1

Alunos de Jogos Digitais são vencedores da GameJam+ Recife

Nos dias 03, 04 e 05 de agosto os alunos do quarto módulo do Curso de Jogos Digitais, Arthur Ângelo, Mateus Germoglio, Valmir Neto e Vitor Omena participaram da jornada Game Jam+ no Recife, competição nacional para desenvolvimento de um game durante 48 hora ininterruptas. Para eles, a primeira experiência nesse tipo de evento foi congratulada com sabor de vitória.

A GameJam+ é uma competição diferente de outras game jam, pois nesse evento tem um foco mais mercadológico e levou os participantes a fazerem não só um game, mas construir um plano de negócios e de marketing. Além disso, também existem diversas premiações e categorias. Cada cidade terá dois vencedores, o primeiro colocado do Juri Técnico e o primeiro da votação popular.

Nesta segunda edição, o evento ocorreu simultaneamente em dois períodos, de 27 a 29 de julho, e de 3 a 5 de agosto, e teve a participação de 14 cidades, a exemplo do Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Aracaju, Natal. A GameJam+ é o maior evento desta categoria da América Latina e contou com o patrocínio de grandes nomes como a Unity e a Unicef.

Equipe vencedora: Mateus Germoglio (à esquerda), Arthur Ângelo, Valmir Neto e Vitor Omena (à direita)

Segundo o aluno Mateus Germoglio, “por ser a nossa primeira Jam, realmente foi uma surpresa para nós termos ganhado, fomos sem grandes ambições para adquirir conhecimento e conhecer novas pessoas e, trabalhamos dando o nosso melhor”.

O projeto dos alunos que tirou o primeiro lugar é intitulado FLY ME, um advergame em que o jogador precisa controlar um pequeno avião com o objetivo de soltar uma carga de suprimentos em um local específico, ajudando uma comunidade carente. Com a mecânica e a arte sendo bastante flexíveis, o jogo também tem a perspectiva de atender anunciantes, que possivelmente usem o produto como uma ação de marketing.

Para o aluno Arthur Ângelo “eu não imaginava que iria ganhar essa game Jam, eu só queria fazer um joguinho que fosse legal e aprender mais coisas mais no processo, porém aconteceu que ganhamos a game Jam entre vários outros jogos e ideias incríveis apresentadas no evento. Só tenho a agradecer a Deus, a todos os membros talentosos da minha equipe, a minha família e os meus professores do Curso de Jogos”.

Foi uma experiência divertida porém difícil por conta do tempo que tínhamos para finalizar o projeto. Foi nossa primeira game jam e fiquei bastante surpreso de termos ganhado a disputa, pois os demais desenvolvedores também eram bem qualificados, diz o aluno Vitor Omena.

Para um dos organizadores, o diretor executivo da empresa Daisu, Harry Florencio, “a Game Jam Plus é um evento muito importante para comunidade de jogos em todo o país. Poucos eventos reúnem diversas cidades interagindo por um objetivo comum. A GJ+ com certeza vai ser muito boa no sentido de aquecer o mercado, conectar os desenvolvedores e atrair a atenção de instituições nacionais e internacionais como o Senac, a Unity Technologies, a UNICEF entre vários outros”.

Foi uma experiência muito boa e a comunicação efetiva é a parte mais importante. Vencer foi uma surpresa considerando que era nossa primeira vez em uma game jam, mas estou orgulhoso, comenta o aluno Valmir Neto.

No fim, a repercussão do evento ajuda a fomentar o mercado e a integrar aquelas pessoas que querem trabalhar na área, mas que não possuem muito conhecimento de como funciona, diz Harry Florencio.

Para conferir o projeto acesso o link do jogo para plataforma PC: https://arthorius159.itch.io/fly-me

Os vencedores irão participar da segunda e última fase da GameJam+ no Rio de Janeiro, em novembro deste ano. Parabéns a toda equipe e sucesso na próxima etapa!




