Prezadxs alunxs do Programa de Pós-Graduação em História da Unicap

Apesar dos tempos difíceis que atravessamos e dos desafios que teremos que enfrentar para superá-lo, gostaria de saudá-los e externalizar nosso profundo agradecimento pela sensibilização, compreensão e apoio recebido durante esses últimos meses, especialmente após o início da pandemia.

Sabemos quão tenso foi e segue sendo, pois os problemas gerados nos afetam na completude de nossas vidas. Mesmo assim, todos nós prosseguimos e digerimos da melhor maneira possível as mudanças significativas em nossas práticas de ensino e realização de atividades que, da noite para o dia, passaram a ser executadas de forma remota. Hoje, talvez, com mais perspectiva, fique claro que tais medidas tomadas rapidamente pela instituição, não foram em vão, pois visaram a vida e o bem estar de todxs.

Sei do esforço de vocês e do quanto cada docente está empenhado para que durante os encontros por videoconferência, além do estudo de textos e acesso a novos autores, não se perca de vista a dimensão humana e suas mais saudáveis relações. Chegou-me, inclusive, que a ideia após a tormenta, é celebrar a vida como manda o figurino, com direito a uma cachacinha da terra e tripinha de porco.

Apesar de contas, o conhecimento é preciso, mas com afeto e visão coletiva, até porque se é verdade que o olfato se refina, sobretudo após um longo e acurado treinamento intelectual, não é menos importante nossas vivências e experiências para farejar ainda melhor a carne humana, tal como o ogro da lenda de Marc Bloch.

O PPGH se orgulha muito de poder qualificar profissionais, mas também de formar historiadorxs para uma sociedade que não pode jamais parar de tomar sua medicação contra o obscurantismo e desigualdades, zelando pelo pensamento crítico e ações inclusivas, dentro, sempre, da ordem constitucional e democrática.

Prof. Dr. Tiago da Silva Cesar
Coordenador do PPGH

Sem categoria

One Comment

  1. Professor Doutor Tiago,

    Grata pelas suas palavras sempre animadoras e reconfortantes.

    Mesmo com este tempo difícil fica um grande aprendizado: provar a nossa capacidade de estar sempre se reiventando e aprendendo com esta nova realidade a despertar talentos antes ignorados e agora aflorados em cada um de nós.

    Feliz e muito realizada por fazer parte desta equipe maravilhosa que é a Católica e mais ainda em conhecer uma pessoa de outra cultura totalmente diferente da nossa, mas tão envolvido com o saber. Sinto-me muito honrada em ter lhe conhecido.

    Sucesso sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>