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CAIS do Porto e Portomídia fazem workshop na Unicap para elaboração de projetos de Startup

Se você tem uma ideia que pode virar oportunidade de negócio, a hora de tirar do papel é agora! Pois as duas incubadoras do Porto Digital, a CAIS do Porto e o Portomídia, abriram inscrições para seu processo seletivo de 2014.

Para ajudar na elaboração da proposta do edital 2014 do Portomídia, será realizado na próxima terça-feira, dia 01 de abril, às 18h30 na sala 510 do bloco A da Unicap, uma palestra sobre Workshop Elaboração de Propostas de Startups para Incubação com Marcos Oliveira, gerente do Portomídia. 

Para participar é necessário se inscrever no Workshop através do link: Inscrição Workshop -UnicapO evento será aberto ao público.




Aluno e professores de Jogos têm artigo aprovado na 5º Conferência Internacional em Ergonomia e Fatores Humanos Aplicados

No último domingo, o artigo desenvolvido por aluno e professores do curso de Jogos Digitais da Unicap foi aprovado para apresentação e publicação na 2ª Conferência Internacional sobre Ergonomia em Design, encontro integrante da 5ª Conferência Internacional em Ergonomia e Fatores Humanos Aplicados – AHEF, será realizada na Cracóvia, Polônia, entre os dias 19 a 23 julho de 2014.

O artigo intitulado, “The state of the art in Virtual Reality applied to digital games: a literature review” teve como objetivo pesquisar o estado da arte sobre Realidade Virtual aplicado aos Games. O trabalho faz parte das pesquisas do Mestrado em Design do professor Breno Carvalho, que contou com a colaboração do Curso de Jogos Digitais da Unicap através do aluno do 5º módulo, Gabriel Soares e do professor Anthony Lins, sob a orientação dos professores da Pós em Design da Universidade Federal de Pernambuco, o doutor André Neves e o PhD Marcelo Soares.

Versão atual do sistema Cave (Mechdyne 2014)
Versão atual do sistema Cave (Mechdyne 2014)

O artigo relata sobre o termo Realidade Virtual (RV), que foi apresentado pelo artista e cientista da computação, Jaron Lanier, que conseguiu expressar a busca pela fusão do real com o virtual na década de 1980. A partir de filmes como Tron, de Steven Lisberger, o conceito tornou-se mundialmente conhecido como tecnologia para jogos digitais, visando provocar uma maior interação, imersão e engajamento do usuário com o ambiente e a narrativa projetada.

No contexto de jogos digitais, no passado havia grande dificuldade de uso dos equipamentos como o capacete com óculos, por questões de ergonomia. Atualmente, novos dispositivos estão sendo aprimorados para uma melhor usabilidade por parte do usuário, novas aplicações como o uso de serious games no auxílio às áreas da educação e saúde e no futuro, em projetos de nanotecnologia aplicada a virtualização da realidade, transpondo as limitações do corpo humano dentro do mundo virtual.

HCI2013

Em 2013, outra pesquisa do professor Breno Carvalho direcionada para sua dissertação do Mestrado em Design da UFPE foi apresentada na 15 ª Conferência Internacional sobre Interação Humano-Computador (HCI) que ocorreu ente os dias 21 a 26 de julho em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos.

Doodle comemorativo ao aniversário 30 anos do jogo PAC-MAN, exibido em 2010 na página da Google
Doodle comemorativo aos 3o anos do jogo PAC-MAN desenvolvido em 2010 pela Google

O trabalho sobre “Interactive Doodles: a Comparative Analysis of the Usability and Playability of Google Trademark Games between 2010 and 2012” foi desenvolvido sobre a orientação dos mesmos professores da UFPE em parceria com o ex-professor do curso de Jogos Digitais da Unicap Rodrigo Medeiros.

O artigo que investigou possíveis problemas de usabilidade e jogabilidade nas mutações jogáveis da empresa Google. O trabalho foi publicado pela Springer e pode ser acessado através do site ResearchGate.




Ex alunos do curso de Jogos Digitais têm aplicativo selecionado em evento promovido pela Locaweb

Os egressos do curso de Jogos Digitais Renato Oliveira e Pedro Queiroz, da startup RApp’s Studio, encubada no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), tiveram seu aplicativo selecionado em evento promovido pela Locaweb. O app Arca dos Livros, tem como foco a área educacional utilizando a tecnologia de realidade aumentada para interagir com livros. Isto pode ser conferido adquirindo um dos dez títulos incluídos no projeto e baixando o aplicativo no smartphone ou tablet.

Fonte: Pernambuco.com




Abertas inscrições para o curso Empretec

Estão abertas as inscrições para o curso EMPRETEC, que acontecerá no mês de março. O curso é destinado à empreendedores (de preferência com empresa constituída) das áreas da Economia Criativa, especificamente cine-vídeo-animação, fotografia, design, música, jogos digitais e multimídia, e de TIC. São apenas 30 vagas!

O EMPRETEC é uma metodologia da Organização das Nações Unidas – ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em cerca de 34 países.

O EMPRETEC é uma parceria do Portomídia com o SEBRAE. Informações: Portomidia.org





Abertas as inscrições para o 2º Brazilian International Game Festival

Abertas as inscrições para a segunda edição do BIG, Brazilian International Game Festival, que celebra os melhores games independentes. Nessa edição, o BIG permitirá que qualquer um se inscreva e mande seu jogo (independente da plataforma).

A inscrição é grátis e vai até o dia 31/03/2014. O melhor jogo do evento ganha o prêmio de R$ 12 mil. Além disso, os jogos finalistas ficarão disponíveis para testes públicos durante o festival.

O evento contará com uma DemoNight, em que desenvolvedores poderão mostrar seus projetos. A DemoNight tem inscrição até o dia 15 de abril. É uma grande oportunidade de colher feedbacks de autoridades em game design.

O BIG tem patrocínio da Prodesp e do BNDES, com parceria com a Apex Brasil. O evento acontecerá entre os dias 10 a 18 de maio no Centro Cultural de São Paulo. Informações: BIG.

Fonte: GameReporter