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Sucesso de público na palestra de Realismo 3D

Foi para um auditório lotado de alunos do curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e também de público externo que o artista visual e instrutor de modelagem 3D Filipe Hudson mostrou detalhes sobre a concepção de personagens e apresentou parte de seu portfólio, na noite da última quinta-feira, 24, na sala 510 do Bloco A. O profissional da Escola de Arte Saga, que passou recentemente por uma formação na conceituada Gnomon School of Visual Effects, na Califórnia, aproveitou o evento para divulgar  imagens ainda inéditas no Brasil de alguns de seus projetos. Em seu discurso, Hudson reforçou a importância de o profissional embasar muito bem seu projeto e reunir informações relevantes.

Busco do personagem no software Zbrush

“O mais interessante que Filipe mostrou foi a necessidade da pesquisa e da referência para construção de um personagem sólido. Para o exemplo que ele utilizou, foram necessários meses procurando informações em textos, lendas e bibliotecas a fim de produzir algo que fosse substancial. E o resultado, obtido com sucesso, a gente pode testemunhar aqui mesmo”, lembrou o professor da disciplina de Expressões Visuais do curso de Jogos Digitais da Unicap, Dario Brito.

O ex-aluno de Publicidade da Unicap, Raphaell Aretakis, agradeceu pela iniciativa de realizar a palestra e o workshop de ontem, foi inspirador e trouxe muitas dicas importantes para ele. Já a estudante da escola de Arte Saga, Emília Lima, “não tenho palavras pra descrever a felicidade de poder rever um amigo, ídolo e inspiração Filipe Hudson. Muito bom poder revê-lo, ouvi-lo e principalmente presenciar essa guinada na tua carreira. Parabéns ao Breno Carvalho pelo evento, e que venham mais tão bem sucedidos quanto este.”

Além da Palestra, houve uma oficina de Zbrush, no período da tarde desta quinta-feira, onde Hudson mostrou noções básicas do software e dicas para se garantir no mercado de arte. Confira as imagens abaixo.

Para o aluno do curso de Jogos, Gustavo Marques Lins, 3º módulo, “a oficina de Zbrush e a palestra ministrada por Filipe Hudson foram muito importantes para que os alunos pudessem ver o quão complexo é o trabalho de um artista 3d, bem como a necessidade de boa preparação para poder se inserir bem no mercado de trabalho. Iniciativas como esta engrandecem o curso de Jogos Digitais abrindo horizontes aos estudantes acerca das diversas possibilidades de atuação.”

“Fiquei muito contente e surpreso vendo que o curso está se esforçando para trazer workshops e palestras como essa porque isso é muito importante para nós, pois isso desperta interesses em outras áreas e, com isso nos temos a oportunidade de conhecer algo novo e com esse conhecimento aprendido nos temos a oportunidade de buscar conhecimento de outras formas ja tendo a base aprendida nas oficinas que facilita muito o aprendizado de algo desconhecido!”, diz o alunos do 3º módulo do Curso de Jogos da Unicap, Stephano Breitt.

Doações do público que participou do evento.

O evento ainda teve um caráter filantrópico: como entrada na palestra, foi sugerido que o público levasse dois quilos de alimento não-perecíveis a fim de serem doados para projeto social Ronda Noturna, da Unicap, que atende moradores de comunidades carentes todas as quintas-feiras à noite no centro do Recife.

Foram arrecadados mais de 80kg de alimentos graças a solidariedade de todos que participaram da palestra que inspirou a todos, professores e alunos do curso de Jogos Digitais, além do público externo.




Projeto promete transformar qualquer objeto em controle

Já imaginou tocar piano usando bananas como teclas? Ou massa de modelar como controle de vídeo game? É isso mesmo que você leu! É o que promete o MaKey MaKey: An Invention Kit for Everyonemete, um projeto que permite transformar qualquer coisa em controle de qualquer objeto. Se você não entendeu ou não acreditou ou achou coisa de ficção científica, então assista o vídeo e tire suas próprias conclusões.




Fórum discute temas relacionados a internet

O Fórum da Internet no Brasil, promovido pelo Comitê Gestor da Internet, visa reunir representantes da comunidade acadêmica, do terceiro setor, do segmento empresarial e do governo para discutir os desafios atuais e futuros da Internet.

Obedecendo seu modelo multissetorial de governança da Internet, o CGI.br pretende com isso, incentivar que os principais representantes destes setores acompanhem e opinem sobre os temas e questões mais relevantes para a consolidação e expansão da Internet no Brasil.

O evento acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco entre os dias 03 e 05 de julho de 2012, com inscrições realizadas de forma gratuita através do site: http://forumdainternet.cgi.br/





Curso de Jogos promove palestra sobre Realismo 3D para filmes e games

Este ano comemoram-se os 40 anos da criação dos jogos digitais. Inicialmente, desenvolvidos por meio de narrativas e visuais simples, formado por telas pretas e pontos brancos, na contemporaneidade, os games apresentam efeitos especiais e hiper realismo de personagens que se confundem com o mundo real. Para isso, são utilizados vários recursos: técnicas de modelagem 3D de elementos orgânicos (seres vivos e ambientes da natureza), mapeamento, pintura digital, edição de materiais e animação com captura de movimentos de atores reais.