Egressos de Jogos são vencedores no Desafio EcoRecife 2.0

Na última terça-feira (22/03) foi realizada a cerimônia de premiação do Desafio ECORECIFE 2.0, promoção da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife em parceria com o Curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco. O evento aconteceu no no Espaço Receptivo da Unicap, bloco G , às 19h. Nessa segunda edição do Desafio ECORECIFE concorreram 16 (dezesseis) participantes, com jogos para PC/web, dispositivos móveis e óculos de Realidade Virtual.

O evento apresentou as cinco equipes vencedoras, das quais duas eram formadas por egressos do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais. “Isso vem demonstrar a qualidade da formação proporcionada pelo curso e a forte presença da Universidade Católica como instituição de ensino e de fomento à área de Jogos”, destaca o coordenador do curso de Jogos Digitais, Breno Carvalho.

Daniel Nipo apresenta os jogos premiados
Daniel Nipo, egresso do curso de Jogos e organizador do concurso, apresenta os jogos premiados

Os ex-alunos da Unicap, Felipe Malafaia e Miguel Carvalho ficaram em 2º lugar com o jogo Ecombinando. O 3º lugar foi para a dupla Anderson Santos e Bernardo Porto, também egressos do curso, com o jogo Preservando Recife.

Como é bom finalmente ter a sensação dizer “eu sou desenvolvedor de jogos”. Porque na faculdade de jogos você sente muito do modo que é trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos, mas ter uma recompensa de desenvolvimento de jogos traz um sentimento diferente, diz Malafaia.

Durante a cerimônia, cada um dos vencedores falou um pouco sobre a participação no concurso. Segundo Felipe Malafaia, “já conhecíamos o concurso de antes, mas somente esse ano decidimos entrar (tardiamente inclusive). O bom do concurso é que ele tenta unir dois pontos que são muitas vezes discordantes, a tecnologia e o meio ambiente e ainda ajuda os desenvolvedores de Pernambuco a terem oportunidade de mostrar trabalho e a força independente que tem.”

Acho um grande incentivo para a produção de jogos locais, os projetos aprovados são bem variados em gêneros e complexidade, o que mostra que o concurso é democrático e aberto para todo tipo de participante, sendo profissional ou não, diz Anderson Santos.

Classificação Geral:

1º Lugar: Mangue e Tal Vs Dr. Lixo;
2º Lugar: Ecombinando;
3º Lugar: Preservando Recife;
4º Lugar: Mangue e Tal – Marco Zero;
5º Lugar: Jô Por Um Recife Mais Verde.

Nós já conhecíamos o concurso, mas viemos participar apenas desta edição. É de grande importância termos algo do gênero em Pernambuco, ajuda a incentivar a cultura de games local e, por causa do tema do mesmo também ajuda na conscientização ambiental, diz Miguel Carvalho.

Participaram da cerimônia o coordenador do Curso, Breno Carvalho, o egresso do curso e funcionário da prefeitura, Daniel Nipo, a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, o secretário Executivo de Sustentabilidade, Carlos Maurício Fonseca Guerra e a Gerente de Sustentabilidade, Inamara Mélo, além dos alunos do Curso de Jogos, familiares dos premiados e organizadores do concurso. Cida Pedrosa falou da importância dos jogos como ferramenta para a divulgação e sensibilização sobre o meio ambiente, ressaltando que se sentia muito feliz com o resultado do projeto e esperava pela realização da edição 3.0 do concurso.

Todos os jogos estarão disponíveis no site do Concurso e nos Econúcleos da Prefeitura do Recife, localizados no Parque da Jaqueira e no Jardim Botânico.




Evento na Unicap divulgará vencedores do Desafio ECORECIFE 2.0

Na próxima terça-feira (22/03) será divulgado em evento na Unicap os vencedores do Desafio ECORECIFE 2.0, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife em parceria com o Curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco.

