XXI Semana de Estudos Linguísticos e Literários
Entre palavras, textos e discursos, a presença de Nelly Carvalho
Apresentação
O curso de Letras e o Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPGCL – da UNICAP realizarão, em parceria, o evento intitulado: Entre palavras, textos e discursos, a presença de Nelly Carvalho, na XXI Semana de Estudos Linguísticos e Literários da UNICAP, que acontecerá no período de 22 a 24 de maio de 2018, das 18h30 às 21h30, no auditório G1 do bloco G.
Vocês estão convidados a apresentar comunicações em simpósios temáticos abarcando artigos apresentados em disciplinas, dissertações defendidas, estudos realizados.
Poderão submeter proposta de comunicação em simpósios: graduandos, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pesquisadores em geral. A proposta deverá apresentar, no máximo, um autor e um coautor.
Os interessados devem apresentar um resumo (para um ou, no máximo, dois simpósios temáticos) de, no mínimo, 100 palavras e, no máximo, 300 palavras. O resumo, acompanhado do título, deve, obrigatoriamente, ser formatado em fonte Arial, tamanho 12 e conter: tema, objetivos, quadro teórico-metodológico, resultados (parciais ou final), conclusões e três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
O resumo do trabalho deve ser enviado até o dia 10 de maio de 2018, para o e-mail: resumoseartigos@gmail.com
Cada autor deverá submeter, no máximo, dois trabalhos (em autoria individual ou em coautoria) para apreciação.
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS:
- Análise do Discurso
- Aquisição da Linguagem e suas diversas manifestações
- Fonética e Fonologia
- Gêneros Textuais/Discursivos e Multiletramento
- Linguística Aplicada, Educação e Tecnologias
- Literatura, Artes e Cultura
- Semântica e Semiótica
- Sociolinguística e Lexicologia
Simpósios: 22 e 23/05, 16h às 18h, G4
Simpósios:
- Dia 22/05: Gêneros Textuais/Discursivos e Multiletramento, Análise do Discurso, Aquisição da Linguagem e suas diversas manifestações, Fonética e Fonologia.
- Dia 23/05: Sociolinguística e Lexicologia; Linguística Aplicada, Educação e Tecnologias, Literatura, Artes e Cultura; Semântica e Semiótica.
Participem!
Atenciosamente,
Coordenação do Curso de Letras e Coordenação do PPGCL
Programação
22.05.18
Bloco G4
16h às 18h
SIMPÓSIOS
Gêneros Textuais/Discursivos e Multiletramento, Análise do Discurso, Aquisição da Linguagem e suas diversas manifestações, Fonética e Fonologia.
Auditório G1
18h
RECEPÇÃO AOS PARTICIPANTES
18h30
MOMENTO POÉTICO – Odailta Alves
18h45
ABERTURA OFICIAL
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação – Profª. Dra. Valdenice José Raimundo
Pró-reitor de Graduação e Extensão –Prof. Dr. Degislando Nóbrega de Lima
Diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas – Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado Ribeiro de Menezes Costa
Prof. Ma. Flávia Ramos – Coordenadora do Curso de Letras
19h
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Apresentação de Nelly Carvalho – Luzilá Gonçalves
20h
Bate-papo com NELLY CARVALHO – Mediação: Odailta Alves (Técnica em Direitos Humanos para as relações étnico-raciais/ Gerência de Educação Inclusiva, Cidadania e Direitos Humanos – GEIDH)
DEPOIMENTOS ACADÊMICOS
- Nelly Carvalho, inspiração das letras para o Frevo – Prof. Dr. JÚLIO VILA NOVA (Professor Departamento de LETRAS/UFRPE)
- O texto publicitário na sala de aula: estudos e práticas – Profª Ma. ANELILDE LIMA (Professora de Linguística/FACHO)
23.05.18
Bloco G4
16h às 18h
SIMPÓSIOS
Sociolinguística e Lexicologia; Linguística Aplicada, Educação e Tecnologias, Literatura, Artes e Cultura; Semântica e Semiótica.
