1

Unicap realiza evento sobre animação 3D e programa Startup&Makers

Com o objetivo de finalizar o semestre acadêmico para os alunos do Curso de Jogos Digitais e estudantes de outros cursos, em parceria com o programa Unity Tour, será realizado no dia 5 de junho, das 19h às 22h o evento Animação com Unity 3D e a apresentação do Programa Startup&Makers  na sala 510 do bloco A da Universidade Católica de Pernambuco.

facecartaz-unity-tour

O evento é aberto ao público e terá como palestrantes, Jay Santos que apresentará o Mecanim do Unity 3D para desenvolver animação 3D. A apresentação pretende demonstrar as facilidades e algumas dicas para você melhorar seu projeto, de maneira mais intuitiva e controlada com o uso de apenas um software. Na segunda etapa do evento, teremos o professor Genésio Gomes, que apresentará umas das novidades que acontecerão na Campus Party Recife deste ano. O Programa Startup&Makers pretende reunir empreendedores e investidores num ambiente favorável para geração de negócios.

O evento é aberto ao público e irá conferir certificado digital. Faça sua inscrição para o evento.

 

Unity Tour

Evento passa no primeiro semestre por São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Nordeste para apresentar aos alunos e professores das Universidades e Escolas interessadas a tecnologia Unity. O Unity é uma das ferramentas mais difundidas nos dias atuais, quando o assunto é produção de games independentes, possibilitando o desenvolvimento PC/Mac, celulares, tablets, web, Android, IOS, Windows Phone, Black Berry e consoles.

 

O Programa Startup&Makers

Este ano, numa iniciativa inédita em Pernambuco (sucesso na edição de São Paulo), a Campus Party Recife vai reunir 50 Startups e Makers em um mesmo local, por alguns dias. As Startups, são empresas novas comumente lastreadas no mundo digital com grande potencial de inovação e crescimento. O movimento Maker, por outro lado, é formado por profissionais altamente inventivos que podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e soluções com suas próprias mãos. A oportunidade de termos Startups e Makers no mesmo espaço vem do fato que cada vez mais vemos os Makers criando (ou se engajando) em Startups para desenvolverem seus projetos/habilidades pessoais.

No Startup&Makers então será possível conhecer quem são as Startups e Makers cuidadosamente selecionadas(os) pela Campus Party Recife, o que elas(es) fazem e como este ecossistema está mudando todo o mercado brasileiro – e mundial. Uma grande oportunidade para compartilhar experiências, mostrar seu trabalho para investidores reais, além de participar de palestras, mentorias, competições e estar inserido em um local onde as possibilidades são infinitas.

Através do programa startup&makers os participantes poderão:

+ participar de competições de startups

+ Apresentar seu projeto aos investidores (aceleradoras, incubadoras, business angels, investidores de capital de risco);

+ Apresentar seu negócio para potenciais clientes e visitantes;

+ Fazer networking com os milhares de campuseiros para buscar talentos, colaboração, etc;

+ Participar das palestras e mentorias repletas de dicas imperdíveis;

+ ter acesso a arena da Campus Party Recife com diversos palcos de conteúdo.




Startup formada por alunos de Jogos Digitais é aceita por incubadora do Porto Digital

Na última segunda-feira (19/05), a startup Anuraki Studios, formado pelos alunos e egressos do curso de Jogos Digitais (Lyvio Gomes, Artony Araujo, Swamy Filho, Otavio Silveira e Ricardo Carvalho), foi aprovada pelo edital de seleção Portomídia, do Porto Digital, com isso tendo a oportunidade de incubar o jogo para desenvolvimento, melhorias, implementação e promoção.

O Projeto
A proposta começou na disciplina de Oficina de Advergame, ministrada pelo professor Anthony Lins, em 2013.1, com o objetivo de desenvolver um jogo para auxiliar aos que desejam estudar para o Enen. O game sofreu algumas mudanças no conceito para ser submetido ao edital de incubação. Agora, além de ajudar para o exame do Enem, o projeto ampliou para vestibulares e concursos públicos. Outra novidade será a promoção da competição, diversão e engajamento entre estudantes e escolas, de modo que o estudo não se torne menos tedioso e mais divertido. O diferencial que destaca o projeto dos demais jogos voltados para a educação, é a busca por desafios que estimulem o público alvo.

