Pesquisa

A Pesquisa realizada no PPGFIL, na Área de Concentração Filosofia, Ética e Linguagem,  está desdobrada em duas linhas de pesquisa: 1) Ética, Fundamentos Morais e 2) Valores Humanos e Linguagem, Sentido e Ação, como descritas abaixo.

Linha de Pesquisa 1 – Ética, Fundamentos Morais e Valores Humanos

Em sintonia com a tradição humanista da UNICAP, e mantendo como ponto norteador para o diálogo e discernimento na pesquisa a valorização e dignidade da pessoa humana em sua totalidade, a presente linha de pesquisa visa promover a investigação e a reflexão de conceitos e temas fundamentais da ética, da ação e dos valores morais que caracterizam a existência humana, apresentados e discutidos na tradição filosófica. Para tanto, pretende-se acentuar o exame crítico de temas consagrados nos estudos da ética, a saber, pressupostos filosóficos e metodológicos da fundamentação do discurso ético e dos valores morais, dimensões filosóficas da relação entre a liberdade, responsabilidade e a ação moral, a questão da significação antropológica da autonomia, heteronomia e alteridade no campo moral, e o  discurso e análise crítica da formação da consciência ética e do sujeito moral.

Linha de Pesquisa 2 – Linguagem, Sentido e Ação

A presente Linha de Pesquisa se propõe ao estudo e investigação de conceitos e temas fundamentais do fenômeno humano da linguagem e dos seus desdobramentos no agir e fazer humanos, tal como esses são apresentados e discutidos sobretudo, mas não exclusivamente, a partir da tradição filosófica resultante da virada linguístico-pragmática. Pretende, pois, investigar as diversas correntes filosóficas que tratam do sentido e da significação linguística em sua interface com a existência e ações humanas, tratando de problemas relacionados tanto ao âmbito sintático-semântico quanto ao âmbito pragmático da filosofia da linguagem.

Normas, Máximas e Ação

Normas, máximas e ação tem por objetivo fundamental a pesquisa científica acerca da natureza da ação humana e coloca-se como problema fundamental a explicitação da racionalidade que lhe é subjacente. Para a resposta a tal questão coloca-se um tríplice percurso: é a ação humana será pesquisada como sendo (i) uma faculdade dos sujeitos agentes, (ii) como uma atividade dos sujeitos agentes, e, por fim, (iii) quais as condições de estruturação da ação humana. O presente Grupo de pesquisa científica, adota o estudo da filosofia numa perspectiva aporética e analítica, pois põe-se como problemas questões para as quais deverá elaborar através da problematização das questões e das possíveis soluções o esclarecimento conceitual. De modo a realizar a pesquisa científica o projeto se desenvolverá mediante um eixo vetor, a tematização filosófica da racionalidade da ação humana a partir da linguagem e do discurso, mediante três eixos comunicantes: (i) o ético [é a ação uma faculdade], o antropológico [é a ação uma atividade] e o epistemológico [é a ação portadora de uma estrutura epistêmica própria?]. Normas, máximas e ação, ora proposto, divide-se em três eixos, exatamente porque reconhece e assume a ação humana como um problema filosófico complexo, não redutível a uma análise de tipo temático-monológica..

Situação do grupo: Certificado
Ano de formação: 2010
Data da Situação: 16/12/2014 23:38
Líder(es) do grupo:
Danilo Vaz Curado Ribeiro de Menezes Costa e Ricardo Pinho Souto
Integrantes:

  • Danilo Vaz Curado Ribeiro de Menezes Costa
  • Ricardo Pinho Souto
  • André Holanda de Oliveira
  • EFKEN, KARL-HEINZ
  • José Pinheiro Pertille
  • Bartolomeu Leite da Silva.

Leia mais

Ética e Linguagem na Filosofia Contemporânea

O grupo de pesquisa é composto de pesquisadores que encontram no pensamento filosófico contemporâneo inspiração e motivação para suas pesquisas articuladas em torno de problemas ligados à Ética da alteridade e à linguagem. O grupo promove cursos e seminários para professores e alunos da UNICAP e de outras IES. Publica seus trabalhos em revistas especializadas e participa de eventos regionais, nacionais e internacionais.

