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Alunos e professores de jogos participam da Campus Party Recife

Coordenador Breno Carvalho e alunos Fernando Mello e Breno Lima

Para o evento de tecnologia, negócios, games e arte o curso de Jogos Digitais da Unicap não poderia estar fora deste acontecimento inédito no Estado. A participação não é apenas como ouvinte, mas como corpo atuante no evento, com professores e estudantes compondo palestras, mesas de debates e também atuando na organização do evento.

Professor Bruno Oliveira

O Professor e game designer, Bruno Oliveira, ressalta a grande importância do curso estar presente no evento, devido a oportunidade de conhecer as novidades tecnológicas e poder trocar idéias com pessoas de várias instituições e lugares diferentes.

“Participar da mesa “Videogames como campo de estudo” juntamente com professores e profissionais de outras partes do Brasil foi altamente gratificante quando se faz perceptível que os jogos cada fez mais atraem a atenção não apenas pelo potencial econômico mas também pela capacidade de gerar interesse dos jogadores em conteúdos – servindo assim como ferramenta de ensino e geração de diálogo entre alunos e professores”, diz Bruno.

Bacharel Rogério Araújo

Para o bacharel Rogério Araújo, “poder participar em dose dupla deste grande evento está sendo sensacional. Por um lado, podendo colaborar com o trabalho voluntário na parte de Inclusão Digital em contato com crianças de escolas públicas e por outro, podendo também palestrar sobre a área de games, além de fazer o networking que não pode faltar em um evento como este”.

 

 

 

Para assistir as palestra acesse o site do evento e confira a programação das palestra que os professores e alunos do curso estarão participando:

Sexta – 27
Mesa: Meme, o novo Rock n’ Roll – Atividade Youpix | 21:30 – 22:30 | Cenário Michelângelo

Professor Fernando Fontanella

Mesa: Videogames como campo de estudo | 21:30 – 22:30 | Cenário Stadium
Professor Bruno Oliveira


Sábado – 28

Palestra – Game e Saúde | 11h15 – 12h15 | Cenário Stadium
Professor Breno Carvalho e os bacharéis Lucas Alencar, Perseu Bastus e Rogério Araújo.

MESA – Cinema, games e a web: a era da convergência |  16h45 – 17h45 | Cenário Stadium
Professor Leo Falcão

MESA – Como se Desenha uma cidade? | 11:15 – 12:30 | Cenário Michelangelo
Professor Eduardo Araujo Oliveira


Domingo – 29
PALESTRA – Empresas de games e a economia tradicional | 10:30 – 12:30 | Cenário Stadium
Aluno Perseu Bastos

Mesa: Mobilização: o lado sério das mídias sociais | 11:15 – 12:30 | Cenário Michelângelo
Professor Fernando Fontanella

TEMA: Você está compartilhando demais? | 16:30 às 17:30 | Cubo de Conteúdo YouPix
Professor Fernando Fontanella

Palestra: O Viral hoje: o brega é hype | 18h – 19h | Cenário Michelângelo
Professor Fernando Fontanella
A programação completa do evento acesse aqui.

http://blogs.diariodepernambuco.com.br/campusparty/2012/07/programacao/

 

 




Colação de Grau da primeira turma de Jogos Digitais

Em um evento realizado ontem (25/07/2012), no Auditório G2, aconteceu a Colação de Grau da primeira turma de Jogos Digitais da Unicap. O evento contou com a participação da Pro-Reitora Acadêmica da Unicap,  Dra. Aline Grego; bem como o Coordenador do Curso de Jogos Digitais, Prof. Breno Carvalho; e demais professores.

 

Formando do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Unicap

Segundo o aluno Breno Lima, “mais uma vez valeu a todo mundo que estudou comigo, ao coordenador Breno Carvalho por dar frente a esse curso, e à Uniap por ter divulgado tão bem o começo deste curso até chegar aos meus olhos, que me fez mudar os planos de fazer Direito. AINDA BEM!”. Ainda completa que ele gostou quando a professor Aline Grego, representando o Reitor da Unicap falou: falou:

Lucas Alencar laureado e empreendedor

“… e temos aqui se formando a primeira turma de Jogos Digitais da UNICAP, alunos quais, durante o curso, devem ter ouvido muito que iam à faculdade pra brincar, mas quando na verdade era pra estudar e produzir algo muito sério.”

Para a primeira turma o discente laureado é um exemplo que resume o espírito do curso: um aluno ético, aplicado, que projeta jogos e empreende. “Foi um imenso prazer receber esse reconhecimento. Desde o meio do curso já recebia algumas brincadeiras dos colegas mencionando que eu receberia, mas no momento em que meu nome foi citado rolou aquela surpresa e nervosismo muito empolgante. Sair do primeiro curso de jogos digitais do Recife na Católica com esse certificado é uma coisa muito boa para minha carreira. E levar essa notícia pra casa tendo a alegria de mostrar isso para todos os meus familiares que me ajudaram em todo o período da graduação. Deixei para o final mas não menos importante, e sim o mais importante, agradeço a Deus que me deu condições e as tantas oportunidades de mostrar o que aprendi”, diz um dos sócios da startup Playfull.

Parabéns aos primeiros bachareis em Jogos Digitais da Unicap, pois vocês são vencedores por “zerarem o jogo”, palavras do coordenador do curso.




Cangaço Wargame: jogo online baseado no Sertão brasileiro

“Se os americanos podem lançar games baseados no velho oeste, porque não fazemos sobre o cangaço?” Talvez tenha sido assim que os desenvolvedores da Sertão Games pensaram há cinco anos no jogo Cangaço Wargame, título lançado no último dia 9 de junho de 2012.

