16 a 17 de maio de 2019
Apresentação
O Curso de Letras e o Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPGCL – da UNICAP realizarão, em parceria, o evento intitulado: A P A L A V R A D O D I A: processos em transformação, na XXII Semana de Estudos Linguísticos e Literários da UNICAP, que acontecerá no período de 16 a 17 de maio de 2019, das 18h30 às 21h30, no auditório G1 do bloco G.
Vocês estão convidados a apresentar comunicações em simpósios temáticos abarcando artigos apresentados em disciplinas, dissertações defendidas, estudos realizados. Poderão submeter proposta de comunicação em simpósios: graduandos, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pesquisadores em geral. A proposta deverá apresentar,no máximo, um autor e um coautor.
Os interessados devem apresentar um resumo (para um ou, no máximo, dois simpósios temáticos) de, no mínimo, 100 palavras e, no máximo, 300 palavras. O resumo, acompanhado do título, deve, obrigatoriamente, ser formatado em fonte Arial, tamanho 12 e conter: tema, objetivos, quadro teórico-metodológico, resultados (parciais ou final), conclusões e três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. O resumo do trabalho deve ser enviado até o dia 05 de maio de 2019, para o e-mail: resumoseartigos@gmail.com
Cada autor deverá submeter, no máximo, dois trabalhos (em autoria individual ou em coautoria) para apreciação.
Simpósios Temáticos
1. Análise do Discurso
2. Aquisição da Linguagem e suas diversas manifestações
3. Gêneros Textuais/Discursivos e Multiletramento
4. Literatura, Artes e Cultura
5. Semântica e Semiótica
6. Linguística Aplicada, Educação e Tecnologias
Simpósios: 15, 16 e 17 de maio de 2019, 16h às 18h, G4
Participem!
Atenciosamente,
Coordenação do Curso de Letras e Coordenação do PPGCL
OBS.: Dúvidas ou sugestões envie um e-mail para semanaletrasunicap@gmail.com
Programação
15.05.19
16h às 18h
Local: Bloco G4
Simpósios – Eixos Temáticos
- Análise do Discurso
Coordenação – Prof. Dr. Felipe Casado (IFPE/CABO) e Fanuel Paes Barreto (UNICAP/Doutorando PPGCL/UNICAP)
- Aquisição da Linguagem e suas diversas manifestações
Coordenação – Prof. Dr. Antonio Moraes (UNICAP) e Késia Vanessa da Silva (Mestranda PPGCL/UNICAP)
- Gêneros Textuais/Discursivos e Multiletramento
Coordenação – Profª. Dra. Roberta Varginha Ramos Caiado (PPGCL/UNICAP) e Prof. Me. Flávio Rômulo (Doutorando PPGCL/UNICAP)
- Literatura, Artes e Cultura
Coordenação – Prof. Dr. Frederico Machado (FACHO/FAFIRE/Mestrado PROFLETRAS/UFPE) e Ana Márcia Braga de Amorim (Mestranda PPGCL/UNICAP)
- Semântica e Semiótica
Coordenação – Profª. Dra. Isabela Rêgo Barros (PPGCL/UNICAP) e Mônica Lira Malhoit (Mestranda PPGCL/UNICAP)
- Linguística Aplicada, Educação e Tecnologias
Coordenação – Profª. Dra. Flávia da Costa Ramos (UNICAP) e Profª. Ma. Graziela Brito (UNICAP)
18h
Local: Auditório G1
RECEPÇÃO AOS PARTICIPANTES –
18h45
ABERTURA OFICIAL
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação – Profª. Dra. Valdenice José Raimundo
Pró-reitor de Graduação e Extensão – Prof. Dr. Degislando Nóbrega de Lima
Diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas – Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado Ribeiro de Menezes Costa
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) – Prof. Dr. Benedito Gomes Bezerra
Coordenador do Curso de Letras – Prof. Dr. Antonio Henrique Coutelo de Moraes
19h
Biografia de Evanildo Bechara – Deivisson Andrade (Egresso do Curso de Letras-UNICAP/Mestrando PPGCL UNICAP)
19h10
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
A gramática tradicional: retrospecto e (im)possibilidades – Prof. Dr. Francisco Eduardo Vieira da Silva (UFPB).
