sexta-feira, dia 19 de junho, o coordenador de Jogos Digitais, professor Breno Carvalho participou do Diálogos Interacionais, o primeiro de uma série de evento do Centro de inovação C.E.S.A.R, apresentando sua pesquisa do Mestrado em Design da UFPE sobre a definição de Marca Mutante Jogável.

O convite foi realizado pelo designer H.d. Mabuse, após ter conhecimento do trabalho que dialogava sobre design, branding e jogos. Breno Carvalho falou sobre a evolução do tratamento que as marcas têm recebido durante a história da humanidade e que as mutações têm evoluído de estáticas, para animadas, brinquedos e jogáveis. O evento foi transmitido online e será disponibilizado para o público posteriormente.

Primeira mutação jogável da Google, em 2010, celebrando os 30 anos do jogo Pac-Man.
Primeira mutação jogável da Google, em 2010, celebrando os 30 anos do jogo Pac-Man.

O trabalho foi apresentado no I Congresso Internacional de Branding que aconteceu em Leiria, Portugal, em outubro de 2014 e, recentemente, publicado no Journal BrandTrend.