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Jogos Digitais Unicap em evento com Sociedade Científica da Argentina.

O coordenador do curso de Jogos Digitais fez parte do comitê científico do Torneio Regional de Inteligência Computacional, evento promovido pelo Capítulo Argentino da Sociedade de Inteligência Computacional, que reuniu pesquisadores universitários, profissionais e industriais da área. Na ocasião, o professor Anthony Lins apresentou a experiência do curso na formação de capital humano para a área de jogos bem como atividades desenvolvidas por docentes e discentes do curso, além dos projetos da Agência Combogó Unicap.

Coordenador de Jogos Digitais apresenta o curso e produção dos alunos.

“Tivemos ainda reuniões com membros da Sociedade Científica da Argentina, que externaram interesse em articular parcerias com o curso de Jogos e a Unicap, para a troca de experiências educacionais e desenvolvimento de pesquisas entre os dois países”. destacou Anthony Lins, coordenador do curso.

O curso de Jogos Digitais da Católica entrou como apoio e um dos organizadores. Além disso, a Católica teve três trabalhos aceitos para apresentação. Entre os objetivos do Torneio estão o incentivo à pesquisa de ferramentas de inteligência computacional; o intercâmbio científico; divulgação dos avanços na área; e o desenvolvimento de jogos digitais baseados em uma visão multidisciplinar.

Texto: Carla Teixeira.




Jovens com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual na produção de Jogos Digitais.

O curso de Jogos Digitais da Unicap participou do Ganhando Asas Através da Comunicação e da Arte em seus dois primeiros semestres, abraçando o desafio de auxiliar o desenvolvimento de habilidades em jovens adultos com Síndrome de Down ou Deficiência Intelectual, de forma lúdica e através dos jogos e suas características.

Para quem não conhece o projeto, um breve resumo: em 2017.2 a Universidade Católica de Pernambuco iniciou um projeto de extensão chamado Ganhando Asas através da Comunicação e da Arte, do qual o objetivo é oferecer aos jovens com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual, a oportunidade de participar de disciplinas dentro de um espaço acadêmico e estimular o aprendizado de novos saberes. É uma iniciativa do curso tecnológico em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, que firmou parceria com a E-Brasil e a Regra3, empresa de responsabilidade social que desenvolve cursos e projetos na área da inclusão social.

Seguindo o caráter interdisciplinar do projeto, a disciplina chamada ‘Jogos Digitais’ que a princípio utilizaria jogos em sala de aula numa perspectiva edutainment, foi além e propôs o desafio de trabalhar com os alunos o estudo e produção de jogos digitais. O ponto de partida foi envolver conhecimentos preliminares de game design e arte para familiarização dos alunos com o tema, seguidos de rodadas de jogos para construção de referencial e atividades práticas direcionadas à produção de jogos digitais.

“A idéia era desenvolver habilidades de forma lúdica, enquanto os alunos envolviam-se na produção, estávamos estimulando práticas de planejamento, gerencia do tempo, escopo. É possível vivenciar a produção de um jogo digital mesmo não-alfabetizado”. Juliana Miranda, professora da disciplina.

A metodologia foi dividida em duas fases, uma por semestre, e findou na apresentação de trechos de jogos digitais, desenvolvidos em dupla, utilizando uma ferramenta chamada Bloxels. Os alunos protagonizaram seus projetos desde a concepção de narrativa, PCs, NPCs, Cenários e planejamento de level design. Todas as duplas alcançaram os objetivos, mas O foco era na caminhada, não no destino, ou seja, os alunos não estavam em profissionalização, mas numa atividade diferente que promovesse seu desenvolvimento de forma lúdica e saindo do formato padrão.

“Eles eram simplesmente fantásticos. Junto deles, planejávamos certinho cada aula. Alguns adoravam jogos, mas ver uma produção deles ser jogada causava a todos bastante alegria”. Lucas Melo, Monitor.

Trabalhos expostos em diversas etapas no evento de encerramento do semestre 2018.2.

Dando a César o que é de César, em jogos digitais, participaram do projeto: Anthony Lins (coordenador), Juliana Miranda (docente) e Lucas Melo (monitor). E você? Se interessa por novas relações dos jogos digitais com a educação? Comenta aí!