Virgínia Colares

Dedica-se ao estudo do discurso jurídico desde os anos 1980. Desenvolveu pesquisas nessa linha durante o mestrado e o doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizou estágio pós-doutoral em Direito na Universidade de Brasília, em 2011. É líder grupo de pesquisa Linguagem e Direito (Plataforma Lattes CNPq) desde 2000 na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) onde leciona Análise Crítica do Discurso Jurídico. Já orientou quase uma centena de monografias, dissertações e teses na graduação, no mestrado e doutorado em Direito. Integra a linha de pesquisa Processo, Hermenêutica e Efetividade dos Direitos no PPGD/UNICAP. No momento, com uma equipe de pesquisadores de 6 universidades brasileiras, desenvolve o projeto “Ideologia e Direito: estudos do discurso jurídico em relação aos grupos minorizados ou invisibilizados nas decisões judiciais”, com apoio do CNPq.

E-mail: virginia.colares@unicap.br

Currículo Lattes: Link

Dentre suas publicações, destacam-se:

  • Direito & Linguagem: a tomada de depoimento. São Paulo: Arraes, 2020.
  • “Fatores Metaprocessuais e suas Influências para a formação da decisão judicial” (em coautoria com Rogério Abreu e Lúcio Grassi). In: Revista Brasileira de Políticas Públicas, v. 8, 2018.
  • “Indícios de descolonialidade na Análise Crítica do Discurso na ADPF 186/DF” (em coautoria com Fernanda Bragato). In: Revista Direito GV (online) http://dx.doi.org/10.1590/2317-6172201737. (2017)
  • “Análise Crítica do Discurso Jurídico (ACDJ) em precedente paradigmático do Superior Tribunal de Justiça (STJ): uma contribuição para o desvelamento de uma prática discursiva”. In: Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica, v. 20, p. 47-73-73, 2017. (em coautoria com Vinícius Calado e Lúcio Grassi).
  • Linguagem & direito: caminhos para a linguística forense. São Paulo: Cortez, 2016. (co-organizadora)