Pensando na importância desse aspecto sobre o conhecimento do ambiente tridimensional para os games, o curso de Jogos Digitais da Unicap promove no dia 24 de maio uma Oficina e palestra com o professor e artista Filipe Hudson.

Especialista em modelagem orgânica, com 8 anos de experiência no mercado de treinamento em computação gráfica e arte visual, participou da criação e lecionou no primeiro curso de modelagem em 3D voltada para indústria de Games AAA no Recife, chamado Sinapse/Saga.

Hudson irá demonstrar algumas técnicas usadas pela industria internacional que desenvolve arte 3D para filmes como Avatar, Tron, bem como, games no estilo Call of Duty e Heavy Rain. As técnicas e suas produções, ainda não vistas no Brasil, são fruto de muito estudo e trabalho realizados após sua vinda de um treinamento da escola de artes Gnomon, Califórnia, EUA.

A palestra é aberta ao público e para participar é só trazer 2kg de alimentos não perecíveis que serão doados ao Projeto Ronda Noturna desenvolvido pela Pastoral da Unicap há mais de 10 anos.

 

Veja a programação e como se inscrever:

24/5 >> TARDE // Oficina de Esculta em Zbrush* [aberto ao público]
Horário: das 14h às 17h – Bloco A, Lab 406 – Unicap
Investimento: RS 30,00 (apenas 20 vagas) // Acesse o link https://www1.unicap.br/MinicursosCCS/
**É necessário o pagamento do boleto de inscrição até amanhã para validar a inscrição.
Oficina confere Certificado (Digital)
*Necessário conhecimento básico em modelagem 3D

24/5 >> NOITE // Palestra sobre Realismo 3D  [aberto ao público]
Horário: das 19h às 22h – Bloco A, sala 510 – Unicap
Investimento: 2 kg de alimentos não perecíveis
Confere Certificado (Digital)
Maiores informações: jogos.unicap@gmail.com




Boneco torna criação de animações em 3D mais fácil

Ainda este ano, será possível você e seu filho, que não entende do processo árduo de animações 3D, criarem as suas versões de maneira intuitiva e postar na internet. Entretanto a tecnologia ainda está em processo de desenvolvimento no Japão.

Estamos falando do Qumarion, uma espécie de boneco flexível que pode ser ligado às portas USB do computador. Com ele você é capaz de “botar a mão na massa” e moldá-lo em tempo real de acordo com o que você deseja recriar virtualmente. O manequim conta com uma silhueta bastante realista e flexibilidade para representar movimentos humanos.

Obviamente, o Qumarion não o ajuda na hora de desenhar os traços físicos de nenhum personagem, mas pode ser utilizado para que você crie os frames para o desenvolvimento de uma animação, por exemplo.

Segundo o The Verge, ele deve ser lançado já com um software próprio nos próximos meses e custando por volta de 750 dólares.

Fonte: The Verge

 




Exposição Expressões Visuais 2012

A turma do 1º período do curso de Jogos Digitais, 40 alunos que mal se conheciam, 20 dias de prazo, dois professores orientadores e um desafio “triplo”: projetar, construir e utilizar como cenário para uma sessão de fotos uma maquete que retratasse uma cena emblemática de um jogo inédito, completamente concebido por eles.

Assim nasceu o mote dessa mostra “Expressões Visuais: Exposição de Maquetes e Imagens para Games”. Munidos inicialmente apenas de conceitos vagos como “futuro”, “sobrenatural”, “medieval”, “mitológico” e “extraterrestre”, direcionados para cada equipe após sorteio, os alunos, totalmente iniciantes no curso, encararam com maestria essa missão.

Enquanto revisavam os mais diversos conceitos sobre arte, plasticidade e cenografia em sala de aula e desenvolviam os traços iniciais dos personagens de suas histórias, iam estudando os materiais, as referências visuais e os efeitos que melhor refletissem a estética traçada. O desafio seguinte foi tirar tudo isso do papel e montar os cenários.

Por fim, os alunos deveriam explorar esse ambiente com imagens fotográficas convincentes, obrigatoriamente clicadas a partir da técnica de light painting (que consiste em criar imagens com uma câmera utilizando as mais variadas fontes de luz). Enquadramento, composição estudada e iluminação “certeira” guiaram cada uma das fotos imaginadas.

O resultado, após muita dedicação, vocês podem conferir nas 36 fotos e nove maquetes aqui expostas na Biblioteca Central da Unicap de 07 a 31 de maio de 2012, ou na internet acessando o link Exposição Expressões Visuais 2012.

 




Alunos de Jogos Digitais ministram oficina

Empresa formada por alunos do curso de Jogos Digitais da Unicap, ministram oficina sobre Game Design.  A oficina será realizada em 05 de maio de 2012 na Escola Politécnica de Pernambuco das 8h às 12h e das 13h às 17h.

As inscrições podem ser realizadas via e-mail: contato@playfullgames.com.br

A PlayFull é uma empresa de desenvolvimento de games, que tem o objetivo de utilizar o lúdico como produto para gerar impacto no mercado de entretenimento e tecnologia.