1

Jogos Digitais Unicap em evento com Sociedade Científica da Argentina.

O coordenador do curso de Jogos Digitais fez parte do comitê científico do Torneio Regional de Inteligência Computacional, evento promovido pelo Capítulo Argentino da Sociedade de Inteligência Computacional, que reuniu pesquisadores universitários, profissionais e industriais da área. Na ocasião, o professor Anthony Lins apresentou a experiência do curso na formação de capital humano para a área de jogos bem como atividades desenvolvidas por docentes e discentes do curso, além dos projetos da Agência Combogó Unicap.

Coordenador de Jogos Digitais apresenta o curso e produção dos alunos.

“Tivemos ainda reuniões com membros da Sociedade Científica da Argentina, que externaram interesse em articular parcerias com o curso de Jogos e a Unicap, para a troca de experiências educacionais e desenvolvimento de pesquisas entre os dois países”. destacou Anthony Lins, coordenador do curso.

O curso de Jogos Digitais da Católica entrou como apoio e um dos organizadores. Além disso, a Católica teve três trabalhos aceitos para apresentação. Entre os objetivos do Torneio estão o incentivo à pesquisa de ferramentas de inteligência computacional; o intercâmbio científico; divulgação dos avanços na área; e o desenvolvimento de jogos digitais baseados em uma visão multidisciplinar.

Texto: Carla Teixeira.




Alunos de Jogos Digitais são vencedores da GameJam+ Recife

Nos dias 03, 04 e 05 de agosto os alunos do quarto módulo do Curso de Jogos Digitais, Arthur Ângelo, Mateus Germoglio, Valmir Neto e Vitor Omena participaram da jornada Game Jam+ no Recife, competição nacional para desenvolvimento de um game durante 48 hora ininterruptas. Para eles, a primeira experiência nesse tipo de evento foi congratulada com sabor de vitória.

A GameJam+ é uma competição diferente de outras game jam, pois nesse evento tem um foco mais mercadológico e levou os participantes a fazerem não só um game, mas construir um plano de negócios e de marketing. Além disso, também existem diversas premiações e categorias. Cada cidade terá dois vencedores, o primeiro colocado do Juri Técnico e o primeiro da votação popular.

Nesta segunda edição, o evento ocorreu simultaneamente em dois períodos, de 27 a 29 de julho, e de 3 a 5 de agosto, e teve a participação de 14 cidades, a exemplo do Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Aracaju, Natal. A GameJam+ é o maior evento desta categoria da América Latina e contou com o patrocínio de grandes nomes como a Unity e a Unicef.

Equipe vencedora: Mateus Germoglio (à esquerda), Arthur Ângelo, Valmir Neto e Vitor Omena (à direita)

Segundo o aluno Mateus Germoglio, “por ser a nossa primeira Jam, realmente foi uma surpresa para nós termos ganhado, fomos sem grandes ambições para adquirir conhecimento e conhecer novas pessoas e, trabalhamos dando o nosso melhor”.

O projeto dos alunos que tirou o primeiro lugar é intitulado FLY ME, um advergame em que o jogador precisa controlar um pequeno avião com o objetivo de soltar uma carga de suprimentos em um local específico, ajudando uma comunidade carente. Com a mecânica e a arte sendo bastante flexíveis, o jogo também tem a perspectiva de atender anunciantes, que possivelmente usem o produto como uma ação de marketing.

Para o aluno Arthur Ângelo “eu não imaginava que iria ganhar essa game Jam, eu só queria fazer um joguinho que fosse legal e aprender mais coisas mais no processo, porém aconteceu que ganhamos a game Jam entre vários outros jogos e ideias incríveis apresentadas no evento. Só tenho a agradecer a Deus, a todos os membros talentosos da minha equipe, a minha família e os meus professores do Curso de Jogos”.

Foi uma experiência divertida porém difícil por conta do tempo que tínhamos para finalizar o projeto. Foi nossa primeira game jam e fiquei bastante surpreso de termos ganhado a disputa, pois os demais desenvolvedores também eram bem qualificados, diz o aluno Vitor Omena.

