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Curso de Jogos Digitais ganhará Agência Experimental

O curso superior tecnológico em Jogos Digitais ganhará uma agência experimental. A novidade foi anunciada ontem à noite (27) pelo coordenador, professor Breno Carvalho, durante a palestra “Desenvolvimento de Games para Playbook”. Segundo ele, a agência funcionará a partir de 2013.1. Outra boa notícia é um concurso de games com premiação no Unigames 2012, previsto para os dias 21,22 e 23 de novembro. Os vencedores levarão além de livros e certificados, um Playbook e um smartphone 9900 da BlackBerry.

A sala 510 do bloco A ficou lotada de estudantes e interessados em desenvolver jogos para o Playbook, o tablet da BlackBerry. Especialistas discutiram desde o design até os códigos, softwares e linguagens técnicas mais avançadas utilizadas pela multinacional canadense. Felipe Quérette e Sérgio Migueis, da empresa Guaraling, falaram sobre o game Ka’arupan. A narrativa conta a história de um índio que, numa competição de arco e flecha, atingiu e quebrou o sol, sem querer. A missão dele é percorrer a floresta escura para recompor o Astro-Rei.

A história prossegue à medida que o usuário vai jogando, interagindo. O jogo é composto por cenas assistidas, minigames e cenários interativos no qual é mostrada a visão dos personagens. “A pesquisa é importante para o desenvolvedor ter noções imagéticas. Um exemplo: nós pesquisamos vários modelos de arco e flecha para saber onde ela se apóia, tipo de florestas nacionais”, disse Felipe ao explicar a presença de elementos do folclore nacional no game. Coube a Sérgio destrinchar os aspectos mais técnicos. Segundo ele, o desenvolvedor precisa ter noções de 3D “até para jogos em 2D”; lógica; algoritmo e física porque “muitos jogos se aproximam da realidade”.

Já Felipe Andrade, da I2 Mobile, falou sobre a linguagem HTML5 na BlackBerry. “É a empresa que mais apóia desenvolvedores tanto em pesquisa, quanto em negócio”, disse ao relembrar os tempos em que o Itep era a incubadora da empresa dele. Felipe apresentou exemplos práticos de como o HTML5 está revolucionando a estética virtual. Um deles foi o novo clipe da banda americana Red Hot Chili Peppers. O usuário navega em 360º pelo cenário do clipe com possibilidade de transitar em vários cenários e ambientes diferentes com zoom, à medida que a música toca.

Bruno Mota, também da I2 Mobile, deu dicas para iniciantes. “Recomendo organizar o projeto em um Json, sistema que organizar melhor os conceitos de método e atributo”. Ele também contou um case da Campus Party Recife. O desafio era criar um aplicativo em menos de 12 horas, quando normalmente se leva entre um e três meses. “Nós conseguimos criar um app que armazenou o cadastro dos visitantes da Campus Party sem necessidade da Internet, guardando os dados localmente”.

E pra finalizar a programação da noite, um convidado especial. Damien Borba, representante da própria BlackBerry, trouxe mais novidades da empresa, o BlackBerry 10. O novo sistema operacional que vai ser usado, já a partir do começo de 2013, em carros, geladeiras, smartphones e tablets. “É o que vai definir a empresa nos próximos dez anos”.

Damien explicou que o sistema tem como base o QNX, um outro sistema com mais de trinta anos de desenvolvimento já presente em 60% dos carros vendidos nos EUA. E as maravilhas tecnológicas não param por aí. O Blackberry 10 é capaz de acabar com os olhos fechados em fotografias, por exemplo. “Ele reconhece a face e é capaz de voltar frames de segundos na imagem, abrindo o olho da pessoa fotografada, literalmente”. No programa de texto, o vocabulário se adéqua ao construído pelo usuário. “Quando a palavra se forma, é só arrastá-la para a tela e ela já forma a frase”.

A grande vantagem do BalckBerry10 é que o seu desenvolvimento não se limita ao HTML5, podendo acontecer com Native SDK, Adobe Air ou Android Runtime. “A Blackberry não quer tirar vocês desenvolvedores da zona de conforto. Vocês podem continuar a usar a sua linguagem preferido porque vem muita coisa boa por aí”, finalizou Damien. Ao final do evento foram sorteados brindes da Vivo e o protótipo BB10 de desenvolvimento da BlackBerry.

