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Recife em lugar de destaque na produção de aplicativos para celular

Pesquisa realizada pela AppsGeyser, empresa que fornece uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos mostra que a capital pernambucana está entre as cinco cidades brasileiras que mais desenvolve aplicativos para celular. Encabeçando a lista está a cidade de São Paulo, seguida por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Curitiba.

A pesquisa levam em consideração apenas aplicativos desenvolvidos usando a plataforma AppsGeyser, contudo demonstra o ranking da produção brasileira de softwares mobile.

Fontes: G1, NE10 e AppsGeyser




Microsoft anuncia oficialmente a fabricação de Xbox 360 no Brasil

Agora é oficial. Na manhã desta terça-feira, a Microsoft confirmou que o Xbox 360 será produzido no Brasil. O melhor é a consequência dessa informação: o valor final do aparelho terá uma redução de cerca de 40% do preço do produto final. Será a primeira fábrica do produto fora da China no mundo.

– A Microsoft tem um papel importante nesse mercado de games. No final, o consumidor final acabará sendo beneficiado. A gente espera uma reação da concorrência sim, mas é importante que a Microsoft tenha sido pioneira – explicou o gerente de marketing para o Xbox 360, Guilherme Camargo.

A partir de 5 de outubro, serão duas versões de Xbox 360 que os usuários poderão adquirir, a de 4GB por R$ 799 (R$ 1.099 com Kinect) e a de 250 GB por R$ 1.099 (R$ 1.399 com Kinect). O objetivo com isso é popularizar o console no país, principalmente na classe C. A previsão é aumentar em 10 vezes a venda do aparelho por essas bandas.

– O mito maior é que o game ainda é visto como uma brincadeira por grande parte da população. A intenção é desmistificar. O videogame é muito mais do que jogar. No Brasil, ainda esta engatinhando a área. É um primeiro passo. Há muito potencial de crescimento. No Exterior, o videogame gera mais lucro que o cinema – acrescentou.

O anúncio foi feito simultaneamente em duas cidades. Em São Paulo, para jornalistas, e em Brasília, com o presidente da empresa, Michel Levy, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o ministro Aloizio Mercadante.

– O governo brasileiro é grande parceiro da Microsoft não só na área de games. Mas não existe nenhum benefício fiscal para essa parceria. O que houve é uma aproximação para possíveis parcerias futuras. Estamos fomentando o mercado de produção, mas também de criação – acrescentou Guilherme Camargo.

A Microsoft prometeu uma campanha de marketing intensa, com propagandas na TV aberta, inclusive. Para um futuro “breve”, a companhia indicou que fará anúncios para a rede online Xbox Live, como um maior catálogo de jogos.

Os preços da Xbox Live também receberão redução:

Assinatura três meses – R$ 44
Assinatura 12 meses – R$ 99

É mais um passo importantíssimo para o mercado de games no país. Inclusive, a Microsoft prometeu apoiar mais a produção local. É certo que a Sony e Nintendo terão de se mover para não ficar atrás. Finalmente, será que o Brasil ingressará de vez na rota dos games? É um caminho irreversível.

– Abrimos esse novo mercado. Provavelmente os concorrentes deverão ter um plano até para sobrevivência. Eles são extremamente competitivos – finalizou Camargo.

Fonte: Canal dos Games




Jogos “Sérios” ajuda na cura de doenças

Foldit é o título do jogo criado pela Universidade de Washington com a finalidade de auxiliar cientistas a descobrirem a cura de doenças. Exemplo disso foi a descoberta, em três semanas,  de uma protease retroviral que já era estuda há mais de 10 anos sem sucesso.

O jogo consiste em simular proteínas em que o jogador é desafiado a dobrar e rearranjar as cadeias de aminoácidos para criar novas estruturas ideais para essas moléculas. A proposta é ousada, mas o jogo está obtendo resultados surpreendentes.

O game é gratuito e pode ser baixado nas versões Windows, Mac e Linux.

Foldit – http://fold.it/portal/puzzles




Jogos eletrônicos despertam o interesse dos alunos nas Olimpíadas Digitais

Desenvolvido em Pernambuco, os jogos do projeto OJE prova que é possível estudar jogando e integrar a relação professor-aluno. Conteúdos como matemática, sociologia e português são absorvidos pelos alunos de forma lúdica, fácil e empolgante. Veja a reportagem publicada no portal do Jornal Hoje da Rede Globo.

