Admissão no Programa

Entenda como é feito o processo de seleção

A seleção ao Programa seguirá de acordo com os seguintes critérios do Regimento do PPGCL

Poderão candidatar-se ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) os portadores de diplomas de graduação em Educação Fonoaudiologia, Psicologia, Ciências da Comunicação, Letras e/ou áreas afins reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), desde que apresentem um projeto pertinente às linhas de pesquisa oferecidas pelo Programa. Para os candidatos ao Curso do Doutorado em Ciências da Linguagem é exigido o diploma de Mestrado obtido em Programa reconhecido pela CAPES.

Para ser admitido em curso oferecido pelo Programa, o candidato estrangeiro não selecionado através de convênios, deverá, no caso de não ser falante de Língua Portuguesa:

  1. Ser aprovado em exame de Português como Língua Instrumental.
  2. Apresentar os documentos exigidos pela Legislação específica para candidato estrangeiro.
  3. Apresentar o Passaporte e satisfazer as exigências contidas no Art. 18 do Regimento do Programa, itens a, b, g, h, i, j, k, l, m (informações dispostas no texto abaixo).

Os candidatos à seleção deverão apresentar os seguintes documentos:

  1. Ficha de inscrição fornecida pela UNICAP, devidamente preenchida e documentada.
  2. Diploma de graduação (cópia autenticada) devidamente registrado em órgão competente ou certificado de conclusão da graduação, ou, ainda, declaração comprovando que é aluno.
  3. RG e CPF autenticados.
  4. Certidão de Nascimento/Casamento ou certidão com averbação de divórcio (cópia autenticada).
  5. Título de eleitor com comprovante da última eleição (cópia autenticada).
  6. Certificado de quitação com o serviço militar (cópia autenticada).
  7. Histórico escolar (cópia autenticada).
  8. Duas cartas de recomendação.
  9. Duas fotos 3 x 4 coloridas e recentes.
  10. Requerimento justificando o interesse pelo curso e pela linha de pesquisa.
  11. Projeto de pesquisa (proposta preliminar).
  12. Currículo Lattes (modelo do CNPq site www.cnpg.br - Plataforma Lattes).
  13. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

Os candidatos ao Curso de Doutorado, além da documentação listada acima, também, deverão apresentar:

  1. Diploma de Mestrado (cópia autenticada), reconhecido pela CAPES, ou certificado de Conclusão do Mestrado, ou ainda uma declaração de que o aluno é concluinte de Mestrado, de curso reconhecido pela CAPES.
  2. Histórico escolar do Mestrado (cópia autenticada), com inclusão da nota do exame de proficiência de língua estrangeira.

A seleção dos candidatos para o Mestrado em Ciências da Linguagem será realizada por uma Comissão de Seleção designada pelo Colegiado e constará de:

  1. prova escrita com base na bibliografia indicada no Edital (eliminatória);
  2. análise do Projeto de Pesquisa (classificatória);
  3. avaliação do Currículo Lattes (classificatória);
  4. defesa do Projeto de Pesquisa para os candidatos que obtiverem nota mínima 7,0 (sete) na prova escrita (classificatória);
  5. exame de proficiência instrumental em uma língua estrangeira (francês, inglês ou espanhol) através de teste de compreensão de textos escritos (classificatória).

Ao aluno que não tiver obtido nota igual ou superior a 7,0 (sete) na prova de língua estrangeira, na seleção, será dada uma nova oportunidade até 12 (doze) meses, após o período de seleção; caso seja reprovado, o aluno não terá direito a prosseguir no Curso.

Ao aluno que apresentar certificado de teste de proficiência avançada em língua estrangeira, comprovado por instituição reconhecida pelo órgão federal competente, será concedida dispensa na referida etapa.

A seleção dos candidatos para o Doutorado em Ciências da Linguagem será realizada por uma Comissão de Seleção designada pelo Colegiado e constará de:

  1. análise do Projeto de Tese (eliminatória);
  2. produção escrita com base em tópicos indicados no edital para seleção (eliminatória);
  3. exame de proficiência instrumental de uma língua estrangeira (francês, inglês ou espanhol) diferente daquela feita no mestrado, através de teste de compreensão de textos escritos (eliminatória);
  4. defesa do Projeto de Pesquisa (eliminatória);
  5. avaliação do Currículo Lattes (classificatória).

Ao aluno que apresentar certificado de teste de proficiência avançada em língua estrangeira, comprovado por instituição reconhecida pelo órgão federal competente, será concedida dispensa em uma língua da referida etapa.