NOTA OFICIAL

10/08/2020

Nota Oficial

RESULTADO OFICIAL

>Acesse o resultado dos aprovados nas bolsas

Nota Oficial

08/08/2020

A Universidade Católica de Pernambuco, atenta aos anseios dos candidatos inscritos no Processo Seletivo 2020.2 publicizado no Ato Convocatório para Concessão de Bolsas de Estudo de Inclusão Racial e Social, vem expor e esclarecer os pontos a seguir.

Primeiramente, as 300 (trezentas) bolsas oferecidas pela Unicap, no referido Ato Convocatório, foram distribuídas considerando, além dos critérios racial e social, o quantitativo de cursos e turnos disponíveis e a sua possibilidade de ofertar as vagas específicas.

Cumpre esclarecer que os candidatos e os documentos apresentados foram submetidos ao crivo de uma banca composta por pessoas indígenas e negras, que são membros do Ministério Público do Estado de Pernambuco, lideranças do Movimento Social Negro, docentes de outras IES do Estado e alunos da Unicap: todas com reconhecida militância na luta antirracista e na promoção da igualdade racial.

Após criteriosa revisão na lista de classificação divulgada, foram detectadas as seguintes falhas no resultado final:

1. duplicidade de candidatos beneficiados, num total de 4 (quatro) candidatos;
  2. existência de candidatos registrados na lista de contemplados com as bolsas, que constavam na lista de classificáveis;
  3. existência de candidatos que não foram classificados no Processo Seletivo Vestibular 2020.2 e, mesmo assim, tentaram a concessão da bolsa – esses estão sumariamente eliminados do Processo Seletivo; e
  4. candidatos de cor branca que foram classificados na cota de bolsas raciais.

Todos os itens acima apresentados foram devidamente apurados pela Divisão de Ação Social e as respectivas correções realizadas, conforme demonstrado na nova Lista Definitiva de Classificação. Ressaltamos que as falhas ocorridas na divulgação da lista não incorreram em prejuízo para ninguém. Ao contrário, corrigimos e ampliamos o benefício concedido.

A Unicap esclarece, ainda, que os candidatos que não conseguiram cumprir os requisitos constantes do Ato Convocatório serão convocados, individualmente, pela Divisão de Ação Social, em tempo oportuno, com a finalidade de serem cientificados do(s) motivo(s) pelo(s) qual(is) sua inscrição foi indeferida.

Os candidatos que cumpriram todos os requisitos previstos no Ato Convocatório e que não tiveram seus nomes na lista de classificados, por terem sido preenchidas todas as 300 (trezentas) bolsas disponíveis, poderão participar do próximo processo seletivo com a documentação apresentada neste processo, devendo, para tanto, apresentar, em momento oportuno e mediante convocação da Divisão de Ação Social, apenas os documentos que podem demandar atualização.

Por fim, considerando os documentos apresentados e o momento pelo qual todos estamos passando, em face da pandemia da COVID-19, a Unicap decidiu alterar o Ato Convocatório para conceder, a todos os candidatos classificados, bolsa integral, ou seja, as 300 (trezentas) bolsas inicialmente ofertadas de 50% (cinquenta por cento) e 100% (cem por cento) serão concedidas, em sua integralidade, como bolsas 100% (cem por cento), mantendo-se o quantitativo de 200 (duzentas) bolsas de inclusão racial e 100 (cem) bolsas de inclusão social de 100% (cem por cento).

Com isso, a Unicap reitera seu compromisso socioeducacional, humanitário, buscando sempre a excelência humana, e aproveita para agradecer a todos (as) os (as) funcionários (as) e professores (as) voluntários (as) que, para além de suas obrigações, dedicaram-se a esse mutirão, superando as dificuldades desse tempo difícil que vivemos.