20h10
MESA-REDONDA: Aspectos da gramática do Português: descrição, uso e ensino
Gramática nos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma análise historiográfica – Profª. Gláucia Nascimento – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
- A sintaxe de letras de músicas populares do Brasil: variação e mudança – Prof. Marcelo Sibaldo – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
- Aspectos morfossintáticos em contos brasileiros – Profª. Dra. Rosana Maria Teles Gomes – Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
Mediação – Profª. Dra. Flávia da Costa Ramos – Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
16.05.19
16h às 18h
Simpósios – Eixos Temáticos
- Análise do Discurso
Coordenação – Prof. Dr. Felipe Casado (IFPE/CABO) e Fanuel Paes Barreto (UNICAP/Doutorando PPGCL/UNICAP)
- Aquisição da Linguagem e suas diversas manifestações
Coordenação – Prof. Dr. Antonio Moraes (UNICAP) e Késia Vanessa da Silva (Mestranda PPGCL/UNICAP)
- Gêneros Textuais/Discursivos e Multiletramento
Coordenação – Profª. Dra. Roberta Varginha Ramos Caiado (PPGCL/UNICAP) e Prof. Me. Flávio Rômulo (Doutorando PPGCL/UNICAP)
- Literatura, Artes e Cultura
Coordenação – Prof. Dr. Frederico Machado (FACHO/FAFIRE/Mestrado PROFLETRAS/UFPE) e Ana Márcia Braga de Amorim (Mestranda PPGCL/UNICAP)
- Ωemântica e Semiótica
Coordenação – Profª. Dra. Isabela Rêgo Barros (PPGCL/UNICAP) e Mônica Lira Malhoit (Mestranda PPGCL/UNICAP)
- Linguística Aplicada, Educação e Tecnologias
Coordenação – Profª. Dra. Flávia da Costa Ramos (UNICAP) e Profª. Ma. Graziela Brito (UNICAP)
Local: Auditório G1
19h
Biografia de Wanilda Cavalcanti – Gabriela Lima (Egressa do Curso de Letras-UNICAP)
19h10
MESA-REDONDA: Minorias (in)visíveis na escola: quem as determina?
Para início de conversa… – Prof. Dra. Wanilda Cavalcanti – Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem/PPGCL
- Os surdos no Ensino Superior: alguns apontamentos de experiências – Prof. Dr. Jurandir Ferreira Júnior – Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
- Suely Rached e Michele E. de Carvalho – Reflexões sobre práticas inclusivas de surdos, surdocegos (múltiplos deficientes) na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNICAP
Mediação – Profª. Dra. Izabelly Brayner – Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Universidade de Pernambuco (UPE)
17.05.19
16h às 18h
Simpósios – Eixos Temáticos
- Análise do Discurso
Coordenação – Prof. Dr. Felipe Casado (IFPE/CABO) e Fanuel Paes Barreto (UNICAP/Doutorando PPGCL/UNICAP)
- Aquisição da Linguagem e suas diversas manifestações
Coordenação – Prof. Dr. Antonio Moraes (UNICAP) e Késia Vanessa da Silva (Mestranda PPGCL/UNICAP)
- Gêneros Textuais/Discursivos e Multiletramento
Coordenação – Profª. Dra. Roberta Varginha Ramos Caiado (PPGCL/UNICAP) e Prof. Me. Flávio Rômulo (Doutorando PPGCL/UNICAP)
- Literatura, Artes e Cultura
Coordenação – Prof. Dr. Frederico Machado (FACHO/FAFIRE/Mestrado PROFLETRAS/UFPE) e Ana Márcia Braga de Amorim (Mestranda PPGCL/UNICAP)
- Semântica e Semiótica
Coordenação – Profª. Dra. Isabela Rêgo Barros (PPGCL/UNICAP) e Mônica Lira Malhoit (Mestranda PPGCL/UNICAP)
- Linguística Aplicada, Educação e Tecnologias
Coordenação – Profª. Dra. Flávia da Costa Ramos (UNICAP) e Profª. Ma. Graziela Brito (UNICAP)
Local: Auditório G1
19h
Biografia de Carlos Pena Filho – Débora Mendes (Egressa do Curso de Letras-UNICAP)
19h10
Palestra 1 – A palavra de Carlos Pena Filho e a memória imagética do Recife – Prof. Dr. Robson Teles Gomes – Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) /Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem/PPGCL
MEMORIAL – O homem Carlos Pena Filho
Mediação – Prof. Dr. Frederico Machado – Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO)/Faculdade Frassineti do Recife (FAFIRE)/Mestrado PROFLETRAS/UFPE
COQUETEL DE ENCERRAMENTO
Local: Salão Receptivo , 1° andar, Bloco G
LANÇAMENTO DE LIVROS –
- A GRAMÁTICA TRADICIONAL – história crítica
Francisco Eduardo Vieira
- ESCREVER NA UNIVERSIDADE – fundamentos
Francisco Eduardo Vieira e Carlos Alberto Faraco
- LINGUAGEM E INTERDISCIPLINARIDADE – diferentes gestos de interpretação
Roberta Caiado, Isabela do Rêgo Barros e Benedito Bezerra
- FILOSOFIA, LITERATURA & LINGUÍSTICA: interfaces
Antonio Henrique Coutelo de Moraes, Felipe Casado de Lucena e Martha Solange Perrusi
ATIVIDADE ARTÍSTICA – Vila dos Sinos – Prof. Dr. André Luís de Araújo (UNICAP/PPGCL/HUMANITAS)
SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
EXPOSIÇÃO PERMANENTE DE FOTOGRAFIA – NAS IMAGENS DA POESIA DE CARLOS PENA FILHO (CURSO SUPERIOR DE FOTOGRAFIA DA UNICAP – COORDENAÇÃO RENATA VICTOR)
Local: Salão Receptivo , 1° andar, Bloco G
Normas para Publicação de Trabalhos
TÍTULO DO TRABALHO
autor[1]
coautor[2]
Introdução
Insira aqui o texto de apresentação referente a sua comunicação ou pôster, entre 06 e 12 laudas. Utilize fonte Times New Roman, corpo 12.