Situação do grupo: Certificado
Ano de formação: 2008
Data da Situação: 22/08/2013 11:16
Líder(es) do grupo:
Ricardo Pinho Souto e José Tadeu Batista de Souza
Integrantes:

  • André Luiz Holanda de Oliveira
  • Antonio Carlos de Oliveira Santos
  • Danilo Vaz Curado Ribeiro de Menezes Costa
  • Flávia Tavares da Costa Ramos
  • Gerson Francisco de Arruda Júnior
  • Hélio Pereira Lima
  • João Evangelista Tude de Melo Neto
  • José Marcos Gomes de Luna
  • José Tadeu Batista de Souza
  • Karl Heinz Efken
  • Manoel Carlos Uchôa de Oliveira
  • Pedro Rubens Ferreira Oliveira
  • Ricardo Pinho Souto
  • Stefano Gonçalves Regis Toscano

Leia mais

Linha de Pesquisa 1: Ética, Fundamentos Morais e Valores Humanos

 A ética da Análise Crítica do Discurso

Descrição
A presente pesquisa trata-se de um desdobramento do projeto guarda-chuva Normas, Máximas e Ação - FASE II. Tem como objetivo compreender a dimensão ética inerente à Análise Crítica do Discurso, quando assume o propósito explícito de contribuir para uma mudança social específica em favor dos grupos dominados. Para tanto, procura reconstruir o processo histórico de sua elaboração, relacionar as suas principais correntes e pressupostos metodológico-epistemológicos e compreender sua dimensão ética como elemento constitutivo da crítica social. A suposição de que os estudos em torno da Análise Crítica do Discurso e seus diferentes modos de uso, não dão a devida atenção às implicações éticas inerentes a sua proposta de crítica e mudança social, motiva a investigação e se traduz na tentativa de resgatar tal potencialidade e disponibilizá-la para um empoderamento da própria proposta de análise. A pesquisa é de caráter exploratório-descritivo, qualitativo e se constitui como pesquisa bibliográfica, tendo como corpus a ser considerado as obras dos principais analistas de discurso, assim como a produção acadêmica em torno da Análise Crítica do Discurso.

Integrantes

  • Karl Heinz Efken (Coordenador)
  • Ricardo Pinho Souto
  • Antônio Carlos de Oliveira Santos
  • Ermano Rodrigues do Nascimento
  • Danilo Vaz Curado Ribeiro de Menezes Costa
  • André Luiz Holanda de Oliveira
  • Eleonoura Enoque da Silva
  • Martha Solange Perrusi.

 

O uso de dilemas morais nos estudos sobre o desenvolvimento da consciência moral: dos fundamentos teóricos às aplicações em contextos educacionais

Descrição
O presente projeto tem como objetivo investigar o uso de dilemas morais em duas direções: i) como recurso destinado à compreensão do fenômeno da construção da consciência moral e ii) como recurso voltado a promover o desenvolvimento moral em contexto educacional. O campo do desenvolvimento do julgamento moral é relativamente novo. Seu marco inaugural se dá com as postulações de Piaget na primeira metade do século XX. Em suas pesquisas pioneiras, Piaget se valeu do recurso de apresentação e discussão de dilemas morais. O uso metodológico de dilemas morais tornou-se paradigmático no campo investigado. Constatando a relevância do uso de dilemas morais na área, o atual projeto visa compreender o papel que tal recurso assume nos diversos paradigmas instaurados. Busca-se com a investigação contribuir para questões como as relações entre linguagem e pensamento, problemas como o uso de dilemas morais hipotéticos ou dilemas reais como recurso promotor eficiente para construção da consciência moral. Busca-se ainda contribuir para o campo da educação moral, na medida em que se pondera o impacto que o discurso argumentativo tem nos processos da construção da consciência moral e da educação moral.

Integrante
Ricardo Pinho Souto

 

A filosofia moral de David Hume

Descrição
David Hume ainda é pouco estudado nas universidades brasileiras e é, em geral, compreendido como um filósofo de passagem preparando o terreno para outros autores. Porém, uma apreciação mais cuidadosa da sua filosofia revela a sua originalidade e a importância do seu pensamento para a Modernidade. No que diz respeito ao problema da Moral, Hume antecipa diversas questões decisivas para o fenômeno, em certo sentido, recente, da secularização da moral. Com esta pesquisa, espera-se contribuir para aprofundar a compreensão da filosofia moral de Hume, encontrando possíveis caminhos de reflexão e diálogo.