Para um dos organizadores, o diretor executivo da empresa Daisu, Harry Florencio, “a Game Jam Plus é um evento muito importante para comunidade de jogos em todo o país. Poucos eventos reúnem diversas cidades interagindo por um objetivo comum. A GJ+ com certeza vai ser muito boa no sentido de aquecer o mercado, conectar os desenvolvedores e atrair a atenção de instituições nacionais e internacionais como o Senac, a Unity Technologies, a UNICEF entre vários outros”.

Foi uma experiência muito boa e a comunicação efetiva é a parte mais importante. Vencer foi uma surpresa considerando que era nossa primeira vez em uma game jam, mas estou orgulhoso, comenta o aluno Valmir Neto.

No fim, a repercussão do evento ajuda a fomentar o mercado e a integrar aquelas pessoas que querem trabalhar na área, mas que não possuem muito conhecimento de como funciona, diz Harry Florencio.

Para conferir o projeto acesso o link do jogo para plataforma PC: https://arthorius159.itch.io/fly-me

Os vencedores irão participar da segunda e última fase da GameJam+ no Rio de Janeiro, em novembro deste ano. Parabéns a toda equipe e sucesso na próxima etapa!




Projeto de alunos serão apresentados no Dev Alley da Super-Con 2018

O Super-Con deste ano terá novidades, sendo uma delas o espaço Dev Alley, dedicado para que equipes e empresas desenvolvedoras de apps e jogos apresentem seus trabalhos e possam interagir com os visitantes do Super-Con. Segundo o criador do evento, Fabbi Vila, a proposta é semelhante ao painel Artist’s Alley, de aproximar os desenvolvedores e seus respectivos público, para troca de ideias e fomento do mercado de jogos local.

Criar um espaço para aproximar os desenvolvedores e público é a grande desejo e contribuição do evento, diz Fabbio Vila.

Dentre os games selecionados para o Dev Alley, estão projetos de alunos e egressos do Curso de Jogos Digitais, são eles:

Game: Ninja: Breakfast Quest
Desenolvedores: Vitor Omena e Thaís Tinôco
Plataforma: Mobile / Android

Game: Path OF Cultivation
Desenolvedores: Anderson Anacleto, Julio Bulhões e João Vitor (egressos)
Plataforma: Mobile / Android

Game: Tileboy
Desenvolvedores: Leonardo Gonçalves e Gabriel Pessoa
Plataforma: PC

Além deste projetos, também há games desenvolvidos por outras equipes e empresas que participaram da GameJam Brasil-Holanda, realizada pela Noord.Games, entre os dias 20 a 22 de julho de 2018. Para conferir os projetos e outras atividades, o Super-Con será realizado nos dias 28 e 29 de Julho, no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, com 11 horas de duração por dia, contemplando atividades recreativo, artístico cultural e informal.

Lista de games selecionados para o Dev Alley

Acesse o link do site e confira a programação completa: Super-Con

Criado desde 2004, o Super-Con é um evento destinados atividades relacionadas à chamada cultura “otaku” (palavra usada para definirmos os fãs da cultura oriental) como karaoke, exibição de curtas animados, palestras com youtubers famosos, debates sobre temas relacionados a games, torneios de jogos, cosplay (concurso de fantasias), apresentações de artes marciais, entre outras atividades.

 




Mais uma turma de profissionais formada pela Unicap

A cerimônia de Colação de Grau dos cursos ligados aos Centros de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Ciências Sociais (CCS) e Ciência e Tecnologia (CCT) da Universidade Católica de Pernambuco aconteceu na noite do dia 23 de julho de 2018 no Teatro Guararapes, localizado no Centro de Convenções de Pernambuco.

Formandos do Curso de Jogos Digitais de beca e faixa azul

Foi uma das colações mais emocionantes, em especial para o Curso de Jogos Digitais. Pela primeira vez, um aluno do curso representou os concluintes de 2018.1, o orador Tarcísio Pio Pontes Neto. Tarcísio desenvolveu o discurso inspirado na Jornada do Heróis, e utilizou uma das frases do mago Gandalf, do Senhor dos Anéis “nosso destino nunca se atrasa, ou se adianta, ele chega exatamente quando deve chegar”.

Me senti honrado com a confiança que o Curso e a Universidade depositaram em mim. A experiência de discursar representando todos os formandos da noite me emocionou bastante. Construi um discurso baseado no Monomito (A jornada do herói), pois além de se assemelhar com a história da maioria dos graduandos ela possui uma forte ligação com o Curso de Jogos Digitais. Fiquei feliz e acredito ter cumprido a missão, diz o formando Tarcísio Pontes.