O parágrafo deve ser justificado, com tabulação de 1,25 cm na primeira linha, espaço 1,5 entre linhas, com espaçamento de 6 pontos entre parágrafos.
As citações com três linhas ou mais ficam em parágrafo de citação, com margem de 4 cm à esquerda, espaço simples, corpo 11. O trecho de citação deve ser seguido de sobrenome do autor, ano e página entre parênteses. (SOBRENOME, 2010, p.5)
1. Tópicos e subtópicos do artigo
Devem ser numerados, exceto introdução, considerações finais e referências. Devem estar em negrito e ter a primeira inicial maiúscula. Utilizar o título “Referências” para as referências bibliográficas.
2. Imagens
As imagens devem estar em formato .jpg, .png ou .tiff e apresentar a url completa da captura nas referências do artigo ou em sua legenda. Elas devem ser creditadas e suas fontes mencionadas.
Referências
Devem ser listadas em ordem alfabética conforme modelo da ABNT. Utilizar o título “Referências” para as referências bibliográficas. Os destaques devem ser feitos exclusivamente em negrito.
ARAÚJO, C.K.; SOUZA, D.M.S. Dificuldades do intérprete em sala de aula: responsabilidades e influências. Revista Científica UNAR, Araras, v.11, n.2, p.53-68, 2015.
BLOOMFIELD, L. Language. Londres: George Allen and Unwin, 1933.
[1] Titulação do autor, sigla da instituição que representa e outra informação que considere relevante.
[2] Titulação do coautor, sigla da instituição que representa e outra informação que considere relevante.
Resumos
Titulo: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.
Autores: Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar duas linhas abaixo do título (pular uma linha), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.
Eixo Temático: Indicar um dos eixos
Corpo do resumo: deverá estar duas linhas abaixo da indicação de eixo temático (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,0 entre linhas e conter no mínimo 100 e no máximo 300 palavras. Os resumos devem marcar com clareza a) Introdução b) Objetivo c) Metodologia ou Material e métodos d) Resultados (parciais ou concluído) e) Conclusões ou considerações finais)
Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter de três a cinco palavras-chave.
Envio de resumo até o dia 10/05 e resposta de aceite ou não da comissão científica até o dia 15/05.