O Portomídia
Centro de Empreendedorismo e Tecnologias da Economia Criativa – é uma ação do NGPD que pretende contribuir para projetar nacional e internacionalmente a cidade do Recife como um centro de referência no setor dos serviços modernos de economia criativa, intensamente demandante de tecnologias de informação e comunicação. Está estruturado em quatro pilares, Educação, Experimentação, Exibição e Empreendedorismo, no qual está inserida a Incubadora do Portomídia, que tem como objetivo a estruturação de startups de Economia Criativa, mais especificamente nas áreas de design, jogos digitais, multimídia, cine-vídeo-animação, música e fotografia que façam uso intensivo de TIC. Para maiores informações sobre o Portomídia consulte www.portomidia.org.

Lista dos selecionados para o Portomídia e o C.A.I.S.




Curso de Jogos Digitais da Unicap será tema na Ubigames em Portugal

O coordenador e professor do Curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco, Breno Carvalho, foi convidado para participar do Seminário sobre Jogos Digitais  – Ubigame Conference in Digital Game Design and Development – G3D, que se realizará nos dias 04 e 05 de Junho de 2014 no anfiteatro 1 da Universidade da Beira Interior, na cidade de Covilhã, Portugal.

Covilhã - Jardim do Lago, Portugal
Covilhã – Jardim do Lago, Portugal

Carvalho, irá participar na qualidade de orador para desenvolver o tema: “A evolução do curso de Jogos Digitais na UNICAP e no Brasil”. Além disso, o coordenador também conhecerá as instalações do Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais que está sendo lançado pela Universidade que contempla vagas especiais para brasileiros, inclusive egressos do Curso de Jogos da Unicap. Para o professor Ernesto Vilar, diretor do Mestrado na Ubi, a visita do professor Breno Carvalho contemplará a possibilidade de parceria entre as duas instituições.

A conferência envolverá pesquisadores e profissionais, nacionais e internacionais, sob o tema: “Ensino e pesquisa com o uso de jogos digitais e novas tecnologias”. A sessão de abertura contará com a participação do Magnífico Sr. Reitor da Universidade da Beira Interior o Professor Fidalgo Carreto e as seguintes palestras já confirmadas:

Professor Nelson Zagalo – Universidade do Minho
Professor Francisco Rebelo – Universidade de Lisboa
Professora Emília Duarte – IADE – Creative University
Professora Bárbara Barroso – Instituto Politécnico de Bragança
Licínio Rock – Universidade de Coimbra
Ricardo Flores – Biodroid
Bagabaga – Studio
André Luís – Trojan Unicon

 

Videojogos chegam à Universidade
Novo Mestrado em Design e Desenvolvimento de Videojogos na UBI

A Universidade da Beira Interior lança o primeiro mestrado universitário em Design e Desenvolvimento de Jogos de Portugal.  As inscrições abriram no dia 10 de maio e o ciclo de estudos inicia-se em Setembro de 2014 com 30 vagas.

O inovador Mestrado em Jogos Digitais (Digital Game Design and Development – G3D master) da UBI nasce com o objectivo de associar o Ensino Universitário à crescente necessidade por profissionais especializados para a indústria dos jogos digitais e aplicações para smatphones (apps). A principal preocupação dos criadores do curso de Design e Desenvolvimento de Jogos da UBI foi o de envolver, no mesmo ciclo de estudos, as principais competências exigidas a um profissional para a industria dos jogos com especialidade em Designer de Jogos ou Programador de Jogos. Além disso, houve a preocupação em ter no ciclo de estudo outras competências igualmente exigidas pelo mercado como Concept Art, User Experience, Guionismo para jogos e Empreendedorismo Tecnológico para que os alunos possam saber como criar as próprias empresas.

