1

Jovens com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual na produção de Jogos Digitais.

O curso de Jogos Digitais da Unicap participou do Ganhando Asas Através da Comunicação e da Arte em seus dois primeiros semestres, abraçando o desafio de auxiliar o desenvolvimento de habilidades em jovens adultos com Síndrome de Down ou Deficiência Intelectual, de forma lúdica e através dos jogos e suas características.

Para quem não conhece o projeto, um breve resumo: em 2017.2 a Universidade Católica de Pernambuco iniciou um projeto de extensão chamado Ganhando Asas através da Comunicação e da Arte, do qual o objetivo é oferecer aos jovens com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual, a oportunidade de participar de disciplinas dentro de um espaço acadêmico e estimular o aprendizado de novos saberes. É uma iniciativa do curso tecnológico em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, que firmou parceria com a E-Brasil e a Regra3, empresa de responsabilidade social que desenvolve cursos e projetos na área da inclusão social.

Seguindo o caráter interdisciplinar do projeto, a disciplina chamada ‘Jogos Digitais’ que a princípio utilizaria jogos em sala de aula numa perspectiva edutainment, foi além e propôs o desafio de trabalhar com os alunos o estudo e produção de jogos digitais. O ponto de partida foi envolver conhecimentos preliminares de game design e arte para familiarização dos alunos com o tema, seguidos de rodadas de jogos para construção de referencial e atividades práticas direcionadas à produção de jogos digitais.

“A idéia era desenvolver habilidades de forma lúdica, enquanto os alunos envolviam-se na produção, estávamos estimulando práticas de planejamento, gerencia do tempo, escopo. É possível vivenciar a produção de um jogo digital mesmo não-alfabetizado”. Juliana Miranda, professora da disciplina.

A metodologia foi dividida em duas fases, uma por semestre, e findou na apresentação de trechos de jogos digitais, desenvolvidos em dupla, utilizando uma ferramenta chamada Bloxels. Os alunos protagonizaram seus projetos desde a concepção de narrativa, PCs, NPCs, Cenários e planejamento de level design. Todas as duplas alcançaram os objetivos, mas O foco era na caminhada, não no destino, ou seja, os alunos não estavam em profissionalização, mas numa atividade diferente que promovesse seu desenvolvimento de forma lúdica e saindo do formato padrão.

“Eles eram simplesmente fantásticos. Junto deles, planejávamos certinho cada aula. Alguns adoravam jogos, mas ver uma produção deles ser jogada causava a todos bastante alegria”. Lucas Melo, Monitor.

Trabalhos expostos em diversas etapas no evento de encerramento do semestre 2018.2.

Dando a César o que é de César, em jogos digitais, participaram do projeto: Anthony Lins (coordenador), Juliana Miranda (docente) e Lucas Melo (monitor). E você? Se interessa por novas relações dos jogos digitais com a educação? Comenta aí!

 

 




Projeto de Extensão desenvolve animação com crianças do ISMEP

Com o objetivo  de desenvolver a integração e lazer da comunidade do Bode-Pina para a produção de conteúdo digital animado, foi realizado o projeto de extensão intitulado “Anime sua História: Stop motion com técnicas de corte e colagem“, com a participação de crianças do Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP), na Comunidade do Bode-Pina.

Durante o projeto foram apresentados alguns filmes que utilizam a técnica de animação e realizado algumas aulas sobre o processo, para que as crianças pudesse aprender e começar a pensar na história a ser animada e, como resultado das oficinas, a animação “O Bem-te-vi e o Feiticeiro” foi a desenvolvida através de técnica de stop motion, coordenada pelo professor Breno Carvalho e o aluno do quinto módulo do Curso de Jogos Digitais da Unicap, Heitor Marques.

Eu gostei bastante de participar de projeto de extensão, eu pude colocar em prática o que aprendi nas cadeiras do curso além de poder ver o interesse das crianças desenharem os personagens, criarem a história e em aprenderem técnica da animação em stop motion me deixou muito feliz, diz Heitor Marques.

O roteiro, os personagens e cenários foram criados pelas crianças do ISMEP, que participaram do projeto durante os meses de março a junho deste ano.

Eu achei fantástico,  acompanhar  o desenvolvimento dos trabalhos  e o interesse  das crianças em um projeto do qual eles eram protagonistas. Conversando com alguns  foi possível perceber a empolgação e como foi importante para a autoestima deles, revela Adriana Souza coordenadora do ISMEP.

