O PPGCL vai realizar de 18 a 28 de agosto de 2020, de 9h às 12h, o Seminário Letramento Acadêmico: Desafios no Processo de Produção Textual/Discussiva no Ensino Superior. O referido Seminário será ministrado pela professora doutora Maria Otília Guimarães Ninin.

Maria Otília Ninin, possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002 e 2006). Concluiu o pós-doutoramento em 2013, com subsídio do CNPq, pela PUC-SP, no programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, com pesquisa sobre escrita acadêmica, na área da Linguística Sistêmico-Funcional. Cursou especialização em Pedagogia pela UMESP, e é graduada em Matemática, pela UNESP de Rio Claro (1974). Atualmente, é professora da Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE-PUC-SP), coordenadora e professora da pós-graduação Lato Sensu Língua Portuguesa e Literatura – Universidade Paulista. É assessora pedagógica da Rede Concepcionista de Educação (sediada em São Paulo, com 10 escolas em diferentes localidades brasileiras). Fez pesquisa na Universidade de Bath, UK, orientada pelo professor Harry Deniels. Tem experiência na área de Linguística e Educação, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada, Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente em relação aos seguintes temas: orientação de trabalhos monográficos na área de Letras, formação de professores e gestão escolar, metodologia do trabalho científico, teoria da atividade. Tem como prioridade, em pesquisa atual, a investigação do ensino da escrita acadêmica nas diferentes áreas do conhecimento. Clique em Leia mais para continuar conhecendo a pesquisadora e sua produção/atuação na área.

As inscrições serão realizadas através do e-mail eliene.fabricio@unicap.br.