Integrantes

  • André Luiz Holanda de Oliveira (Coordenador)
  • Ricardo Alves da Cunha Filho
  • Murillo Telles de Menezes Neto.

  

Questões de Bioética Hoje: Aspectos Antropológicos

Descrição
Pesquisar sobre questões de bioética hoje: temos como objetivo analisar a partir dos questionamentos antropológicos sobre o homem diante dos desafios constantes sociais, políticos, econômicos e culturais que a realidade atual apresenta. Diante disso, cabe-nos refletir também sobre a consciência crítica, cidadã e democrática do homem como um cidadão do mundo. As carências e dependências criadas pelo homem no contexto atual, a nível psicológico, social e cultural têm refletido e interferido bastante na compreensão da individualidade humana, levando-o a sérios desajustes pessoais. O homem se torna uma grande caixa de surpresas. Portanto, é nesse contexto que analisaremos a dimensão bioética a partir dos modelos antropológicos que viabilizam um entendimento sobre o desdobramento ético, antropológico do homem hoje. Daí a importância da reflexão bioética, ética e antropológica como possiblidade direta de análise pela sua abrangência na perspectiva de uma nova visão ética dos diversos discursos contemporâneos em defesa da vida e de sua dignidade.

Integrante
Ermano Rodrigues do Nascimento

 

A Significação Antropológica da Alteridade em Levinas

Descrição
A pesquisa tem por objetivo investigar a significação antropológica da alteridade no pensamento de Emmanuel Levinas. Toma-se como ponto de partida a sua análise crítica feita ao pensamento ocidental por ter assumido o primado ontológico e o logos que visa o saber como fontes únicas de inteligibilidade e instância última de sentido. O pensamento constituído como poder englobante reduziu toda possível alteridade ao mesmo da identidade do pensar e do ser. Levinas propõe o humano enquanto ser capaz de relações éticas respeitosas da alteridade do outro, como o primeiro inteligível e origem do sentido. Procedendo a leitura crítico-reflexiva, analisando textos, interpretando hermeneuticamente proposições e conceitos, tenta-se expressar num texto escrito a compreensão da significação antropológica da alteridade em Levinas.

Integrante
José Tadeu Batista de Souza

 

Linha de Pesquisa 2: Linguagem, Sentido e Ação

Normas, Máximas e Ação

Descrição
O Projeto de Pesquisa APQ-0132-7.01/14 - FACEPE - O projeto Normas, máximas e ação tem por objetivo fundamental a pesquisa científica acerca da natureza da ação humana e coloca-se como problema fundamental a explicitação da racionalidade que lhe é subjacente. Para a resposta a tal questão coloca-se um tríplice percurso: é a ação humana será pesquisada como sendo (i) uma faculdade dos sujeitos agentes, (ii) como uma atividade dos sujeitos agentes, e, por fim, (iii) quais as condições de estruturação da ação humana. O presente projeto de pesquisa científica, adota o estudo da filosofia numa perspectiva aporética e analítica, pois põe-se como problemas questões para as quais deverá elaborar através da problematização das questões e das possíveis soluções o esclarecimento conceitual. De modo a realizar a pesquisa científica o projeto se desenvolverá mediante um eixo vetor, a tematização filosófica da racionalidade da ação humana a partir da linguagem e do discurso, mediante três eixos comunicantes: (i) o ético [é a ação uma faculdade], o antropológico [é a ação uma atividade] e o epistemológico [é a ação portadora de uma estrutura epistêmica própria?]. O projeto de pesquisa científica, ora proposto, divide-se em três eixos, exatamente porque reconhece e assume a ação humana como um problema filosófico complexo, não redutível a uma análise de tipo temático-monológica.