De acordo com a professora e Coordenadora Geral de Extensão da Unicap, Odalisca Cavalcanti de Moraes, Através do projeto de Extensão, os alunos tiveram acesso a tecnologias, que até então, desconheciam. Além disso, também exercitaram o lado “artístico” de cada um, pois tiveram que representar diante da criação de filmes no formato Stop Motion.

O Projeto teve uma boa aceitação por parte dos jovens atendidos no Instituto das Medianeiras da Paz(ISMEP), na medida em que os técnicos sociais do ISMEP, nos informaram que os alunos ficavam perguntando quando o “tio Breno” irá voltar para continuar as oficinas. O público alvo do referido projeto, também colocou que devido as oficinas, houve uma maior interação entre eles, o que contribui para ampliação do ciclo de amizades e o fortalecimentos de outras, afirma a professora Odalisca Moraes.

O projeto recebeu fomento do Edital de Extensão 2016, promovido pela Fundação Antônio dos Santos Abranches – FASA. Confira a animação e curta na página do Youtube.

 




Ludificação é tema da 4ª edição do Unigames 2014

O Unigames é um evento para ser apresentados cases e debater assuntos ligados ao ambiente digital em jogos para web e mobile, a exemplo de design, arte visual e novas tecnologias para produção de games e advergames. Nesta quarta edição, temos com a temática “Ludificação: games além do entretenimento”.

Serão discutidos e apresentados temas sobre jogos para educação sobre meio ambiente, metodologias para desenvolvimento de personagens, realidade virtual para jogos e aplicações lúdicas no mercado de saúde. Nessa edição teremos a apresentação de pesquisas científicas, uma delas produzida por um aluno de Jogos Digitais da Unicap e apresentada num congresso internacional. Outra novidade será a oficina de Unreal Engine 4, que será ministrada pelo alunos de Jogos Digitais e professor da Saga – arte e animação, Bruno Lima.

Também teremos a presença de um convidado especial, Raul Javales que é consultor do MIT e da Universidade de Stanford, além de empreendedores relatando suas experiências em projetos de jogos. Aberto ao público, acontecerá durante três dias, 05, 06 e 07 de novembro de 2014 e contará com palestras de profissionais, egressos e professores.

novo-postface-unigames2014-2

PROGRAMAÇÃO

05/11 | SALA 510 | BLOCO A | UNICAP

19h | The state of the art in Virtual Reality applied to digital games: a literature review
Gabriel Soares

19h30 | Metodologia de design aplicada à concepção de personagens em curso técnico de jogos digitais
Valeska Ferraz Martins

20h | Gêneros Textuais em Jogos Digitais
Luiz Eduardo Cerquinho Cajueiro

 

06/11 | SALA 406 | BLOCO A | UNICAP

14h – 18h | Oficina de introdução a Unreal Engine 4
Bruno Lima [Saga – School of Art, Games and Animation]

06/11 | SALA 510 | BLOCO A | UNICAP

19h | Desenvolvimento de jogos educativos
Daniel Nipo

19h30 | Realidade Virtual e as Novas Fronteiras na Educação
Ricardo Teixeira da Silva

20h | Projeto Can Games
Eraldo Guerra

 

07/11 | SALA 510 | BLOCO A | UNICAP

19h | Ludificação – games além do entretenimento
Raul Javales

22h | Sorteio de Brindes

 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

Unigames 2014

 




Unicap realiza evento sobre animação 3D e programa Startup&Makers

Com o objetivo de finalizar o semestre acadêmico para os alunos do Curso de Jogos Digitais e estudantes de outros cursos, em parceria com o programa Unity Tour, será realizado no dia 5 de junho, das 19h às 22h o evento Animação com Unity 3D e a apresentação do Programa Startup&Makers  na sala 510 do bloco A da Universidade Católica de Pernambuco.

facecartaz-unity-tour

O evento é aberto ao público e terá como palestrantes, Jay Santos que apresentará o Mecanim do Unity 3D para desenvolver animação 3D. A apresentação pretende demonstrar as facilidades e algumas dicas para você melhorar seu projeto, de maneira mais intuitiva e controlada com o uso de apenas um software. Na segunda etapa do evento, teremos o professor Genésio Gomes, que apresentará umas das novidades que acontecerão na Campus Party Recife deste ano. O Programa Startup&Makers pretende reunir empreendedores e investidores num ambiente favorável para geração de negócios.

