O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Unicap promove, nos dias 11 a 13 de março, a Palestra Linguística: Ciência ou Ideologia?, seguida do Seminário Bakhtin: autoria, axiologia e heteroglossia (15 horas), ambos com o Dr. Carlos Alberto Faraco, Professor Titular (aposentado) da Universidade Federal do Paraná.

O professor Carlos Alberto

Carlos Alberto Faraco é graduado em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e doutor em Linguística pela University of Salford, Inglaterra (1982). Fez pós-doutorado em Linguística na University of California (1995-96). É Professor Titular (aposentado) da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Bakhtin, discurso, dialogismo, ensino de português e linguística, história do pensamento linguístico. Está vinculado ao Grupo de Pesquisa HGEL-Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas (UFPB/CNPq).

Alguns livros recentes de Carlos Alberto Faraco

• História Sociopolítica da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
  • O efeito Saussure: cem anos do Curso de Linguística Geral. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
  • Linguagem escrita e alfabetização. São Paulo: Editora Contexto, 2012.
  • Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
  • Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

A Palestra

A palestra Linguística: Ciência ou Ideologia? acontecerá no Auditório G2 (Bloco G, 1º. Andar), no dia 11/03, de 9 às 12h, e será aberta ao público, não sendo necessário fazer inscrição.

O Seminário

Quanto ao Seminário Bakhtin: autoria, axiologia e heteroglossia, as inscrições dos alunos regulares do PPGCL, para quem o evento vale 01 crédito (15 horas), devem ser efetivadas via matrícula na Secretaria da Pós-Graduação (mestrados e doutorados), no térreo do bloco G4. O público externo, por sua vez, deverá fazer sua inscrição (clicando no link a seguir) pela nossa página de inscrição, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00. Dúvidas ou informações, dirija-se a Secretaria da Pós-Graduação (mestrados e doutorados), no térreo do bloco G4 ou ligue 2119-4015.

Ministrante: Dr. Carlos Alberto Faraco
Tema: Linguística: Ciência ou Ideologia?
Dia: 11/03/2019
Hora: 9 às 12h
Local: Auditório G2 (Bloco G)
Valor da inscrição: Evento gratuito