1

Ludificação é tema da 4ª edição do Unigames 2014

O Unigames é um evento para ser apresentados cases e debater assuntos ligados ao ambiente digital em jogos para web e mobile, a exemplo de design, arte visual e novas tecnologias para produção de games e advergames. Nesta quarta edição, temos com a temática “Ludificação: games além do entretenimento”.

Serão discutidos e apresentados temas sobre jogos para educação sobre meio ambiente, metodologias para desenvolvimento de personagens, realidade virtual para jogos e aplicações lúdicas no mercado de saúde. Nessa edição teremos a apresentação de pesquisas científicas, uma delas produzida por um aluno de Jogos Digitais da Unicap e apresentada num congresso internacional. Outra novidade será a oficina de Unreal Engine 4, que será ministrada pelo alunos de Jogos Digitais e professor da Saga – arte e animação, Bruno Lima.

Também teremos a presença de um convidado especial, Raul Javales que é consultor do MIT e da Universidade de Stanford, além de empreendedores relatando suas experiências em projetos de jogos. Aberto ao público, acontecerá durante três dias, 05, 06 e 07 de novembro de 2014 e contará com palestras de profissionais, egressos e professores.

novo-postface-unigames2014-2

PROGRAMAÇÃO

05/11 | SALA 510 | BLOCO A | UNICAP

19h | The state of the art in Virtual Reality applied to digital games: a literature review
Gabriel Soares

19h30 | Metodologia de design aplicada à concepção de personagens em curso técnico de jogos digitais
Valeska Ferraz Martins

20h | Gêneros Textuais em Jogos Digitais
Luiz Eduardo Cerquinho Cajueiro

 

06/11 | SALA 406 | BLOCO A | UNICAP

14h – 18h | Oficina de introdução a Unreal Engine 4
Bruno Lima [Saga – School of Art, Games and Animation]

06/11 | SALA 510 | BLOCO A | UNICAP

19h | Desenvolvimento de jogos educativos
Daniel Nipo

19h30 | Realidade Virtual e as Novas Fronteiras na Educação
Ricardo Teixeira da Silva

20h | Projeto Can Games
Eraldo Guerra

 

07/11 | SALA 510 | BLOCO A | UNICAP

19h | Ludificação – games além do entretenimento
Raul Javales

22h | Sorteio de Brindes

 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

Unigames 2014

 




Playable City foi tema na 12ª Semana da Integração da Unicap – SIUCS

Na última quinta-feira, dia 23 de outubro, profissionais do C.E.S.A.R, Frank Junior, engenheiro de sistemas, e Leonardo Lima, designer de interação, discutiram com alunos e professores dos cursos de Jogos Digitais, Arquitetura e Publicidade e Propaganda sobre o que seria uma cidade playable, ao longo da apresentação foram discutidas algumas intervenções “lúdicas” que o bairro do Recife recebeu em abril deste ano durante o evento “Recife Playable city”.

playableCity-2014Para Frank e Leonardo, a vida deve ser vivida de maneira divertida, mas não será a tecnologia digital a única ferramenta para trazer a diversão para o cotidiano. A ideia é estimular os profissionais da área de jogos a expandirem o campo de atuação e utilizar a diversão e a fantasia presentes nos jogos para sensibilizar as pessoas a modificar o comportamento. Outro aspecto discutido foi a importância das equipes multidisciplinares, capazes de lidar com problemas complexos a partir de múltiplas perspectivas, bem como a importância do profissional interdisciplinar que pode se servir de ferramentas e perspectivas de diversas áreas do conhecimento.

Foi chamada atenção para a banalização do conceito de gamificação, que tem se tornado um simples processo de adicionar badges ao sistema, produto, serviço, perdendo o foco do objetivo principal que é tornar a ação divertida e prazerosa para a pessoa.