Na cerimônia colaram grau 17 estudantes do Curso de Jogos Digitais e, o laureado da turma de 2018.1, foi o aluno Guilherme  Melo.

Foi uma surpresa muito boa ter sido laureado, mesmo sabendo e reconhecendo a grande qualidade acadêmica de meus colegas, o que me deixou bastante feliz e com um sentimento de objetivo mais do que completo. Eu entrei no curso de Jogos sabendo que era algo diferente, mas que era algo que eu gosto, e que eu sonho em seguir carreira. Eu não poderia ter feito uma melhor escolha do que esta, pois me trouxe muito sucesso e eu consegui me achar como profissional. Se formar no Curso de Jogos Digitais é mais do que uma honra, é saber que eu consigo alcançar aquilo que eu busco. E sei que com todo o conhecimento e aprendizado que adquiri durante esse tempo, vão me levar a mais sucessos na vida, diz o formando Guilherme Melo.

Parabéns aos novos formandos e sucesso em suas novas jornadas!!!

 




Aula inaugural de Jogos Digitais foi no novo prédio do Porto Digital

Alunos de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco participaram da aula inaugural do semestre 2017.2, com a palestra do diretor de empreendedorismo e inovação do Porto Digital, André Araújo, na noite desta segunda-feira (7), no novo prédio do Porto Digital, chamado de Apolo 235, em alusão ao endereço Rua do Apolo, número 235.

Segundo o coordenador do curso de Jogos Digitais da Católica, Anthony Lins, a aula foi resultado de uma articulação feita pelo curso, com o objetivo de apresentar aos alunos, as iniciativas para o fomento de projetos e o ecossistema empreendedor existente no Porto Digital. Participaram do evento, além dos alunos e do coordenador do curso, os professores Flávio Dias, Jarbas Agra, Juliana Miranda, Felipe Calado, Luca Pacheco e o coordenador da Combogó – Agência de Soluções Interativas do curso, Breno Carvalho.

André Araújo fala da plataforma de empreendedorismo do Porto Digital

A aula foi resultado de uma articulação feita pelo curso, com o objetivo de apresentar aos alunos, as iniciativas para o fomento de projetos e o ecossistema empreendedor existente no Porto Digital, diz o coordenador do Curso, Anthony Lins.

André Araújo apresentou a palestra Inovação, Valor e Empreendedorismo, na qual abordou os conceitos associados à cultura de inovação, revelando caminhos na área de negócios em que os profissionais de Jogos Digitais podem estar inseridos, entendendo toda a complexidade que permeia o mercado de jogos e tecnologia da informação e comunicação. André Araújo fez, ainda, um convite para todos acompanharem o Porto Digital na Web para saber as novidades, editais e eventos.

Para Anthony Lins, a importância desse evento foi “a participação dos alunos interagindo com o palestrante durante e após a apresentação, quando foram conhecer as instalações do prédio, onde puderam verificar de perto toda a estrutura de alto nível disponível no local para os empreendedores interessados em trabalhar seus projetos com viés de inovação.”

Assista ao vídeo sobre o novo prédio do Porto Digital, no link ao lado https://www.facebook.com/portodigital/videos/1333519586668771/

Fonte: Assecom




Alunos de Jogos Digitais apresenta game sobre lenda amazônica no Intercom Nordeste 2017

Alunos do curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco irá apresentar um game sobre o boto cor-de-rosa e a etnia Ticuna durante o Intercom 2017, que será realizado entre os próximos dias 29 de junho e 1º de julho, em Fortaleza. Será a primeira participação do Curso no evento.

O trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida pelos alunos do 2º período Augusto Bulhões, Eduardo Temporal, Mourick Ramos, Naelson Tomaz, Remilton Ferreira, Renato Oliveira e Yaergger Yatta. A orientação é dos professores Anthony Lins e Breno Carvalho, coordenadores do curso e da Agência Experimental Combogó, respectivamente.

Equipe do projeto: Naelson Tomaz, Eduardo Temporal, Yaergger Yatta, Mourick Ramos, e Augusto Bulhões

O jogo é baseado no mito da criação da tribo Ticuna, etnia que povoa boa parte da floresta Amazônica. Segundo o mito, os deuses transformaram os peixes em homens e estes homens se tornaram a nação Ticuna, que significa povo pescado do rio.

