Institucional

Presidente/Chanceler

Pe. Mieczyslaw Smyda, S.J.
Provincial dos Jesuítas do Brasil

Reitor

Prof. Dr. Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação

Profa. Dra. Valdenice José Raimundo

> Coordenadora Geral de Pós-graduação
Profa. Dra. Roberta Varginha Ramos Caiado

> Coordenador Geral de Pesquisa
Prof. Dr. Dario Brito Rocha Júnior

>> Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (Mestrado e Doutorado)
Isabela Barbosa do Rego Barros
E-mail: isabela.barros@unicap.br

>> Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (Mestrado e Doutorado)
André Luís de Araújo 
E-mail: andre.araujo@unicap.br

> Horário

Segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h.

> Local

> Fone

55 (81) 2119-4369
 
> E-mail
secretariastrictosensu@unicap.br

Programa de Estudos e Pesquisas Pós-Graduados

A UNICAP dispõe de recursos próprios para o Programa de Estudos e Pesquisas Pós-Graduados e conta com apoio das agências de fomento de Pesquisa - CNPq, CAPES, FACEPE, através de recursos destinados ao Programa de Iniciação Científica e Programas Stricto Sensu.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC - foi implantado em 1998 como política institucional de pesquisa, contemplando quatro tipos de bolsas: PIBIC/UNICAP, PIBIC/CNPq; PIBITI/CNPq; PIBIC/FACEPE. A UNICAP, a partir de 2012, passou a integrar o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), passando a receber recursos de incentivo à formação de docentes em nível superior para educação básica. Importante ressaltar que o PPGCL recebeu 65 bolsas de Iniciação Científica no quadriênio 2013-2016.

O Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP -  vinculado à CAPES, que garante a concessão de bolsas de estudo concedidas em formato de isenção das taxas e mensalidades a serem pagas à Instituição para os acadêmicos mais bem classificados no processo de seleção dos programas, sendo 38 taxas e 20 bolsas distribuídas de forma equitativa entre os Programas de Pós-graduação da UNICAP.

O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD - Atualmente, o PPGCL faz parte do Projeto de Cooperação Acadêmica - Edital nº 071/2013, intitulado "Diálogos em Linguística: do Formal ao Discursivo", elaborado em parceria com as instituições Universidade Católica de Pelotas – UCPEL (proponente), Universidade Federal da Paraíba – UFPB (associada 2), Universidade Católica de Pernambuco (associada 3), tendo como coordenadoras as professoras Carmen Lúcia Barreto Matzenauer (UCPEL), Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB) e Nadia Pereira Gonçalves de Azevedo (UNICAP).

O PROCAD visa ao intercâmbio acadêmico-científico e está voltado à sistematização de relações e parcerias entre equipes dos referidos Programas, por meio do incremento articulado de missões de estudo, missões de pesquisa e atividades docentes, que darão suporte à mobilidade intra-inter regional. O trânsito previsto não só articula professores e alunos de diferentes níveis - PIBIC, mestrado, doutorado e pós-doutorado - como permite atingir maior equilíbrio regional da pós-graduação no país. Os grandes temas abordados na proposta envolvem fundamentalmente “Aquisição da Linguagem (incluindo Patologias da Fala), Fonologia-Variação, Cognição e Sentido, Discurso e Linguística Aplicada”, que atenderão às duas linhas de pesquisa do Programa.

Equipe 1 – Linguagem: tecnologia e ensino, no qual participam os professores da UCPel Vilson José Leffa, Fabiane Villela Marroni, Aracy Ernst Pereira, Raquel da Cunha Recuero, Adail Ubirajara Sobral, Hilário Inácio Bohn, da UNICAP Roberta Varginha Ramos Caiado, da UFPB Regina Celi Mendes Pereira da Silva, Betânia Passos Medrado e Carla Lynn Reichmann;

Equipe 2 - Linguagem: cognição, texto e discurso, no qual participam os professores da UCPel Eliane Terezinha do Amaral Campello, Ercília Ana Cazarin, Alessandro Zir, da UNICAP Karl-Heinz Efken, Nadia Gonçalves de Azevedo, Moab Acioli, da UFPB Lucienne Claudete Espíndola, Jan Edson Rodrigues Leite, Pedro Farias Francelino

Equipe 3 - Linguagem: aquisição, variação e estrutura da língua, no qual participam os professores da UCPel Carmen Lúcia B. Matzenauer, Liliane da Silva Prestes Rodrigues, da UNICAP Isabela Barbosa do Rego Barros, Nadia Pereira Gonçalves de Azevedo, Renata Fonseca Lima da Fonte, Wanilda Maria Alves Cavalcanti, da UFPB Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Evangelina Maria Brito de Faria, Dermeval da Hora Oliveira.

O Programa CAPES-COFECUB – Atualmente, também, o PPGCL, na figura da profa. Dra. Dóris de Arruda Carneiro da Cunha – coordenadora da equipe brasileira do projeto, participa do Programa CAFECUB com o projeto de pesquisa intitulado “Representação do Discurso Outro (RDA) e discursividade escrita: estudo comparativo em francês, espanhol e português brasileiro”, em parceria com a Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, financiado pelo Programa CAPES-COFECUB. A equipe brasileira é formada por Evandra Grigoletto, Fabiele De Nardi, Suzana Cortez, da UFPE, Rita Zozzoli, da UFAL e Dóris de Arruda Carneiro da Cunha, da UNICAP, UFPE. A equipe francesa é composta por Jacqueline Authier-Revuz e Claire Doquet (coordenadora), da Sorbonne Nouvelle, e Julie Lefebvre e Frédérique Sitri da Université Paris Ouest – Naterre la Défense.

Processo seletivo para Bolsas  e Auxílios PROSUP

P R O S U P – Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particular

Informamos que a partir do dia 20/02/2017 estarão abertas as inscrições para o processo de seleção para novos(as) bolsistas da CAPES/PROSUP.(Apenas para os(as) Discentes devidamente Matriculados(as) em 2017.1)
Os(as) candidatos(as) devem fazer suas inscrições, buscando o formulário, na Secretaria da Coordenação Geral de Pós-graduação, até o dia 06/03/2017Preenchendo o formulário, devem anexar os seguintes documentos:

  1. Xérox da declaração de imposto de renda ou declaração de imposto de renda da pessoa de quem é dependente ou redigir declaração informando que não declara imposto de renda e não é dependente de pessoa declarante (assinatura  autenticada em Cartório);
  2. Declaração de regularização com a Receita Federal (regularização do CPF);
  3. Xérox da carteira de trabalho (capa com os dados pessoais e área dos contratos) (apresentar original);
  4. Redigir declaração informando se possui ou não vínculos empregatícios (informar quais são os vínculos e renda mensal) (assinatura  autenticada em Cartório) .

Inscrições: Secretaria da Coordenação Geral de Pós-graduação – 8º andar do bloco G4, setor A (com o funcionário Sérgio Wanderley) (segunda-feira a sexta-feira) (8h30 às 10h30 e 13h30 às 16h30).

Orientações e procedimentos ainda em elaboração, exceto as constantes na Legislação da Pós