Horários dos Simpósios
Dia 16/05/19 – Bloco G4
ANÁLISE DO DISCURSO – sala 503
13:30 – ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO: O USO DA LINGUAGEM COMO MEIO DE PRESERVAÇÃO DE PODERES DE GRUPOS DOMINANTES
Danielle Gomes
13:50 – RELIGIÃO E PODER: COMO O PROTESTANTISMO SE MANIFESTA NO DISCURSO POLÍTICO DA MINISTRA DAMARES ALVES
Gisely Tavares e Tito Lívio Albuquerque Lisboa
14:10 – RETÓRICA E CINEMA, ANÁLISE DO FILME O MERCADOR DE VENEZA
Wilker da Silva Leite Cruz
14:30 – SUPERMAN: ENTRE QUADRINHOS, DISCURSO E MUDANÇA SOCIAL
Marcelo Travassos da Silva e Moab Acioli
14:50 – O DISCURSO DO COLONIALISMO DE HOMI BHABHA E OS ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO: DENÚNCIAS DE PRÁTICAS DISCURSIVAS DO COLONIZADOR CONTRA O COLONIZADO
José Jefferson Leôncio Cavalcanti
15:10 – DISCURSO E LINGUAGENS DA INTERNET: O CASO DAS HASHTAGS
Laura Jorge Nogueira Cavalcanti
15:30 – O DISCURSO, A LINGUAGEM PERSUASIVA E A LINGUAGEM NÃO VERBAL EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
Claudio Mauricio de Oliveira Farias e Benedito Bezerra
15:50 – “O PARAÍBA” E “O BAIANO”: O DISCURSO MIDIÁTICO ACERCA DA ESTEREOTIPIA NORDESTINA
Emília Querino Tavares
16:10 – DISCURSO, MEMÓRIA E IDEOLOGIA: A PERNAMBUCANIDADE NO DIÁRIO
João Victor da Silva Carvalho
16:30 – ANÁLISE DO GÊNERO NOTÍCIA A PARTIR DA FRAGMENTAÇÃO TEXTUAL
Jailson Jackson, Júlia Maria, Luana Xavier e Stella Farias
16:50 – O 1º CONGRESSO MÉDICO DE PERNAMBUCO E A REPRODUÇÃO DO DISCURSO HIGIENISTA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Beatriz Chianca
SEMÂNTICA E SEMIÓTICA / ANÁLISE DO DISCURSO – sala 505
13:30 – O SENTIDO NA LINGUAGEM DE PATO DONALD E ZÉ CARIOCA NO FILME ALÔ AMIGOS, EXIBIDO NOS CINEMAS, DURANTE O PERÍODO DA II GUERRA MUNDIAL
Monika Lira Malhoit e Isabela Barbosa do Rêgo Barros
13:50 – IDEOLOGIA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: A PALAVRA “GOLPE” NA MÍDIA BRASILEIRA
Renata Valéria de Araujo Lima
14:10 – A MULHER E A CONSTRUÇÃO DOS OBJETOS DO DISCURSO EM TEXTOS JORNALÍSTICOS SOBRE A PEC 181/2015 A RESPEITO DA PROIBIÇÃO DO ABORTO NO BRASIL
Geisy Ellen Vicente Herculano e Suzana Leite Cortez
14:30 – PROCESSOS REFERENCIAIS E CONSTRUÇÃO DO PONTO DE VISTA EM CARTAS DO LEITOR SOBRE MARIELLE FRANCO
Maria Eduarda dos Santos Silva e Suzana Leite Cortez
14:50 – O PODER DA IMAGEM E A IMAGEM EM MOVIMENTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Roseli Wanderley de Araújo Serra, Josemeire Caetano da Silva e Roberta Varginha Ramos Caiado
15:10 – DESVENDANDO OS SEGREDOS DA IMAGEM: ANÁLISE SEMIÓTICA DE UMA NARRATIVA REALISTA ATRAVÉS DA LINGUAGEM VISUAL
Adrielly Gomes, Ana Carolina e Andressa Maria
15:30 – O SILENCIAMENTO (DO) POLÍTICO DE JULIAN ASSANGE NA MÍDIA NACIONAL
Carlos Eduardo de Freitas Barbosa e Thiago César da Costa Carneiro
15:50 – VARIAÇÃO LINGUÍSTICA LEXICAL ENTRE JOVENS DO BAIRRO DE ÁGUAS COMPRIDAS EM OLINDA – PERNAMBUCO
Dayane Andrade de Souza, Rafael José Oliveira Ofemann, William Berg Lima da Silva
16:10 – UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS MULHERES DE/EM CHICO BUARQUE
Grace Agra
LINGUÍSTICA APLICADA / EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS – sala 506
13:30 – VIVA – A VIDA É UMA FESTA: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
Darlene Ribeiro da Silva Andrade
13:50 – PRÉ-LEITURA: EMOÇÃO E COGNIÇÃO NA PREPARAÇÃO PARA A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS
Saulo Batista de Souza e Rosiane Xypas
14:10 – O TRATAMENTO DO TEXTO LITERÁRIO EM FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) EM LIVROS DIDÁTICOS DE NÍVEL B2
Paulo Ricardo de Andrade Sobral e Rosiane Maria Soares da Silva Xypas
14:30 – ANÁLISE DE TEXTO JORNALÍSTICO COM IMAGENS PARADAS NO ENSINO DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
Maria Françuelly Lins da Silva, Maria Luiza Didier Mendonça e Rosiane Xypas