“Apesar de o elemento principal girar em torno da tribo e sua relação com os deuses criadores, foram adicionados outros mitos da floresta para enriquecer ainda mais o universo narrativo”, diz um trecho da introdução do trabalho.

O personagem principal do jogo é um boto cor-de-rosa. É por meio dele que o jogador poderá embarcar numa jornada de aventura, conhecimento e, principalmente, resgate, seja o resgate da relação do boto com sua família ou o resgate de sua identidade cultural. Entre as principais influências do game está o Ecco The Dolphin, lançado em 1992 para o Mega Drive da Sega, além do conceito de exploração encontrado em jogos das franquias Metroid e Clastlevania.

“A proposta é de que o jogo cumpra seu papel como ferramenta de entretenimento e ao mesmo tempo se aproveite de uma abordagem menos formal e mais dinâmica em relação a elementos culturais, para assim promover o interesse e integração da cultura indígena numa sociedade que não tem o hábito de consumir este tipo de conteúdo”, detalha a equipe nos objetivos do jogo.

Fonte: Assecom




Curso de Jogos Digitais promove programação especial de boas-vindas

17091320_1334794499948209_245310885_o

O curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco, coordenado pelo professor Anthony Lins, deu início ao ano letivo de 2017 com uma programação especial para os novos e antigos alunos. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (02/03),  às 18h30, no auditório G1 do bloco A. O objetivo do evento foi apresentar o curso para quem estava chegando e trazer profissionais da área para falar sobre experiências e perspectiva de mercado.

O convidado principal da noite foi Aulo Licínio, que  trabalha como animador no Canadá.

“Pra vocês terem noção, há 10 anos, quando eu queria cursar Jogos não existia curso no Recife. O único lugar onde havia era a Belas Artes em São Paulo. Então, o curso de Jogos da Unicap é muito importante para o mercado da região”, ressaltou Aulo.

Ele trouxe para os alunos um pouco da sua experiência. Pra quem cursa jogos, mostrou que essa não é a única opção. É possível trabalhar com animação também em filmes e séries de televisão, com a em Jogos. Guardiões das Galáxias Vol. 2, Animais fantásticos e onde habitam, A lenda de Tarzan , Alien: Covenant e Reino Gelado 2 , são alguns dos principais trabalhos que Aulo participou como animador, sendo o último deles pra Rússia.

O currículo de Aulo não só impressionou os alunos de Jogos Digitais, mas também de outros cursos que marcaram presença na palestra, como Jornalismo, Ciência da Computação e até Direito. Para os estudantes de Jornalismo, foi uma ótima oportunidade de saber como alguém pode trilhar diversos caminhos dentro de uma profissão.Ele é diplomado, cursou nas Belas Artes em SP, mas, depois de dois anos acabou desistindo. A partir disso, fez um curso de Animação em 3D e começou a trabalhar na área.

A noite também contou com a presença de Anna Priscilla, mestranda em Ciência da Computação pela UFPE  e designer de Jogos que veio apresentar o projeto Iot for Fun. “O objetivo é despertar interesse em designers e desenvolvedores para projetar brinquedos e jogos híbridos que sejam significativos e divertidos”, disse Anna.

Aulo Licínio, animador, demonstrando os prós e contras de se trabalhar presencialmente e a distância.
Aulo Licínio, animador, demonstrando os prós e contras de se trabalhar presencialmente e a distância.

Fonte: Assecom Unicap




Coordenador de Curso conversa sobre Gamificação no Porto Social

Na próxima segunda-feira, dia 12, às 14h, o coordenador do Curso de Jogos Digitais da Unicap, professor Breno Carvalho irá participar de um bate-papo sobre gamificação na Incubadora e aceleradora de empreendedorismo social, Porto Social, com sede no Recife.

O convite foi feito pelo diretor fundador do Porto Social, Marcopolo Marinho, e tem como objetivo conversar com as startups selecionadas pela incubadora sobre o a temática “Gamificando o seu projeto social”. Além de conversar sobre o tema, o professor Breno passará a mentorar as startups nessa perspectiva da gamificação.

A incubadora Porto Social está localizada na Rua Marques Amorim, 356-B, Ilha do Leite.

Programação do encontro
Programação do encontro