Internacionalização

O PPGH vem desenvolvendo parecerias com instituições internacionais, as quais podem ser observadas a partir da participação de seus docentes em projetos de pesquisa, grupos de pesquisa e publicações.

CAPES-COFECUB, parceria entre a Universidade de Paris 3 e a Universidade Federal Fluminense

O Prof. Dr. Diogo Arruda Carneiro da Cunha integra a CAPES-COFECUB, parceria entre a Universidade de Paris 3 e a Universidade Federal Fluminense, previsto para o período 2019-2020. No Brasil quem lidera a equipe de pesquisadores é a Profa. Denise Rollemberg, e Olivier Compagnon na França. Essa parceria permite a distribuição de uma série de bolsas: sanduíches, pós-doc e estadias mais breves de três semanas para outros pesquisadores.

Histinéraires

O Prof. Dr. Helder Remigio de Amorim, a convite do historiador francês François Dosse, faz parte do projeto Histinéraires, desenvolvido pelo Institut d’histoire du temps présent (IHTP) com sede em Paris/França. O projeto tem por objetivo estudar as memórias de síntese das atividades científicas e das autorizações para realizar pesquisas sustentadas no campo da história desde o início da década de 1980 até os dias atuais. O qual, atualmente, aguarda resposta das agências francesas de financiamento de pesquisa para que seja estabelecido um cronograma que se constituirá em atividades realizadas no Brasil com a relatoria do Prof. Helder Remigio de Amorim.

Grupo de Estudios sobre la Historia de la Prisión y las Instituciones Punitivas, da Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha

O Prof. Dr. Tiago da Silva Cesar participa do Grupo de Estudios sobre la Historia de la Prisión y las Instituciones Punitivas (GEHPIP - com pesquisadores/as da UCLM, UCM, UPNA, UPV, UAB y New Delphi), com sede no Departamento de História da Universidad de Castilla-La Mancha (España), Facultad de Relaciones Laborales y Recursos Humanos del Campus de Albacete, o que de fato ocorreu em reunião do grupo celebrada presencialmente em Albacete, no dia 06/09/2019. O GEHPIP é um grupo de pesquisa interuniversitário e de caráter internacional que desenvolve projetos financiados pelo Ministerio de Economía y Competitividad, com referência HAR2016-75098-R.

História em Debate: Cultura, Intelectuais e Poder

O livro “História em Debate: Cultura, Intelectuais e Poder”, publicado pela editora Appris, organizado pelos professores Helder Remigio de Amorim, Flavio José Gomes Cabral, Tiago da Silva Cesar e Diogo Arruda Carneiro da Cunha, consta com os capítulos “O imaginário social como motor da História em Ricœur e Castoriadis” (do historiador francês François Dosse) e “Engenheiros, agrônomos e as políticas das secas no Sertão nordestino, 1919-1959” (da historiadora norte-americana Eve Elizabeth Buckley).

Polícia, Justiça e Prisões: Estudos Históricos

O livro “Polícia, Justiça e Prisões: Estudos Históricos”, publicado pela editora Appris, organizado pelos professores Pedro Oliver Olmo (Universidad de Castilla-La Mancha), Tiago da Silva Cesar (UNICAP) e Marcos Luiz Bretas (UFRJ), consta com os capítulos “A história social das instituições punitivas como tendência historiográfica” (do historiador espanhol Polícia, Justiça e Prisões: Estudos Históricos) e “A influência dos modelos jurídicos franceses e ingleses no júri popular brasileiro (1789-1824)” (do historiador belga Emmanuel Berger).