14:50 – ENTRE O GARFO E A ESPADA: ANÁLISE SEMIÓTICA DE IMAGENS PARADAS NO ENSINO DO FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
Camila Taís da Silva, Luis Filipe Santana Soares e Rosiane Xypas
15:10 – O ENSINO DE GRAMÁTICA EM SALA DE AULA: AVANÇOS E PERSPECTIVAS
Joyce Elaine e Júlia Regina
15:30 – COLOCAÇÃO PRONOMINAL NA ESCRITA FORMAL DO PORTUGUÊS BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA A PARTIR DAS GRAMÁTICAS DOS LINGUISTAS
Emily Gonçalves de Medeiros e Francisco Eduardo Vieira
15:50 – O RÓTICO NA ESCRITA DOS ALUNOS DE ESCOLA PRIVADA
Letícia Oliveira
16:10 – A HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Hortência Gomes Alves de Almeida, Natalí Maria Santiago Ribeiro e Maria Ágnes de Souza
16:30 – ORALIDADE, ENSINO E VARIAÇÃO: UM TRIPÉ DESCRITO POR BORTONI-RICARDO
Flávia Tavares da Costa Ramos e Cícero Kleandro Bezerra da Silva
16:50 – CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA PARA O ENSINO DE MORFOSSINTAXE DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Déreck Kássio Ferreira Pereira
LITERATURA, ARTES E CULTURA – 507
13:30 – HISTÓRIA DA LITERATURA: ESTÉTICA E PROJETO NACIONALIZANTE
Wandersson Hidayck Silva
13:50 – ETHOS, PATHOS, LOGOS NA OBRA O MÁGICO DE OZ
Martha Kaercher e Eleonoura Enoque da Silva
14:10 – UMA ANÁLISE SOBRE A RETÓRICA SOFISTA
Júlia de Melo Mendonça Vasconcelos e Martha Solange Perrusi
14:30 – RETÓRICA, ARTE E MÚSICA: ANÁLISE RETÓRICA DA “FLAUTA MÁGICA”
Julia Freire e Martha Perrusi
14:50 – OS IDEAIS ASCÉTICOS E A VIDA COMO OBRA DE ARTE NA FILOSOFIA DE NIETZSCHE
Sérgio Henrique Campos e Martha Perrusi
15:10 – NIETZSCHE E A TRAGÉDIA: NO LIMIAR DA FILOSOFIA E DA ARTE
Ítalo Maciel e Martha Solange
15:30 – PERCEPÇÕES ACERCA DO MITO DEPOIS DA MODERNIDADE: RELEITURA, REVISITAÇÃO, RECONSTRUÇÃO
Taciana Ferreira Soares
15:50 – A INFLUÊNCIA DA MITOLOGIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE, BASEADA NA OBRA: ‘THEOGONÍA’ DE HESÍODO. ENTENDENDO O MUNDO DE HOJE E A RELAÇÃO DO HOMEM MODERNO COM A MITOLOGIA QUE O RODEIA
Alexandre da Silva Bezerra e Frederico Machado da Silva
16:10 – A MALDIÇÃO DO JUDEU ERRANTE
Heloiza Montenegro Barbosa e Ivon Rabelo Rodrigues
16:30 – O SER PARA-OUTRO EM ANGÚSTIA, DE GRACILIANO RAMOS LEITURAS A PARTIR DA TEORIA DO OLHAR, DE JEAN-PAUL SARTRE
Antonio Almeida Rodrigues da Silva
16:50 – O EXERCÍCIO DO OLHAR NA POÉTICA DE MANOEL DE BARROS
Cleide Alves Queiroz Freires e Frederico José Machado da Silva
LITERATURA, ARTES E CULTURA – sala 508
13:30 – ARTE-EDUCAÇÃO À LUZ DE ANA MAE BARBOSA TRANSFORMADO EM PENSAMENTO CRÍTICO E CULTURAL NO COTIDIANO DE DUAS DETERMINADAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I DA CIDADE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES
Daisy Maria de França Rêgo
13:50 – OFICINAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM UMA BRINQUEDOTECA: PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA
Alexandrina Veronica Guedes Das Neves e Betânia Cristina Guilherme
14:10 – PELA JANELA DA MEMÓRIA: AS NARRATIVAS ORAIS NA RECONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA DE IGARASSU
Alexandrina Verônica Guedes das Neves e Moaci Vilarino da Cunha Júnior
14:30 – UTILIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DO LEITOR EFICIENTE
Rafaela Mirelly de Souza Pinheiro e Wagner Ramos de Souza
14:50 – PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHO: UMA ABORDAGEM MULTIMODAL NO ENSINO DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
Maria Letícia Aragão e Rosiane Xypas
15:10 – O MUNDO DO SUJEITO LEITOR E SUA INFLUÊNCIA NOS PROCESSOS DE LEITURA
Natália Barlavento da Mota Maciel e Rosiane Xypas
15:30 – O NARRADOR, O ESPAÇO E O TEMPO NAS MEMÓRIAS LITERÁRIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR À LUZ DA LEITURA SUBJETIVA
José Geraldo Silva Cordeiro e Rosiane Xypas
15:50 – TEXTO – CORPO – LEITOR: A REAPROPRIAÇÃO DE FICÇÕES ASSOMBROSAS POR MEIO DA PERFORMANCE À LUZ DA LEITURA SUBJETIVA