O evento é aberto ao público e irá conferir certificado digital. Faça sua inscrição para o evento.

 

Unity Tour

Evento passa no primeiro semestre por São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Nordeste para apresentar aos alunos e professores das Universidades e Escolas interessadas a tecnologia Unity. O Unity é uma das ferramentas mais difundidas nos dias atuais, quando o assunto é produção de games independentes, possibilitando o desenvolvimento PC/Mac, celulares, tablets, web, Android, IOS, Windows Phone, Black Berry e consoles.

 

O Programa Startup&Makers

Este ano, numa iniciativa inédita em Pernambuco (sucesso na edição de São Paulo), a Campus Party Recife vai reunir 50 Startups e Makers em um mesmo local, por alguns dias. As Startups, são empresas novas comumente lastreadas no mundo digital com grande potencial de inovação e crescimento. O movimento Maker, por outro lado, é formado por profissionais altamente inventivos que podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e soluções com suas próprias mãos. A oportunidade de termos Startups e Makers no mesmo espaço vem do fato que cada vez mais vemos os Makers criando (ou se engajando) em Startups para desenvolverem seus projetos/habilidades pessoais.

No Startup&Makers então será possível conhecer quem são as Startups e Makers cuidadosamente selecionadas(os) pela Campus Party Recife, o que elas(es) fazem e como este ecossistema está mudando todo o mercado brasileiro – e mundial. Uma grande oportunidade para compartilhar experiências, mostrar seu trabalho para investidores reais, além de participar de palestras, mentorias, competições e estar inserido em um local onde as possibilidades são infinitas.

Através do programa startup&makers os participantes poderão:

+ participar de competições de startups

+ Apresentar seu projeto aos investidores (aceleradoras, incubadoras, business angels, investidores de capital de risco);

+ Apresentar seu negócio para potenciais clientes e visitantes;

+ Fazer networking com os milhares de campuseiros para buscar talentos, colaboração, etc;

+ Participar das palestras e mentorias repletas de dicas imperdíveis;

+ ter acesso a arena da Campus Party Recife com diversos palcos de conteúdo.




Boneco torna criação de animações em 3D mais fácil

Ainda este ano, será possível você e seu filho, que não entende do processo árduo de animações 3D, criarem as suas versões de maneira intuitiva e postar na internet. Entretanto a tecnologia ainda está em processo de desenvolvimento no Japão.

Estamos falando do Qumarion, uma espécie de boneco flexível que pode ser ligado às portas USB do computador. Com ele você é capaz de “botar a mão na massa” e moldá-lo em tempo real de acordo com o que você deseja recriar virtualmente. O manequim conta com uma silhueta bastante realista e flexibilidade para representar movimentos humanos.

Obviamente, o Qumarion não o ajuda na hora de desenhar os traços físicos de nenhum personagem, mas pode ser utilizado para que você crie os frames para o desenvolvimento de uma animação, por exemplo.

Segundo o The Verge, ele deve ser lançado já com um software próprio nos próximos meses e custando por volta de 750 dólares.

Fonte: The Verge

 




Evento sobre animação promove discussão sobre o setor no país

O Evento Dia Internacional da Animação acontecerá dia 28 deste mês no auditório do G2 da Universidade Católica de Pernambuco. O evento contará com a presença de André Lieban, criador da série Meu Amigãozão, veiculada no canal de TV fechada, Discovery Kids.

Além da exibição de curtas de animação, Lieban irá falar sobre o mercado de animação no pais. O evento é uma parceria entre a Associação Brasileira de Cinama de Animação, Abaca e o Curso de Tecnologia em Jogos Digitais, que trabalha esse conteúdo na turma do segundo módulo da noite. O evento não confere certificado, mas a entrada é gratuita.

Para quem não conhece a série, assista à abertura da animação.




Lampião: animação inspirada em cordel

Projeto desenvolvido em Adobe Flash para a disciplina Animação de Flash I sobre a orientação do Professor Luiz Eduardo (Yellow). Os personagem, cenário e a própria animação foi idealizada e desenvolvida pelo aluno do curso de jogos, Tiago Fonseca.




Homenagem a Michael Jackson


 

Stop motion desenvolvido pelos alunos do 1º módulo de Jogos Digitias, sobre a orientação de captação de imagem e iluminação da profa. Márcia Mendes da disciplina Análise e Produção de Imagem.

A técnica consiste em captar imagens quadro a quadro para compor a animação.