O Desafio consistia no desenvolvimento de jogos digitais com o objetivo incrementar e unir a ludicidade e o uso das novas tecnologias às ações transformadoras da Educação Ambiental na cidade do Recife.

Você vai se admirar com os novos jogos da Turminha Mangue e Tal que estão chegando aí.

Dia: 22 de março de 2016
Local: Espaço Receptivo da Unicap (Bloco G)
Horário: 18h30
Entrada Franca

Mais informações no site do Desafio ECORECIFE 2.0




Egressos da Unicap vencem Game Jam em Portugal

Egressos do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco foram vencedores na segunda Game Jam, organizada pela Universidade da Beira Interior – Ubi e pelo Laboratório de Game – G3Dlab, em Covilhã, Portugal. A maratona pra desenvolvimento de um game em 48 horas teve como tema, “magia e gravidade” e ocorreu entre os dias 08 e 10 de outubro.

A equipe vencedora formada pelos estudantes do Mestrado de Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais da Ubi, Rennan Raffaele (egresso da Unicap) e Vitor Rolo, na programação; Bruno Lima e Eduardo Galdino (egressos da Unicap) na modelagem e animação 3D; e Bruna Silva, na interface gráfica.

equipe vencedora da game Jam
Bruno Oliveira (a esquerda), Eduardo Galdino, Bruna Silva, Vitor Rolo e Rennan Raffaele (a direita)

O game vencedor foi o “Magic Race”, um endless runner side-scrolling em 3D, onde os personagens são dois magos, com o objetivo de derrubar um ao outro usando magias, a exemplo de raio, fogo, veneno e gelo. Para obter magias, os jogadores têm que coletar uma fruta mágica, que dar poderes randômicos, além de saltar em plataformas que estão em movimento horizontais e verticais.

A segunda Game Jam contou com a participação de 30 integrantes, destes 25 estiveram presente, e que formaram 6 equipes.

Participantes da Game Jam em Portugal
Participantes da Game Jam em Portugal

 




Egresso de Jogos Digitais da Unicap conquista título TrailBlazer da Intel

O ano de 2015 tem começado como muitas notícias boas para o curso. Hoje, dia 07 de maio de 2015, foi divulgado os vencedores do Real Sense App Challenge, um desafio mundial para o desenvolvimento de aplicações com a tecnologia Real Sense da Intel. O egresso do Curso de Jogos Digitais da Unicap, Pedro Barbosa Queiroz, ficou entre os 25 desenvolvedores no mundo que ganharam o reconhecimento TrailBlazer da Intel com o projeto The MoodKingdom.

“Fico muito orgulhoso mesmo do trabalho que esse pessoal fez, foi demais poder trabalhar com todos vocês e ver a comunidade brasileira mandando bem! “, diz Felipe Augusto PedrosoCommunity Manager na empresa Intel Corporation.

O The MoodKingdom é um jogo 3D controlado completamente com reconhecimento facial e de emoção, utilizando a tecnologia Real Sense da Intel. O projeto foi pensado em pessoas com deficiência física e motora que gostam de jogar.

“Fiz o jogo pensando em futuramente continuar criando jogos para dar possibilidade para pessoas com deficiência física e motora … que ate hoje não tem jogos específicos”, diz Pedro Queiroz.

real-sense-intel

Além do título TrailBlazer, Pedro Queiroz ainda conseguiu uma parceria com a Intel, para fazer parte do programa Innovator, um título concedido pelo esforço e contribuições desde o início da tecnologia da empresa que começou em 2013, permitindo sua participação mais ativa com a empresa de tecnologia.

A vitória de Pedro e de outros brasileiros numa competição mundial entre 7 mil desenvolvedores de 37 países mostra a capacidade criativa e de inovação de estudantes e profissionais do país, permitindo mais incentivos da Intel para o Brasil.