Alberto Soares de Farias Filho e Rosiane Maria Soares da Silva Xypas
16:10 – A LITERATURA COMO PROPOSTA DE ALARGAMENTO DO HORIZONTE HUMANO: AS VIAGENS DE CECÍLIA MEIRELES
Amanda Moury Fernandes Bioni
16:30 – LITERATURA, CULTURA E REGIÃO: CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS REGIONAIS E SUAS INFLUÊNCIAS NA LITERATURA
Manuella Mirna Enéas de Nazaré
GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E MULTILETRAMENTO – sala 402
13:30 – HISTORICIDADE E TRADIÇÃO DISCURSIVA NAS CARTAS PESSOAIS ESCRITAS POR JOAQUIM NABUCO (1867-1909)
Stênio Bouças
13:50 – MULTILINGUAGENS: DO CORDEL AO INFOGRÁFICO
Mayse Cosmo da Silva e Deivisson Andrade
14:10 – O GÊNERO DISCURSIVO COMENTÁRIO DO FACEBOOK: UMA ANÁLISE PELO VIÉS DA TEORIA DIALÓGICA
Manoel Klebson de Andrade Oliveira
14:30 – CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O USO DO TEXTO EM SALA DE AULA
Anderson Oliveira
14:50 – O USO DE COMPLEMENTOS PREPOSICIONAIS OBLÍQUOS EM CARTAS PESSOAIS PERNAMBUCANAS DOS SÉCULOS XIX E XX
Thayrine Nascimento da Silva e Valéria Severina Gomes
15:10 – CONSTRUÇÃO DOS REFERENTES TEXTUAIS: ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO POR MEIO DO USO DE PRONOMES DEMONSTRATIVOS EM REDAÇÕES DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Alikaelli Paulino da Porciúncula
15:30 – ELEMENTOS DA NARRATIVA RELACIONADOS À PARAGRAFAÇÃO EM PRODUÇÕES DE ALUNOS
Jennifer Patrícia de Araújo
15:50 – O LETRAMENTO CRÍTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: AS TIRINHAS DE MALFADA COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO SOCIAL
ThaysaFerreira Brayner dos Santos e Matheus Lucas de Almeida
Dia 17/05/19 – Bloco G4
LINGUÍSTICA APLICADA / EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS – sala 501
13:30 – JUVENTUDE HIBRIDIZADA DO SERTÃO: ANÁLISE DO CONSUMO DE BENS CULTURAIS PELOS JOVENS DO MUNICÍPIO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA, PERNAMBUCO
Ernandes Tavares
13:50 – A CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Thais Barbosa Maciel
14:10 – A TECNOLOGIA É ALIADA OU VILÃ NA AVALIAÇÃO DE UM DOCENTE? UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM DUAS ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE/PE
Daisy Maria de França Rêgo
14:30 – TUTORIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA FERRAMENTA FÓRUM
Jennifer Araújo
14:50 – A PRODUÇÃO TEXTUAL COLABORATIVA NA ESCOLA E NA ACADEMIA: FICS E GOOGLE DOCS
Josemeire Caetano da Silva, Roseli Wanderley de Araújo Serra e Roberta Varginha Ramos Caiado
15:10 – FAKE NEWS SOBRE PESSOAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA DA INTENCIONALIDADE A PARTIR DO FACEBOOK
Dayane Andrade de Souza e William Berg Lima da Silva
15:30 – A ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE ONLINE A FAVOR DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM SUPORTES DIGITAIS
Deivisson Andrade
15:50 – O APRENDIZADO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR SURDOS A PARTIR DO USO DE REFLEXÕES SOBRE O APLICATIVO MÓVEL LINGOKIDS PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA POR CRIANÇAS
Fábia Georgia dos Santos de Melo e Antonio Henrique Coutelo de Morais
16:10 – TECNOLOGIAS DIGITAIS: O CASO DO FACEBOOK
Leonardo da Silva Santos, Leandra Patrícia Santos e Micaías Olímpio Cavalcanti
16:30 – A CONTRIBUIÇÃO DOS STICKERS PARA A EFICÁCIA DA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
José Heleno da Veiga Seixas Neto e Mônica Monik Ferreira Guedes
16: 50 – INTERAÇÃO VIA WHATSAPP: UMA ANÁLISE ACERCA DOS CRITÉRIOS DE TEXTUALIDADE
Ainoã Gisele Jorge Araújo de Matos Silva
AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM – sala 506
13:30 – AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NA VARIEDADE DO PORTUGUÊS MOÇAMBICANO: OBSERVANDO UMA LÍNGUA DE SUJEITO NULO PARCIAL COMO O PB?