19h
Auditório G1
PALESTRA 1
A História dentro das histórias: um estudo de obras de Pepetela – PROFª. DRª. ROSANA TELES (Chefe de Gabinete do IFPE)
19h30
MESA – LITERATURA DE AUTORIA FEMININA EM PERNAMBUCO
- Multiplicidade Artística em Janice Japiassu – JANICE JAPIASSU (Escritora/Poeta)
- Vozes femininas na produção literária em Pernambuco – PROFª. CLÁUDIA CAVALCANTI (Professora de Português e de Literatura na Rede Estadual de PE/Responsável pelas ações de Literatura do Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira SESC-PE)
MEDIAÇÃO: Profª. Drª. ROSANA TELES
24.05.18
Auditório G1
19h
MESA – Aquisições do léxico: LIBRAS, Língua Espanhola e Língua Inglesa
- Aquisição da linguagem: existem diferenças entre crianças surdas e ouvintes? – Profª. Drª. Wanilda Maria Alves Cavalcanti
- El baúl de palabras y el proyecto cultural colectivo como estrategias de incentivo al estudio del español – Profª. SOFIA LEAL BATISTA (UFPE/ Facilitadora de la lengua española)
- “Fashion” ou “Descolada”?: os anglicismos em nossas vidas! – Profª. Drª. SIMONE DE CAMPOS REIS (UFPE)
21h
Momento cultural
LANÇAMENTO DE LIVROS
- PIBID UNICAP: vivenciando experiências, tecendo comentários – Org. Robson Teles
- Falando a língua da gente: estratégias de linguagem no jornalismo popular – Felipe Casado
SESSÃO DE AUTÓGRAFOS
Local: Sala 102, 1° andar, Bloco G
MOMENTO CULTURAL – Pocket show “Se ao menos fosse sábado”, com Gomes, aluno do Curso de Letras da UNICAP
APOIO
Comunicação
Titulo: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.
Autores: Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar duas linhas abaixo do título (pular uma linha), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.
Eixo Temático: Indicar um dos eixos
Corpo do resumo: deverá estar duas linhas abaixo da indicação de eixo temático (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,0 entre linhas e conter no mínimo 150 e no máximo 300 palavras. Os resumos devem marcar com clareza a) Introdução b) Objetivo c) Metodologia ou Material e métodos d) Resultados (parciais ou concluído) e) Conclusões ou considerações finais)
Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter de três a cinco palavras-chave.
Envio de resumo até o dia 10/05 e resposta de aceite ou não da comissão científica até o dia 15/05.
Normas para Publicação
TÍTULO DO TRABALHO
autor[1]
coautor[2]
Introdução
Insira aqui o texto de apresentação referente a sua comunicação ou pôster, entre 06 e 12 laudas. Utilize fonte Times New Roman, corpo 12.
O parágrafo deve ser justificado, com tabulação de 1,25 cm na primeira linha, espaço 1,5 entre linhas, com espaçamento de 6 pontos entre parágrafos.
As citações com três linhas ou mais ficam em parágrafo de citação, com margem de 4 cm à esquerda, espaço simples, corpo 11. O trecho de citação deve ser seguido de sobrenome do autor, ano e página entre parênteses. (SOBRENOME, 2010, p.5)
- Tópicos e subtópicos do artigo
Devem ser numerados, exceto introdução, considerações finais e referências. Devem estar em negrito e ter a primeira inicial maiúscula. Utilizar o título “Referências” para as referências bibliográficas.
- Imagens
As imagens devem estar em formato .jpg, .png ou .tiff e apresentar a url completa da captura nas referências do artigo ou em sua legenda. Elas devem ser creditadas e suas fontes mencionadas.
Referências
Devem ser listadas em ordem alfabética conforme modelo da ABNT. Utilizar o título “Referências” para as referências bibliográficas. Os destaques devem ser feitos exclusivamente em negrito.
ARAÚJO, C.K.; SOUZA, D.M.S. Dificuldades do intérprete em sala de aula: responsabilidades e influências. Revista Científica UNAR, Araras, v.11, n.2, p.53-68, 2015.
BLOOMFIELD, L. Language. Londres: George Allen and Unwin, 1933.
[1] Titulação do autor, sigla da instituição que representa e outra informação que considere relevante.
[2] Titulação do co-autor, sigla da instituição que representa e outra informação que considere relevante.