Fonte: Jornal Hoje




Palestra sobre mercado mobile foi sucesso de público

Com o mini auditório lotado, o evento foi muito empolgante e deu possibilidade a várias perguntas dos alunos para os palestrantes referente as desafios de publicação de games para iphone e celulares com sistema android, a oportunidade de uso de engine como o Unity, a importância de divulgar bem o game depois de produzido, o game designer como “link” entre artistas, cliente e desenvolvedores, e a necessidade de estar sempre buscando novas linguagens, novos conhecimentos. Veja algumas imagens da palestra de André Leitão e equipe sobre o mercado mobile.


Leia:
Palestra sobre desenvolvimento de games para mobile acontecerá na Unicap




Curso de Jogos Digitais é matéria do Portal NE10

A Universidade Católica de Pernambuco planeja abrir no primeiro semestre do ano que vem uma empresa júnior de jogos digitais. O coordenador do curso, Breno Carvalho disse ao MundoBit que já existem possíveis clientes que ainda preferem não aparecer. O espaço servirá também como um laboratório para os alunos do curso, que terão contato com o mercado para explorar o que aprenderam. Mas, há uma expectativa maior.

Segundo Carvalho, o Estado tem potencial para desenvolver jogos e produtos interativos com qualidade suficiente para exportar e dialogar com companhias estrangeiras. Apesar de já existirem empresas estabelecidas no segmento online, ainda não temos estrutura para fazer títulos para consoles, como Xbox e PS3, por exemplo. “Isso é um desafio, mas podemos entrar nesse circuito. O curso não tem esse objetivo, mas podemos desenvolver capacidades nesses alunos”.

 

Android
Os professores do curso decidiram usar a plataforma Android como padrão no desenvolvimento de jogos. Além de ser mais popular, tem um processo de publicação menos complicado e mais rápido que o iOS da Apple. Os alunos têm aula de edição de vídeo, interatividade, linguagens de programação, roteiro, edição de arte e desenho.

Eles desenvolvem projetos em conjunto e apresentam um jogo desenvolvido em aula ao final do curso. Além de plataformas móveis, saem com capacidade para produzir produtos para computadores e também redes sociais, como jogos do Facebook. Segundo Breno Carvalho, ainda falta investimento e estrutura para o desenvolvimento de games para console. “Precisaríamos de estúdios de dublagem, computadores de edição mais potentes e captura de movimentos”. A criação da empresa pode sedimentar esse processo para uma evolução do curso.

Fonte: NE10

Quer ver a matéria na integra, clique aqui>>

 

 

 

 

 




Brasileiros ganham dinheiro criando trilhas sonoras para games

Um dos destaques da edição do Bom Dia Brasil exibido no dia 13/09/11 foi o mercado de produção de trilha sonoras para jogos digitais e os brasileiros que estão faturando alto com isso.

Foi-se o tempo em que os sons utilizados nos games eletrônicos não passavam de “barulhinhos” chatos. Atualmente o mercado para a criação de trilhas sonoras voltadas exclusivamente para games está em alta e com grandes investimentos, e existem brasileiros se destacando nesse mercado. A matéria destaca ainda o festival que foi criado para premiar as melhores trilhas de jogos, o Game Music Brasil.




iSeminar 2011

Há mais de dez anos a iMedia promovo o iSeminar, evento que aborda assuntos web, design, criação, mídias sociais e publicidade online. O iSeminar hoje é visto como um dos maiores eventos de tecnologia do país e já foi realizado no Rio de Janeiro, Brasília, Recife,  São Paulo, Fortaleza, Curitiba e Salvador.

Workshop Mobile (Android, iOS, Windows Mobile)
Dia: 20 de outubro // 14h30 às 20h
Investimento: R$ 75,00

Workshop Mobile
Dia: 21 de outubro // 14h30 às 17h30
Investimento: R$ 75,00

iSeminar (Palestras)
Dia: 22 de outubro // 14h30 às 17h30
Investimento: R$ 45,00 (Até o dia 31/09/11)

Inscrições através do site: iSeminar.