Déreck Kássio Ferreira Pereira e Elizabhett Christina Cavalcante da Costa
13:50 – GESTOS E PRODUÇÃO VOCAL NA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA: CONSTRIBUIÇÕES PARA A ATENÇÃO CONJUNTA
Cirana Raquel Vasconcelos Dantas e Renata Fonseca Lima da Fonte
14:10 – O OLHAR NA IRONIA: UMA PISTA MULTIMODAL
Késia Vanessa Nascimento da Silva e Renata Fonseca Lima da Fonte
14:30 – RECURSOS MULTIMODAIS NA PRODUÇÃO DE HOLÓFRASES DE UMA CRIANÇA EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Ádelly Kalyne da Silva Oliveira e Renata Fonseca Lima da Fonte
14:50 – A RELAÇÃO GESTO-FALA NA ARTICULAÇÃO DA LINGUAGEM DE UMA CRIANÇA AUTISTA
Geovana Germano Soares Velez e Renata Fonseca Lima da Fonte
15:10 – A IMPORTÂNCIA DAS INTER-RELAÇÕES FAMILIARES NA CONSTITUIÇÃO DA LINGUAGEM DO SURDO BILÍNGUE: UM ESTUDO DE CASO
Matheus Lucas de Almeida e Izabelly Correia dos Santos Brayner
15:30 – A COMUNICAÇÃO DO IDOSO SURDO: LIMITES E POSSIBILIDADES
Cândida Frederica Ribeiro Filgueiras e Pablo Vinicius do Nascimento Pinto
15:50 – O SURDO IDOSO: ASPECTOS DA COMUNICAÇÃO TRABALHADOS PELA FONOAUDIOLOGIA
Pablo Vinicius do Nascimento Pinto e Cândida Frederica Ribeiro Filgueiras
16:10 – O ENSINO DE INGLÊS PARA SURDOS: DESAFIOS PARA NÃO FAZER DE UMA AÇÃO INCLUSIVA MAIS UMA FORMA DE EXCLUSÃO
Cristina Albert Mesquita e Antonio Henrique Coutelo de Moraes
LITERATURA, ARTES E CULTURA – sala 507
13:30 – INTERCULTURALIDADE: A VALORIZAÇÃO ENTRE CULTURAS E A RUPTURA DE ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS
Rayane Maria da Silva Oliveira e Edilza de Moura
13:50 – DIREITO E LITERATURA: UM OLHAR SOBRE O DISCURSO JURÍDICO NA OBRA AUTO DA BARCA DO INFERNO
Juliana Mércia Silva Pereira
14:10 – A RELAÇÃO DA LÍNGUA FRANCESA DE NANCY HUSTON EM LETTRES PARISIENNES-HISTOIRES D´EXIL (1986)
Rosiane Xypas
14:30 – DO POEMA AO CONTO DE FADAS: TRANSMODALIZAÇÃO DO POEMA IL ÉTAIT UNE FOIS DE ROBERT DESNOS EM CONTOS DE FADAS PARA O ENSINO DE POESIA EM FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
Milena da Costa Berset e Rosiane Xypas
14:50 – PARIS NÃO TEM CENTRO (2015): ESSA QUEBRA DA GEOMETRIA
Luiz Augusto Monte e Luiza M. Dias
15:10 – DO ANTIGO REGIME FRANCÊS PARA A ITÁLIA FASCISTA: AS ESCOLHAS DE PASOLINI PARA A ADAPTAÇÃO FÍLMICA DE OS 120 DIAS DE SODOMA DO MARQUÊS DE SADE
Rafael Macário de Lima
15:30 – A MEMÓRIA DOS ESPAÇOS NO ROMANCE CORPO ESTRANHO, DE ADRIANA LUNARDI E O FILME AQUARIUS, DE KLEBER MENDONÇA FILHO
Anderson Felix dos Santos
15:50 – “A AMÉRICA CELEBRA CHESPIRITO”: VIDA E OBRA DE ROBERTO GOMÉZ BOLAÑOS
Emerson da Silva
16:10 – O CORPO CIBORGUE EM DAWN (1987), DE OCTAVIA E. BUTLER