Programação
- Dia 22/05
Sala 507: Bloco G4, 5º andar
SIMPÓSIO: Fonética e Fonologia
13:30
- Reflexões sobre o fonema (Leni Rejane da Costa e Isabela B. do Rêgo Barros)
13:45
- Funções da pausa na prosódia (João Vitor Fernandes Cortial e Isabela B. do Rêgo Barros
14:00
- Considerações acerca do sistema tonal da língua Nambikwára do Campo (Ramo Nambikwára do Sul) (Luiz Antonio de Sousa Netto)
SIMPÓSIO: Semântica e Semiótica
14:15
- Sons da fala: vocalizações (Suenia Roberta Vasconcelos da Silva e Isabela Rêgo Barros)
14:30
- Aspectos da enunciação no gênero textual visual tirinha (Gustavo Lopes de Santana)
14:45
- Palavras polissêmicas na construção de enunciados ambíguos: uma análise do uso do aplicativo Whatsapp na formação de diálogos controversos (Daniele Gomes e Laura Manuela Gallindo Lins)
Sala 508: Bloco G4, 5º andar
SIMPÓSIO: Literatura, Artes e Cultura
13:30
- Lê isso direito: A literatura vista através da ótica da legislação brasileira do século XXI
(Susana Teixeira Mota e Victor Freitas Moura)
13:45
- O texto literário na sala de aula: sequência básica com o conto O Menino Que Não Sabia Sonhar de Daniel Munduruku (Antônia Maria Medeiros da Cruz, Maria Ladjane dos Santos Pereira, Silvânia Maria da Silva Amorim Cruz)
14:00
- A influência da literatura na didática do ensino de História (Jakeline Pereira de Biase Santos e Dyego Saulo Silva de Lima)
14:15
- Literatura de autoria feminina nas salas de aula: a hora e a vez das mulheres! (Amanda S. Nascimento)
14:30
- Perfis da mulher na poética drummondiana (Adalberon Leocádio Silva Filho, Natália Farias Nascimento Costa, Liliane Maria Jamir e Silva)
14:45
- Entre evas e marias: a representação feminina na obra Memórias De Um Sargento De Milícias, de Manuel Antônio De Almeida (Adriana Minervina da Silva)
15:00
- Mar e memória: um estudo dos contos de Mia Couto e Agostinho Neto (Robertson Nuno Talicosk)
15:15
- A realidade sob ameaça: conexões entre o fantástico, a alegoria e a história (Ivson Bruno da Silva)
15:30
- Negro, preconceito e religião rimando em um só cordão (Nivaldo Belo dos Santos)
Sala 602: Bloco G4, 6º andar
SIMPÓSIO: Gêneros Textuais/Discursivos e Multiletramento
13:30
- O gênero resenha no incentivo à leitura numa instituição de ensino da marinha
(Ronaldo Miguel da Hora)
13:45
- Produção e refacção de textos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental: identidade & memória (Jennifer Patrícia de Araújo e Adna de Almeida Lopes)
14:00
- Análise dos resumos de iniciação científica do Ensino Médio (Karla Epiphania Lins de Gois)
14:15
- Literatura de cordel: um apoio pedagógico para os professores (Joyce Elaine e Juliana Calado)
14:30
- A importância da multimodalidade e do multiletramento para o ensino da leitura no Ensino Médio (Josemeire Caetano da Silva e Roberta Varginha Ramos Caiado)
14:45
- A dificuldade de trabalhar o multiletramento na educação infantil na rede pública municipal do Recife (Ana Franjic e Mirella Badarane)
15:00
- Letramento acadêmico: mecanismos de coesão em produções textuais nas engenharias
(Arlene Frutuoso e José Temístocles Ferreira Júnior)
15:15
- Letramento acadêmico: mapeamento e discussão das abordagens dos gêneros textuais em cursos de engenharia (Jupiraci Maria Farias Maciel e José Temístocles Ferreira Júnior)
15:30
- Letramento impresso como um tipo de prática comunicativa: a importância do contexto na análise da relação entre fala e escrita (John Hélio Porangaba de Oliveira)
15:45
- O processo de letramento e produção de textos em situações específicas: um mapeamento de gêneros orais e escritos na plataforma online de um evento acadêmico
(John Hélio Porangaba de Oliveira)
16:00
- A tradicionalidade temática, composicional e os modos de dizer nas cartas pessoais pernambucanas dos séculos XIX e XX (Helder Aquino de Melo e Valéria Severina Gomes)
16:15
