1

Morre John McCarthy, pioneiro da Inteligência Artificial e pai do Lisp

Responsável pela criação do termo “inteligência artificial” e inventor da linguaguem de programação Lisp, morreu no último domingo (23) em Palo Alto, na região da Califórnia conhecida como Vale do Silício, o matemático e pesquisador da área de ciências da computação John McCarthy. Não há detalhes sobre a causa de sua morte. A notícia foi divulgada pelo jornalista e escritor Steven Levy, editor da revista Wired e especialista em tecnologia.

John McCarthy, pioneiro da Inteligência Artificial (Foto: null0/Creative Commons/CC-BY-SA-2.0)

McCarthy, que trabalhou nas universidades de Stanford e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), tinha 85 anos. Considerado um dos pioneiros do desenvovimento da Inteligência Artificial, McCarthy é o pai de tecnologias como a linguagem de programação Lisp e dos sistemas de computação por tempo compartilhado, que permitiam que diversas pessoas utilizassem o poder computacional ocioso dos chamados “mainframes”. Os chamados “computadores pessoais” só viriam a existir mais de dez anos depois da criação do conceito de “time sharing”.

 

O Lisp, linguagem criada por McCarthy para facilitar o desenvolvimento da Inteligência Artificial, é uma das mais antigas ainda em uso. Sua primeira versão foi publicada em 1958, apenas um ano após a chegada do Fortran. A primeira utilização da tecnologia foi na criação de programas capazes de enfrentar seres humanos em partidas de xadrez.




Evento sobre animação promove discussão sobre o setor no país

O Evento Dia Internacional da Animação acontecerá dia 28 deste mês no auditório do G2 da Universidade Católica de Pernambuco. O evento contará com a presença de André Lieban, criador da série Meu Amigãozão, veiculada no canal de TV fechada, Discovery Kids.

Além da exibição de curtas de animação, Lieban irá falar sobre o mercado de animação no pais. O evento é uma parceria entre a Associação Brasileira de Cinama de Animação, Abaca e o Curso de Tecnologia em Jogos Digitais, que trabalha esse conteúdo na turma do segundo módulo da noite. O evento não confere certificado, mas a entrada é gratuita.

Para quem não conhece a série, assista à abertura da animação.




Alunos de Jogos Digitais é semifinalista no Prêmio Santander Universitários

Mais uma etapa foi conquistada pela equipe intitulada DBug. Dos seis mil inscritos, apenas 27 projetos foram aprovados, dos quais 3 são de Pernambuco para a semifinal. O resultado final sairá dia 9 de novembro deste ano. Parabéns para os alunos de jogos e vamos esperar o resultado final.

Para conferir a lista dos aprovados acesse: Santander

LEIA MAIS
Projeto de alunos do curso de Jogos é selecionado no Prêmio Santander Universitários




Manipulando hologramas com as mãos

A Microsoft revelou hoje um novo projeto que permite ao usuário interagir com objetos holográficos tridimensionais como se eles estivessem em suas mãos. A máquina, batizada de HoloDesk, foi desenvolvida pelo grupo especializado em sensores no centro de pesquisas da Microsoft em Cambridge, nos Estados Unidos.

A tecnologia HoloDesk usa uma interface interativa em um sistema que combina um display transparente e o sensor ótico do Kinect para criar ilusão de que o usuário está tocando diretamente os objetos virtuais. Uma terceira câmera, apontada para o rosto do manipulador, determina o local para onde ele está olhando e aumenta a precisão de reconhecimento.

Fonte: Tecmundo




Disney criou sistema que permite que duas projeções interajam entre si

Com o objetivo para uso em jogos, educação, contatos e até para o compartilhamento de pastas e arquivos, a Disney Research, em parceria com pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, desenvolveu um sistema que permite que animações projetadas por dois projetores de mão interajam ao mesmo tempo e em uma mesma superfície. O sistema, intitulado SideBySide.

De acordo com o release oficial do produto, os projetores de mão são aparelhos híbridos que emitem ao mesmo tempo luzes visíveis e infravermelha, contém uma câmera para monitorar a projeção, sensor de variação e unidade de medida inercial.

A luz infravermelha é a principal responsável por promover a interação entre as duas projeções. Ela é usada para ajudar o sistema a reconhecer quando as imagens estão se movimentando e enviar as informações para os dois aparelhos.

“Os smartphones tornaram nossa comunicação possível, jogar games e recuperar informações da web onde quer que estejamos, mas nossa interação com os aparelhos é uma experiência solitária”, afirma Karl D. D. Willis, candidato ao programa de Ph.D. da Universidade Carnegie Mellon. “Agora que os projetores de mão se tornaram realidade, nós finalmente temos uma tecnologia que permite criar uma nova forma das pessoas interagirem com o mundo real”.

Os pesquisadores desenvolveram vários aplicativos para demonstrar a funcionalidade do SideBySide. Fizeram testes com jogos como boxe; Gorilla, onde os jogadores utilizam um avião e uma rede para capturar o gorila do adversário e Cannon, no qual os jogadores devem destruir uma parede de tijolos com balas de canhão.

Fonte: Geek.com