Danielly Cristina Pereira Vieira
16:30 – O SENHOR TOLERE, MODA É ARTE: GRANDE SERTÃO VEREDAS NA PASSARELA DA SÃO PAULO FASHION WEEK
Giovana Lasalvia
LITERATURA, ARTES E CULTURA – sala 508
13:30 – PERNAMBUCO EM PROFUNDANÇAS: TERRITÓRIOS DE CONTESTAÇÃO AO SILENCIAMENTO DE MULHERES NO CAMPO LITERÁRIO
Daniela Galdino Nascimento
13:50 – UM OUTRO MUNDO DENTRO DO MESMO: A REPRESENTAÇÃO DE UMA AMIZADE LITERÁRIA
Adriana Minervina da Silva
14:10 – IMAGENS DO FEMININO NA OBRA “AS FILHAS DE LILITH” DE CIDA PEDROSA
Cheyenne Fernandes
14:30 – UM ESTUDO COMPARADO ENTRE DOM CASMURRO E CARMEM: A IDENTIDADE CIGANA EM CAPITU
Amanda Gabriele dos Santos e Marcia Danieli da Silva Costa
14:50 – QUANDO OS ESPELHOS SUJOS MOSTRAM A REALIDADE: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE GRACILIANO RAMOS E RACHEL DE QUEIROZ
Deividy Ferreira dos Santos
15:10 – A MEMÓRIA E O LIRISMO EM MEMORIAL DE AIRES
Marcia Danieli da Silva Costa e Amanda Gabriele dos Santos
15:30 – DESENHA-SE UM BRASIL: ALENCAR E SUA LEITURA DA NAÇÃO
Artur Santana
15:50 – LITERATURA MARGINAL: DA CRIAÇÃO DO CORTIÇO À ATUAL SITUAÇÃO DAS FAVELAS NA LITERATURA NACIONAL
Juliano de Lima Raposo e Maria Clara Viana Lopes
16:10 – MACUNAÍMA O HERÓI CARNAVALIZADO
Íris Gomes do Nascimento e Renata Maria costa da Silva
16:30 – A METAFICÇÃO EM “O PÁSSÁRO TRANSPARENTE”, DE OSMAN LINS
Isabela Lapa Silva
GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E MULTILETRAMENTO – sala 402
13:30 – ANÁLISE COMPARATIVA DA DISTRIBUIÇÃO DAS INFORMAÇÕES EM RESUMOS (ABSTRACTS) E INTRODUÇÕES DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Kamyla Pradines Guimarães
13:50 – ANÁLISE DE GÊNEROS: ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICAS E RETÓRICAS NO RESUMO DE COMUNICAÇÃO
John Hélio Porangaba de Oliveira
14:10 – INTERTEXTUALIDADE NO ARTIGO CIENTÍFICO: FORMAS DE CITAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO
Lidya Rafaella da Silva Morais
14:30 – ASPECTOS DAS CANTIGAS DE ESCÁRNIO E MALDIZER NAS FALSAS NOTÍCIAS EM DIFERENTES ÉPOCAS
Adrielly Gomes, Andressa Maria, Matheus Henrique e Taynan Paiva
14:50 – O GÊNERO DISCURSIVO CAPA DE REVISTA: UMA ANÁLISE DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS DE 2018
Bruna Maria Freitas de Sousa e Antônio Carlos dos Santos Xavier
15:10 – A CRISE É LINGUÍSTICA: A TEXTUALIDADE DOS TWEETS DE JAIR BOLSONARO
Luiz Diego Garcia Ubirajara, Matheus Henrique Menezes Campos Ferreira e Rafael José Oliveira Ofemann
15:30 – A ESCRITA DE CARTAS PESSOAIS DE ESTUDANTES BRASILEIROS E IMIGRANTES VENEZUELANOS: UMA ANÁLISE DA RETÓRICA CONTRASTIVA
Darlene Ribeiro da Silva Andrade