Integrantes

  • Danilo Vaz Curado Ribeiro de Menezes Costa (Coordenador)
  • Anilton Santos do Nascimento
  • Joao Paulo Da Silva Brito
  • Joao Wilson De Souza
  • Matheus Karlyson Brito Moreira de Barros
  • Ermano Rodrigues do Nascimento
  • Ricardo Pinho Souto
  • Andre Luiz Holanda de Oliveira
  • Jose Pinheiro Pertille
  • Bartolomeu Leite da Silva

 

Retórica e Argumentação: reflexões teóricas e práticas

Descrição
O objetivo da pesquisa é realizar uma sistematização dos trabalhos de oficinas feitos por estudantes da UNICAP, no período entre 2010 e 2017. Essas oficinas foram organizadas e elaboradas com a finalidade de capacitar os alunos na teoria e na prática da retórica. Ao longo desses oito anos, a cada ano tivemos temas diversos tais como política, educação, direito, história, filosofia, literatura, cinema e artes. Para organizar esse material, serão adotados critérios para escolha dos trabalhos, segundo os temas abordados a cada ano. Vale ressaltar que os trabalhos de cada oficina e de cada grupo são inéditos e originais, uma vez que as experiências, as vivências, as práticas e os resultados de análise e interpretação foram construídos e elaborados pelos próprios alunos.

Integrantes

  • Eleonoura Enoque da Silva (Coordenador)
  • Martha Solange Perrusi
  • Arthur José da Silva
  • Bruno de Souza Chaves Bezerra
  • Wilker da Silva Leite Cruz
  • Martha Kaercher
  • Patrick Mendes Afonso
  • Italo Rafael França Rio Tinto Silva

 

Pensar, Falar e Agir

Descrição
O presente projeto de pesquisa multidisciplinar tem por finalidade estabelecer uma articulação teórico-prática a partir de temas e problemas inter-relacionados de três das principais áreas da filosofia, a saber, a Epistemologia, a Linguagem e a Ética. Pretende, pois, ser desenvolvido a partir de três eixos temáticos, articulando em cada um deles duas das três áreas filosóficas acima indicadas, através de um elemento vetor, que é próprio do fazer filosofia, a saber, a análise de conceitos e a aplicação prática deles na resolução de problemas teórico-práticos. Seu ponto de partida é o pressuposto segundo o qual a Linguagem, a Ética e a Epistemologia passaram a ser concebidas, sobretudo a partir da virada linguística, como sendo disciplinas intimamente relacionadas. Nesse caso, o projeto se delineia na seguinte perspectiva: Pensar, que é o aspecto do projeto que indaga acerca de como se constituem os fundamentos e métodos da investigação filosófica propriamente dita; Falar, que é o eixo do projeto que almeja tematizar as questões da gramática, sintaxe e semântica que serão aplicadas nessa investigação; e Agir, que sobretudo é o aspecto do projeto que considera e coloca as questões relativas às ações morais humanas, tanto na esfera privada como na esfera pública, e como, a partir dos dois vetores anteriores, podemos ser capazes de propor respostas satisfatórias a tais questões.

Integrantes

  • Gerson Francisco de Arruda Júnior (Coordenador)
  • Danilo Vaz-Curado Ribeiro de Menezes Costa
  • José Marcos Gomes de Luna

 

Epistemologia e Linguagem: a busca de fundamentação do conhecimento e da linguagem no período contemporâneo

Descrição
Esta pesquisa terá como objetivo central investigar os fundamentos filosóficos do pensar e do falar, bem como, suas relações de dependência e independências no período contemporâneo. Para atingir seu alvo, ela procura analisar as convergências e divergências das teorias da referência direta e indireta e, igualmente, o esforço da filosofia contemporânea pela busca de uma fundamentação do conhecimento e da linguagem. Ao final, ela almeja atingir uma visão de conjunto da produção filosófica contemporânea nos campos da epistemologia e da filosofia da linguagem, bem como, difundir os avanços e os desafios que continuam a impulsionar o fazer filosófico atual.

Integrantes

  • José Marcos Gomes de Luna (Coordenador)
  • Gerson Francisco de Arruda Júnior

Linha de Pesquisa 1

Prof. Dr. André Luiz Holanda de Oliveira | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Ermano Rodrigues do Nascimento | Lattes | E-mail
Prof. Dr. José Tadeu Batista de Souza | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Karl-Heinz Efken | Lattes | E-mail
Prof. Dr. Ricardo Pinho Souto | Lattes | E-mail

Linha de Pesquisa 2

Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado Ribeiro de Menezes Costa | Lattes | E-mail
Profª. Drª. Eleonoura Enoque da Silva | Lattes | E-mail 
Prof. Dr. Gerson Francisco de Arruda Júnior | Lattes | E-mail
Prof. Dr. José Marcos Gomes de Luna | Lattes | E-mail