Fonte: Assecom Unicap




Curso de Jogos da Unicap promove evento sobre Playbook

Para promover conhecimento sobre tablets para os alunos, o curso de Jogos Digitais promove o evento sobre desenvolvimento de games para o Playbook da BlackBerry no dia 27 deste mês, as 19h na sala 510 do bloco A da Unicap. Teremos a participação de profissionais da i2 Mobile e da empresa Guariling mostrando os projetos apresentados na Campus Party Recife.

O evento ainda contará com a participação do evangelista da BlackBerry, Demian Borba, falando de novidade sobre os projetos da empresa.

A entrada é gratuita e aberta ao público. Confira a programação no cartaz.




Jogos sociais no Brasil devem movimentar US$ 238 milhões em 2014

O mercado de jogos sociais no Brasil deve chegar a US$ 238 milhões até 2014, de acordo com o Venture Beat. No periodo, o número de jogadores sociais brasileiros deve chegar a 52,3 milhões.

Atualmente, a base de jogadores brasileiros é de cerca de 35 milhões, e o valor do mercado nacional deve chegar a US$ 136 milhões até o fim de 2011. O Brasil representa 5% do mercado mundial, e 35% do mercado latino-americano.

Os jogadores brasileiros gastam, em média, US$ 1,87 por mês com bens virtuais, cerca de US$ 0,50 a menos do que nos Estados Unidos. Os gastos totais dos brasileiros com jogos em redes sociais deve chegar a US$ 5,6 bilhões até 2014.

Fonte: Olhar Digital

 




Curso de Jogos da Unicap promove evento sobre Empreendedorismo

Após o enorme sucesso da Campus Party do Recife, novas perspectivas para o mercado de games e TI no Recife foram lançadas, para fomentar, ainda mais, o ecossistema local. Nesse sentido, o curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco, com o apoio do Projeto Células Empreendedoras, idealizado pelo professor Genésio Neto, será realizando um evento para mostrar aos alunos da Unicap que é possível empreender durante sua jornada acadêmica.

O evento acontecerá dia 15 de agosto, às 19h, no Auditório G2 da Unicap, com a participação de convidados e parceiros. Confira a programação:

Abertura
Genésio Neto (Células empreendedoras)

Apresentação de cases
João Victor (Células Polimobile e Touch up)
Perseu Bastos (Playfull games)
Agenor Mota (Diretor da ifi.com).

Palestra
Geraldo Magela (Diretor da Incubatep).

Perguntas e Sorteios de bolsas de estudos para games.

 

Informações acesse: Facebook Células

Entrada Franca




Iniciativa ajuda no tratamento de crianças com câncer

A UZ Games e a ACIGAMES e seus parceiros lançaram oficialmente o Lounge de Games para crianças especiais no hospital do Câncer de Barretos, o espaço é fruto de um projeto pioneiro que coloca as crianças totalmente em contato com os games e possibilita que elas tenham a impressão que não estão em um hospital e sim em um local de divertimento.

Não dava para não ver a alegria no rosto das crianças presentes, a ACIGAMES e os filiados na minha opinião fizeram muito a diferença neste local, e já temos planos para ampliar esse projeto. Abraços a todos. (Moacyr A. Alves Junior, Presidente da ACIGAMES).

Amigos é com muito orgulho e emoção que ontem a UZ Games e a ACIGAMES e seus parceiros, lançamos oficialmente o Lounge de games para crianças especiais no hospital do Câncer de Barretos o local é um projeto pioneiro que coloca as crianças totalmente em contato com os games, onde elas tem a nítida impressão que não está em um hospital e sim em um local de divertimento, não dava para não ver a alegria no rosto das crianças presentes, a ACIGAMES e os filiados na minha opinião fizeram muito a diferença neste local, e já temos planos para ampliar esse projeto. Abraços a todos. (Moacyr A. Alves Junior, Presidente da ACIGAMES).




Entrevista com game design Tupy sobre mercado de jogos e o curso da Unicap

Após visita ao campus da Universidade Católica de Pernambuco, o game designer e professor Francisco Tupy comenta sobre o evento da Campus Party realizado entre os dias 26 a 30 de julho de 2012 no Recife, suas impressões sobre o cenário de jogos no Brasil e no Nordeste. Tupy ainda comenta sobre o projeto do curso de Jogos Digitais da Universidade, elogiando nossa estrutura física e intelectual. Confira no vídeo abaixo. Mais uma vez, obrigado professor Tupy.