“Não adianta fazer uma cidade sustentável, bonita e ecologicamente correta sem observar o que as comunidades querem. Criar para depois perguntar às pessoas pode ser um grande erro”, diz Leonardo Lima.

Frank ainda afirmou que nem sempre a tecnologia é o ponto inicial de uma solução Playable, o mais importante é ter a mente aberta para entender o verdadeiro problema, coletar insights e articular soluções com a equipe de desenvolvimento. Tratar uma ideia com mesquinhez é impossibilitar seu amadurecimento em solução, projeto ou ação.

Durante a discussão, os alunos e professores fizeram perguntas e expressaram suas opiniões, deixando o evento sempre dialético, promovendo momentos de descontração e reflexão.

Confira algumas imagens do evento:

 




Unicap e UBI iniciam proposta de parceria

No último dia 03 de outubro o professor Breno Carvalho voltou a Universidade da Beira Interior (UBI) em Covilhã, Portugal para participar de um encontro com o vice-reitor, prof. Mário Lino Barata Raposo e o coordenador do Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais, prof Ernesto Vilar, além de visitar os alunos do curso.

Durante a visita, o prof. Breno conversou sobre a proposta de parceria entre o Curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e o Mestrado da UBI, em que as Universidades pudessem compartilhar professores e alunos na perspectiva de produção científica, além da possibilidade da Unicap ser a representante brasileira do Mestrado da IES lusitana.

Para o vice-reitor, prof. Mário Raposo, o Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais tem apresentado outro campo de atuação para a UBI, além de apresentar o diálogo entre empresas e a academia. Também, comentou que a relação com a Unicap é de grande importância, visto que egressos do Curso de Jogos Digitais da Unicap, estão participando da primeira turma.

Num outro momento o professor Breno visitou uma das salas do Mestrado e encontrou alguns egressos de Jogos Digitais da Unicap. Segundo Carvalho, foi muito bom ver parte da sala parecer com os laboratórios do Curso da Unicap. Além dos egressos Rodrigo Galvão de Amorim, Tiago Alves da Fonseca, Altamir da Rocha Carvalho Neto, ainda reencontrei o ex-professor do curso, Cláudio Moura de Moraes que estará pesquisando música no universo dos jogos.

A infra-estrutura da sala de design de jogos está equipada para abrigar diferentes disciplinas e especificidades de cada aluno. Será  a partir dela que as equipes multidisciplinares irão conceber o game design dos primeiros jogos a serem publicados em 2015, numa parceria entre Universidade e empresas, diz prof. Ernesto Vilar.

De acordo com o prof. Ernesto, parcerias com empresas como a Biodroid, Unity, Microsoft, entre outras, tem possibilitado adiantar as bolsas de estudos para os alunos do curso, algo que está programado apenas para 2015.1, demonstrando o interesse de empresas internacionais em dialogar e pesquisar com a academia.

 

 




Professor de Jogos apresentou artigo em congresso internacional

No dia 02 de outubro, o professor Breno Carvalho apresentou um artigo no I Congresso Internacional em Marcas/Branding – Percursos para o Estudo da Marca/Branding: da Representação à Prática, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, em co-organização com a Universidade Univates RS, Brasil, e o Observatório de Marcas. O evento foi realizado na cidade de Leiria, Portugal entre os dias 2 e 4 de outubro.

O trabalho nominado Doodle game: uma definição de marca jogável teve co-autoria do orientador do Mestrado em Design da Universidade Federal de Pernambuco, prof. André Neves e objetivou definir uma marca mutante jogável a partir de um modelo que classifica as mutações em quatro categorias. Veja o resumo do trabalho:

O desenvolvimento de novas configurações dinâmicas nas identidades visuais das empresas, mais conhecidas por mutações de marcas, teve impulso nas plataformas digitais do século XXI. Nesse contexto, um tipo especial de mutação de marca foi introduzido pela Google, empresa que nasceu no ciberespaço e traz elementos de jogos digitais para levar uma experiência lúdica aos seus usuários. Nesse trabalho investigamos a mutação de marcas tomando como base trabalhos de diferentes autores na construção de um modelo de análise. De maneira geral, utilizamos os aportes sobre marca mutante de Kreutz (2005), Felsing (2010) e Nes (2012), acrescentando investigações no contexto de brinquedos com Vygotsky (1984) e Kishimoto (1996) e de jogos digitais por meio de Huizinga (1993) e Salen & Zimmerman (2012). Nosso modelo possibilita classificar as marcas mutantes em quatro categorias de mutação: estática, animada, brinquedo e jogável. Aplicamos o modelo para analisar 4 Doodles da Google publicados no ano de 2013 nos quais observamos a existência dos quatro tipos de mutação propostos pelo modelo. Nosso trabalho contribui para o Design enquanto área de conhecimento, mais especificamente no universo do Design da Informação e do Design de Jogos, à medida que introduz o conceito de marca mutante jogável e aponta casos concretos já publicados desse tipo de mutação.

Para o professor Breno Carvalho, foi muto bom o feedback dos participantes do Congresso, onde muitos relataram do trabalho abri uma nova perspectiva de pesquisa sobre a ótica dos jogos digitais e do Branding. O artigo foi um compacto da dissertação de Mestrado em Design da UFPE defendida em julho de 2014, diz Carvalho. Confira algumas imagens do evento.

 




Feira do empreendedor tem programação relacionada aos games

A Feira do Empreendedor de Pernambuco 2014 terá programação voltada para a indústria dos games nessa sexta 10 de outubro. Os alunos e professores de Jogos Digitais da Unicap, participarão dos debates e da programação que vai desde a utilização dos jogos como ferramenta de aprendizagem, até como impulsionar os negócios utilizando games.

Para crescer, é preciso criar uma oportunidade. Enxergar a necessidade e ter aquele empurrãozinho que vai ajudar a construir o seu futuro. Na Feira do Empreendedor de Pernambuco você tem esta chance nas suas mãos. Conheça novas oportunidades, inove no seu negócio. São mais de 300 atividades gratuitas, em quatro dias de evento, com palestras, seminários, oficinas, atendimento personalizado, tecnologia e inovação, orientação para microempreendedor individual e outras ações fundamentais como a inserção da inovação na gestão das micro e pequenas empresas, setor que representa cerca de 98% das empresas de Pernambuco. O Sebrae transforma o Centro de Convenções de Pernambuco no centro de empreendedorismo do Estado. Tudo isso, e muito mais para você empreender ou por o seu projeto em prática.

 

Informações:
Feira do Empreendedor 2014




Curso de Jogos Digitais agora conta com Unreal Engine 4 em seus laboratórios

O curso de Jogos Digitais obteve licenças para utilização do Unreal Engine em seus laboratórios e com isso mais uma opção, além do Unity, para o desenvolvimento de games pelos alunos da IES.

O Unreal Engine é um motor de jogo desenvolvido pela Epic Games, usado pela primeira vez em 1998 no jogo de tiro em primeira pessoaUnreal, ele tem sido a base de muitos jogos desde então, incluindo Unreal Tournament, Deus Ex, Turok, Tom Clancy’s Rainbow Six 3: Raven Shield, Tom Clancy’s Rainbow Six Vegas, America’s Army, Red Steel, Gears of War, BioShock, BioShock 2, Tactical Ops: Assault on Terror, Borderlands, Destroy All Humans! Path of the Furon, Mirror’s Edge, Batman: Arkham Asylum, Section 8 e muitos outros.

Com o núcleo é escrito em C++, possibilita a portabilidade e suporta múltiplas plataformas, incluindo Microsoft Windows, Linux, Mac OS e Mac OS X em computadores pessoais, e os consoles Dreamcast, Xbox, Xbox 360, PlayStation 2, PlayStation 3 e Wii, além de dispositivos móveis (iOS e Android).