Idealizado, inicialmente, como um jogo de tabuleiro, porém durante o desenvolvimento os produtores aperceberam-se que o jogando estava ganhando muitos elementos que tem tudo a ver com a dinâmica de jogos sociais. E foi justamente por essa razão que o jogo foi desenvolvido para o Facebook.

No jogo, com foco em multiplayer, você deve liderar um grupo de cangaceiros em batalhas por turno, passando por fazendas, cidades e brejos da caatinga. As batalhas são por turno, um combate pode levar alguns minutos ou algumas semanas: você faz seu movimento e em seguida aguarda o seu adversário (que pode estar offline no momento).  Há dois grupos distintos no jogo: os cangaceiros e a volante. Conforme vai desafiando e vencendo seus inimigos, você sobe no ranking, chegando mais perto do título de rei do cangaço.

Um dos desafios que devem ser enfrentados pelo jogador é a racionalização da água, deste modo o jogador vê um traço de realidade no jogo. Além disso, todo o cenário e elementos do jogo remetem no período histórico do cangaço, ou seja, há roupas, armas, sons e o Sertão retratados para deixar as coisas mais realistas. O Cangaço Wargame pode ser jogado gratuitamente direto no Facebook.

Fonte: GameReporter.com.br




Alunos de Jogos têm projeto aprovado na incubadora Cais do Porto

Após meses de desenvolvimento e estruturação de projetos, veio a grande notícia para os integrantes da startup Playfull Games. O projeto Gigamigos foi aprovado no processo de seleção da incubadora Cais do Porto, na área de setores produtivos prioritários. A ideia dos novos empreendedores visa o desenvolvimento de jogos na área de saúde e educação para diagnosticar determinadas doenças, como por exemplo: a dislexia e o TDAH. Inicialmente será aplicado apenas em crianças internadas, mas será ampliado para as escolas e para todas as faixas etárias.

O Gigamigos é um projeto que além de poder proporcionar uma melhoria na vida de muitas crianças, inicialmente, por envolver o lúdico, é uma ferramenta de extrema importância para o dia a dia dos médicos, que poderão obter diagnósticos mais precisos diariamente através dos jogos que farão parte deste ambiente virtual e que proporcionarão temáticas educativas, para que a criança nunca deixe de aprender, mesmo estando em um ambiente hospitalar, afirma Rogério Araújo, graduado em Jogos Digitais na Universidade Católica de Pernambuco.

Para o professor e coordenador do curso de Jogos da Unicap, Breno Carvalho, a notícia além de ótima, comprova que o curso possibilita aos alunos conhecimento para serem empreendedores e, não apenas, futuros funcionários. “Esse projeto pode revolucionar a forma de diagnosticar e tratar as crianças com tais doenças, demostrando que a tecnologia e os conceitos dos games estão presentes para ajudar e agregar valor aos serviços de saúde e educação profissional”, afirma.

Confira a lista dos projetos aprovado no edital da Cais do Porto: Aprovados

 

PLAYFULL

Empreendedores: Tiago Fonseca (à esquerda), Perseu Bastos, Lucas Alencar (ao centro), Rogério Araújo e Tiago Trigo

Formada em junho de 2011, em uma atividade de extensão desenvolvida na Unicap, os três sócios fundadores da Playfull Games, Perseu Bastos (Diretor de Negócios e Design), Lucas Alencar (Diretor de Criação) e Rogério Araújo (Diretor de Desenvolvimento), atualmente formados pela primeira turma de Jogos Digitais da Unicap, contam, hoje, com mais dois integrantes na equipe, Tiago Fonseca (Gerente de Criação), também formado em Jogos Digitais, e Tiago Trigo (Gerente de Desenvolvimento), que está se formando em Sistemas de Informação este ano.

Atualmente a empresa atua em diversas frentes de negócios voltadas para jogos, como os “advergames”, soluções que utilizam conceitos de jogos na publicidade e “gameficação”, estratégias de marketing que engaja o consumidor a usar elementos de jogos no dia a dia. Os sócios ainda planejam lançar um curso à distância sobre game design. “Temos bons profissionais em nossa cidade que estão sendo mal aproveitados e coletados por empresas de fora. Queremos mostrar que é possível realizar seus sonhos e projetos”, afirma Perseu Bastos.

Confira a página da startup:  PlayfullGames




Lute contra o fumo passivo de maneira divertida

Divertido e politicamente correto é o game Pothead Zombies 2, lançamento do estúdio indie Zanardi Liza através do site Newgrounds. O game estilo action/shooter tem a trilha sonora desenvolvida por Txai Viegas, inspirada no CPS2.

No papel de Zanardi ou Liza, o jogador de derrotar hordas de zumbis antes que eles cheguem no prédio. Mas o jogador deve prestar atenção na munição e armas disponíveis, pois as balas não são ilimitadas e em dados momentos a situação fica crítica. Mas não se assuste: o game disponibiliza um total de 42 armas ao jogador.

Ao todo o game conta com 15 waves e 3 chefes, o que deve garantir alguns bons momentos antes de se chegar ao final do jogo. E caso você esteja se perguntando: sim o game tem um pequeno enredo. Por razões misteriosas, a planta cannabis está transformando as pessoas em zumbis. Resta aos personagens destruírem os zumbis e evitar inalar a fumaça exalada pelos zumbis.

O game é a sequência do aclamado Pothead Zombies, game que levou a segunda colocação em votação popular no prêmio SBGames 2011 na categoria Web Game.

Para mais informações acesse: Geek.com