Internacionalização

O PPG em Ciências da Linguagem vem desenvolvendo Acordo de Cooperação interinstitucional com instituições internacionais, com vistas a intercâmbios, proporcionando discussões teóricas, realização de pesquisas comuns, organização e autoria de livros, capítulo de livros, bem como outras atividades acadêmicas.

Merecem destaque:

  • Estágio pós-doutoral da profa. Dra. Maria de Fátima Vilar sob supervisão do prof. Dr. Pierre-Yves Testenoire (mestre de conferência em Ciências da Linguagem na Université Paris III – Sorbonne e membro do Laboratório de Histórias das Teorias Linguísticas. Tema do projeto: Consequências linguísticas dos anagramas de Ferdinand de Saussure. A referida professora, ainda, fez parte de uma mesa redonda, na Université Catholique de l'Ouest.
  • Programa Escola de Altos Estudos da CAPES, “O plano metalinguageiro do dizer”, coordenado pela profa. Dra. Dóris de Arruda Carneiro da Cunha, em parceria com Jacqueline Authier-Revuz, da Université Sorbonne Nouvelle - Paris.
  • O Programa CAFECUB, coordenado, no Brasil, pela profa. Dra. Dóris de Arruda Carneiro da Cunha, intitulado “Representação do Discurso Outro (RDA) e discursividade escrita: estudo comparativo em francês, espanhol e português brasileiro”, em parceria com a Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e financiado pelo Programa CAPES-COFECUB. A equipe francesa é composta por Jacqueline Authier-Revuz e Claire Doquet (coordenadora), da Sorbonne Nouvelle, e Julie Lefebvre e Frédérique Sitri da Université Paris Ouest – Naterre la Défense.

Docentes que participaram das ações de internacionalização

  • Maria de Fátima Vilar
  • Pierre-Yves Testenoire
  • Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
  • Jacqueline Authier-Revuz
  • Julie Lefebvre
  • Frédérique Sitri
  • Jean Michel-Vivès

Alexandre Duarte Gomes

Seguiu para a França, em 2018, para um estágio de seis meses na Université Lumiére Lyons II, sob a orientação da Profa. Dra. Maria da Conceição Coelho Pereira, através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES).

Verônica Del Pilar Proaño de Fox

Em 2018, realizou doutorado sanduíche na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona na Espanha, por seis meses, sob a orientação do renomado Prof. Dr. Teun van Dijk, através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES).

Andrea Moreira Gonçalves de Albuquerque

Por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), a aluna, seguiu para Itália em outubro de 2019, para um período de seis meses de estágio, no Instituto Universitário Sophia, no município de Figline e Incisa Valdarno, sob a orientação do Prof. Dr. Marco Martino.

Dalexon Sérgio da Silva

Comunicamos a aprovação do candidato, Dalexon Sérgio da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, à bolsa CAPES PDSE para doutoramento na modalidade “sanduíche”, sob orientação, no Brasil, da Profa. Dra. Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo e supervisão do estágio em Portugal do Prof. Dr. José Eduardo Franco (Universidade Aberta de Lisboa), pelo período de 12 meses, a partir de abril de 2017.

Maria das Dores Andrade de Barros

A mestranda, escritora e professora universitária Maria das Dores Andrade de Barros participará do II Festival de Poesia de Lisboa, a ser realizado dia 09 de setembro de 2017, no Centro Cultural de Belém – Lisboa. Ela participará das atividades propostas pela equipe da Helvetia Edições, dentre elas: palestras, oficinas, lançamentos de livros e cerimônia de certificação e premiação.