Assista o vídeo do projeto de Pedro.

 




Concurso de jogos digitais promovido pelo Sebrae

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do concurso de Jogos Digitais promovido pelo Sebrae com uma premiação total de R$ 450 mil. Com a temática de empreendedorismo, o concurso tem como objetivo permitir ao jovem ter seu primeiro contato com o mundo dos negócios.

Para submeter seus trabalhos, os jogos devem ser educativos para promover atitudes empreendedoras e disseminar conteúdos de gestão. Os projetos passarão por avaliação do conteúdo didático em relação à temática, compatibilidade tecnológica com a plataforma do Desafio Universitário Empreendedor e às exigências do edital do concurso. Em seguida, os classificados serão avaliados por uma banca de especialistas em games e empreendedorismo.

O concurso premiará os dez melhores projetos. O primeiro lugar do concurso ganhará R$ 80 mil. O segundo colocado receberá R$ 70 mil, o terceiro, R$ 60 mil, o quarto, R$ 50 mil, e o quinto, R$ 40 mil. Do sexto ao décimo lugar, o prêmio será de R$ 30 mil para cada jogo vencedor. Todos os jogos vencedores estarão disponíveis no portal do Desafio Universitário Empreendedor.

As inscrições vão até 04 de abril através do site: Concurso de Jogos Digitais – Sebrae




Ex-alunos do curso de Jogos Digitais desenvolvem projeto de Realidade Aumentada

Os ex-alunos Pedro Queiroz, Renato Oliveira e Eric Pessoa, estão participando do concurso PERCEPTUAL CHALLENGE BRASIL promovido pelas empresas Intel e Creative. A equipe da RAp’s Studio, startup incubada no Incubatep, no Instituto de Tecnologia de Pernambuco, submeteu o projeto denominado EducAR, e está na fase final do concurso juntamente com outras 10 equipes de todo o Brasil.

O EducAR trata-se de um game educacional,  baseado na tecnologia de Realidade Aumentada (R.A.) que proporciona uma maior imersão, já que é possível até mesmo interagir com as imagens virtuais através de objetos reais. O game foi inicialmente desenvolvido para uso em tabletes e celulares, mas sofreu algumas modificações para participar da competição.

O PERCEPTUAL CHALLENGE BRASIL é um concurso cultural que premiará apps que promovem a utilização do Intel® Perceptual Computing SDK. O EducAR e outros 29 projetos serão apresentados durante o XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital – SBGames, que acontecerá na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo nos dias 16 a 18 de Outubro de 2013.

Além da apresentação no SBGames, o projeto dos alunos será apresentado no Intel Dev Day que será realizado em São Paulo e, posteriormente, no SENAC Recife.

Boa sorte para a equipe e estamos na torcida.

 

 




Escola Monte Verde é a grande vencedora das Olimpíadas Criança Cidadã na modalidade de Jogos Digitais

No última sexta-feira, dia 27 de setembro, foi realizado a modalidade de Jogos Digitais para as Olimpíadas Criança Cidadã. O evento contou 11 competidores de 6 Escolas, um número menor previsto, mas não estragou a competição.

IMG_20132235Para a surpresa dos organizadores, tivemos três vencedores, sendo o primeiro lugar uma menina e todos os vencedores da Escola Monte Verde.

Foram realizadas duas rodadas, onde apenas a estudante Karolayne conseguiu finalizar. Posteriormente foi realizado mais 4 etapas para que tivéssemos os 2º e 3º colocados, mostrando que as mulheres estão se tornando mais íntimas em tratando-se de jogos.

Confira as imagens do evento e os nomes dos vencedores.

1º Lugar – Karolayne Mendonça dos Santos
2º Lugar – Alison de Oliveira Montenegro
3º Lugar – José Fernando da Rocha Ramos

Parabéns aos vencedores e a todos os estudantes e professores que participam das Olimpíadas Criança Cidadã!