- Duelo entre “tu e você” em cartas de amor pernambucanas do século XX
(Alessandra Alves da Silva Santos e Valéria Severina Gomes)
Sala 603: Bloco G4, 6º andar
SIMPÓSIO: Aquisição da Linguagem e Suas diversas manifestações
13:30
- Aquisição de linguagem no modelo explicativo gerativista: desanuviando conceitos
(Edrielly Kristhyne da Silva Sá)
13:45
- O acalanto como invocação musical: uma análise do Summertime
(Elisangela Maria da Silva e Glória Maria Monteiro de Carvalho)
14:00
- 3. Aquisição da linguagem escrita: análise de textos escritos infantis pela via do interacionismo em aquisição de linguagem (Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho e
Isabela Barbosa do Rêgo Barros)
14:15
- Aquisição da escrita em crianças da Educação Infantil: as contribuições do desenho
(Iana Maria de Carvalho Alves, Isabela Barbosa do Rego Barros e Wanilda Maria Alves Cavalcanti)
14:30
- Língua e sociedade: as escolas como reprodutoras de um ensino efetivo para o desenvolvimento da sociolinguística educacional (Katarina Oliveira de Moura e
Maria Eduarda Silva de Oliveira)
14:45
- Construção cultural e identidade surda no ambiente escolar (Kylzia Andréa Azevedo Pereira)
15:00
- Educação bilíngue: o ensino de língua inglesa e as políticas linguísticas para surdos
(Juanna Beatriz de Brito Gouveia e Antonio Henrique Coutelo de Moraes)
15:15
- O ensino de duas línguas adicionais para surdos: o português e o inglês em jogo 16 H
(Matheus Lucas de Almeida, Antonio Henrique Coutelo de Moraes e
Izabelly Correia dos Santos)
15:30
- Investigando as possíveis contribuições de profissionais de letras para o ensino-aprendizagem de língua inglesa para surdos mediado por tecnologias (Thaysa Brayner)
15:45
- A dêixis espacial no autismo (Fernanda de Farias Martins e
Isabela Barbosa do Rêgo Barros)
16:00
- O “não” visual de crianças autistas na aquisição da linguagem (Késia Vanessa Nascimento da Silva e Renata Fonseca Lima da Fonte)
16:15
- Alô Amigos: Aspectos Multimodais Dos Personagens Pato Donald E Zé Carioca, Em Cinema De Animação (Monika Lira e Renata Fonseca Lima da Fonte)
Sala 605: Bloco G4, 6º andar
SIMPÓSIO: Análise do Discurso (ADF, ACD e AD dialógica)
13:30
- A imposição da feminilidade presente nas colunas de Helen Palmer sob a ótica da análise do discurso (Letícia Júlia Silva de Oliveira e Lilliane de Almeida Silva)
13:45
- Animalização: a construção discursiva dos personagens Sinhá Vitória e Fabiano na obra Vidas Secas (Juanna Beatriz de B. Gouveia, Késia Vanessa N. da Silva, Felipe Casado de Lucena)
14:00
- Análise Crítica de um Discurso Youtuber sobre a Transição Capilar: Entre a Estética e a Negritude (Fernanda Regueira e Moab Acioli)
14:15
- Pragmática e Análise do Discurso: a conversação internetês e a aplicabilidade da Teoria de Grice (Jamilys Maiara da Silva Nogueira)
14:30
- Discurso de internautas sobre os sentidos do estupro da mulher: análise crítica de uma reportagem digital (Rosimere Pereira de Albuquerque e Moab Duarte Acioli)
14:45
- Xuxa, Mara e Angélica: a construção ideológica nas canções infantis (Robertson Nuno Talicosk)
15:00
- Dimensões antropológicas do futebol a partir da análise de uma conversação entre avô e neto (Martha Solange Perrusi e Karl-Heinz Efken)
15:15
- A força política do discurso de Jesus de Nazaré (Vantuir Raimundo)
15:30
- A renúncia de Michel Temer enquanto acontecimento enunciativo do Grupo Globo (Daniel França da Rocha e Nadia Azevedo)
15:45
- A farinata de João Dória como evento discursivo: uma análise crítica do discurso (Daniel França da Rocha)
16:00
- Elementos de apreciação verbal na enunciação: A entonação expressiva do discurso na perspectiva de Volochinov (Edivaldo Ferreira de Arruda e Roberta Varginha Ramos Caiado)
16:15
- Diálogo entre Análise do Discurso e Prosódia (Denilson L. de Oliveira e João Vitor F. Cortial)
16:30
- Análise do Discurso sobre a Língua Kariri (Ridivanio Procópio Silva)
