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Jogos eletrônicos agora são reconhecidos como cultura para a legislação brasileira

Depois de muito trabalho, negociações e ações para mudar a “classificação” dos Jogos Eletrônicos para nossa legislação, finalmente temos um final feliz e promissor. Os games já são considerados pela legislação brasileira como cultura. Quadro bem diferente do que o anterior, quando eles eram considerados jogos de azar – fator que também contribuía e muito para que os jogos eletrônicos sejam lançados com um preço elevado no Brasil, graças aos altos impostos.

Marca do Projeto

A campanha “Jogo Justo” possibilitou essa mudança. Além de conseguir transformar os games em um produto cultural, o projeto contribuiu para que a cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) se tornasse isenta para os games. A decisão foi aprovada em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados, mas ainda conta com mais duas etapas: será analisada pelas comissões de Constituição e Justiça e Cidadania e Finanças e Tributação.

Entre outras ações, o projeto também contribuiu para que lojas de varejo fizessem promoções especiais como o “Dia do Jogo Justo”, que simulava a venda de jogos sem aplicação de impostos e tributos brasileiros. Aparentemente, este tipo de iniciativa causou o barulho necessário para que as coisas mudassem.

Entre as novidades para os profissionais ligados ao mercado de games no Brasil, está a possibilidade de participar de Lei de incentivo cultural Rouanet. Ela permite que empresas e desenvolvedores utilizem o dinheiro que seria aplicado no pagamento de impostos para ser convertido em produção ou recursos para a criação de jogos.

Veja mais detalhas da reportagem no link: Games são Cultura .

Fonte: Techtudo.com

 




Nintendo 3DS será guia turístico para os visitantes do Museu do Louvre

Agora, os consoles portáteis invadem outros ares: cultura e antiguidade. Se andar pelo Museu do Louvre, em Paris, já era algo espetacular, imagine agora poder interagir com as obras através de aplicações em 3D na palma da mão.

Louvre fechou uma parceria com a produtora japonesa de consoles Nintendo para levar a nova geração do seu console portátil, Nintendo 3DS, aos visitantes do famoso museu. A ideia é que o Nintendo 3DS se torne um guia turístico exclusivo das grandes obras de arte instaladas no museu para seus visitantes.

O projeto, que começará em março do próximo ano, pretende substituir gradualmente os tradicionais guias de áudio, que são utilizados por apenas 4% dos mais 8,5 milhões de visitantes anuais, pelos consoles.

De acordo com o Geeky Gadgets, a empresa irá implantar aproximadamente cinco mil unidades do 3DS e ele será capaz de proporcionar ótimas visualizações das obras em 3D, já que não necessita do uso de óculos.

Os visitantes poderão se localizar dentro do Louvre com o aparelho, montar e escolher itinerários temáticos e também ouvir centenas de comentários gravados, em sete idiomas diferentes, sobre as obras de arte que estão expostas.

“Nós somos o primeiro museu no mundo a fazer isso”, afirmou a AFP Agnes Alfandari, responsável pelo departamento de multimídia do Louvre.

O museu também atualizou seu site oficial para torná-lo mais receptivo e já tem planos para atualizar seus aplicativos para smartphones e tablets, permitindo que os visitantes planejem suas visitas diretamente em seus aparelhos móveis.

Fonte: Geek.com