A principal estratégia para manter o curso atualizado às exigências de mercado tecnologicamente exigente foi associar o mestrado ao Laboratório de Jogos Digitais da UBI – G3Dlab criado, especificamente, para dar suporte ao curso e realizar convênios com empresas e profissionais, nacionais e internacionais, na área dos jogos digitais. Outra estratégia para garantir que o ciclo de estudos possuirá sempre as principais competências exigidas a um profissional da indústria dos videojogos, é a de envolver profissionais das áreas de Informática e Design no mesmo ciclo de estudos. Também se pretende trabalhar em equipas multidisciplinares e similares às que os estudantes encontram em Game Studios nacionais e internacionais.

Apesar do curso ser direcionado aos estudante de licenciatura em Design (comunicação, multimédia e industrial) e em Informática todos os alunos de licenciaturas afins, podem inscrever-se no curso que associa Investigação, Game Studio Development e Ensino. Neste Mestrado, além da experiência profissional e académica do corpo docente, o aluno beneficia de uma sala de aula equipada e dedicada ao ensino de videojogos e aplicações informáticas, uma Biblioteca própria e dedicada, um Laboratório alimentado com projetos de empresas nacionais e internacionais e aulas teórico-práticas leccionadas por convidados vindos de todo o mundo, de renome na indústria dos jogos.

Ensinar o aluno a ser criativo, tecnicamente preparado e mesmo empreendedor é um objectivo primeiro, pois aqui se ensina a criar o próprio Game Design Studio num ambiente tecnologicamente sofisticado, atualizado e potenciador de ideias com implementação futura.

Os criadores do curso orgulham-se de ter conseguido reunir um plano de estudos mais completo, incluindo Programação para Jogos; Realidade Virtual, Modelação 3D, Layout e Estética para jogos, Game Design, Cinema, Concept Art e outras tecnologias Audiovisuais com Programação Multi-Plataforma. Além disto, o núcleo de estudos de Informática, Design e Comunicação desafia os candidatos a entrar naquela que é a segunda maior Indústria de entretenimento hoje, a dos videojogos; através de parcerias institucionais e corporativas, firmadas com empresas de renome global.

Isto não é somente um curso; é uma carreira no futuro!
Para saber mais sobre o Mestrado e a Ubi acesso os link:

Mestrado em Design de Jogos: https://www.ubi.pt/Curso.aspx?CodigoCurso=971
Site da UBI para brasileiros: http://brasil.ubi.pt/




Aluno de Jogos Digitais lança livro de aventuras

O aluno do curso de Jogos Digitais da Unicap, Wagner Andrade, lança livro que trata das aventuras de Exagero, um homem que, devido a um feitiço, toma a forma de um jumento durante o dia. O lançamento será dia 03 de maio, às 19h na Livraria Cultura, Recife Antigo.

A trama começa a ser costurada no momento em que Rosa, filha de um fazendeiro, apaixona-se por ele, mesmo estando prometida a se casar com outro. Daí, já viu, tudo pode acontecer neste divertido enredo que se instala perfeitamente no nosso imaginário e nos instiga a cada página virada, ilustradas pelo próprio autor.

Wagner Andrade exibe exemplares do livro
Wagner Andrade exibe exemplares do livro

JD – O que te motivou a fazer o livro e qual a importância de ver o produto impresso?
Wagner – O jumento apaixonado” nasceu entre 2005 e 2006, mas só agora ganhou formato de livro. A obra nos remete a ideia dos moldes do realismo fantástico, uma história de amor, paixão e sexo, com leveza e malícia, totalmente voltada para uma visão cordelista. Inicialmente concebida numa linguagem mambembe, pensada para apresentação de marionetes e logo após roteirizada. No decorrer do tempo, os personagens foram ganhando força, e hoje, a história ganhou mais uma peculiar forma de ser contada, que sai da caixinha de surpresas da mente deste talentoso autor.

O aluno também relatou que a estória já estava pronta quando iniciou o curso e que seus trabalhos como ilustrador, além das disciplinas de artes do curso o influenciaram na finalização do trabalho e que a maior motivação foi a realização pessoal de um sonho, de publicar meu primeiro livro.

Maiores informações:  Facebook