16:45
- Abordagens pragmáticas e discursivas para o estudo da impolidez (Ricardo Rios Barreto Filho)
Dia 23/05:
Sala 507: Bloco G4, 5º andar
SIMPÓSIO: Sociolinguística e Lexicologia
13:30
- Consideraçãoes sobre a sociolinguística paramétrica: embates teóricos
(Edrielly Kristhyne da Silva Sá e Jamilys Maiara da Silva Nogueira)
13:45
- Sociolingística e análise da conversação na área de saúde:interações entre profissionais e pacientes (Márcia Ivo Braz e Severino Carlos Silva)
14:00
- Tu/você no contexto morfossintático genitivo: uma análise em cartas pernambucanas dos século XIX e XX (Stênio Bouças e Valéria Gomes)
14:15
- Variação tratamental em cartas pernambucanas: um olhar sob a perspectiva das tradições discursivas (Elizabhett Christina Cavalcante da Costa, Valeria Severina Gomes, Cláudia Roberta Tavares Silva)
14:30
- Relações assimétricas entre concordância verbal e saliência fônica (Juliana da Silva) 14:45
- O caráter do artigo definido diante de sintagmas nominais nucleados por antropônimos no Português Brasileiro (Déreck K. Ferreira Pereira)
15:00
- Unidades lexicais de indeterminação do sujeito em editoriais jornalísticos do Recife (Herbertt Neves)
15:15
- Comunidade de fala e variação: algumas reflexões (Juliana da Silva)
15:30
- A variação linguística para além das categorias sócio demográficas: discutindo redes sociais, identidade e variação de Elisa Battisti (Jamilys Maiara da Silva Nogueira)
15:45
- O ensino da variação linguística na educação de jovens e adultos 16:20
(Claúdio Mauricio de Oliveira Farias e José Jefferson Leôncio Cavalcanti)
16:00
- Preconceito linguístico: Um olhar sócio-histórico-cultural da ridicularização da fala nordestina (Juliano de Lima Raposo, Maria Clara Viana Lopes)
16:15
- Guiné Bissau: o estudo do contato da língua portuguesa com o crioulo guineense
(Gabryella Fraga)
16:30
- Língua Xukuru do Ororubá (Ridivanio Procópio Silva)
Sala 508: Bloco G4, 5º andar
SIMPÓSIO: Gêneros Textuais/Discursivos e Multiletramento
13:30
- Concepções de gênero (textual/discursivo) em livros didáticos de língua portuguesa
(Ericson José de Souza)
13:45
- A utilização das histórias em quadrinhos como recurso didático em salas de aula
(Leonardo da Silva Santos e Sandryely Barbosa da Silva)
14:00
- A redação na era do ENEM: a argumentação, a coerência e o tópico discursivo em textos dissertativo-argumentativos (Raul Guilherme Cândido da Silva)
14:15
- Bakhtin: uma visão diferenciada para o ensino de língua estrangeira (Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes)
14:30
- Concepções de língua em postagens no facebook: uma análise da página língua portuguesa (Lidya Rafaella da Silva Morais)
14:45
- Gêneros digitais na sala de aula: um caminho possível (José Deivisson Andrade de Souza e Roberta Varginha Ramos Caiado)
15:00
- Gêneros como viés para o ensino da produção de texto em ambientes virtuais de aprendizagem (Karla Simões de Andrade Lima Bertotti e Sandra Maria de Lima Alves)
15:15
- Colônia de gêneros em campanhas publicitárias (Adélia Andrade)
15:30
- A multiplicidade semiótica presente nas charges (Beatriz Muniz Batista Dos Santos e
Maria Izabella Cabral Lupicinio da Silva)
15:45
- Contrato com Deus – o romance gráfico como gênero literário (Lailson de Holanda Cavalcanti)
16:00
- A intergenericidade poética no espetáculo teatral Um minuto pra dizer que te amo
(Josemeire Caetano da Silva)
16:15
- O discurso antropocêntrico de Hebreus 2.5-9: Uma análise da convergência intertextual no prólogo da Carta aos Hebreus (Edivaldo Ferreira de Arruda e Roberta Varginha Ramos Caiado)
Sala 602: Bloco G4, 6º andar
SIMPÓSIO: Linguística Aplicada, Educação e Tecnologias
13:30
- Show de Bakhtin: Anitta in com o dialogismo (Jéssica Pereira Soares e Marcos Vinícius)
13:45
- Sistema computacional: um olhar sobre a interação na escrita de uma criança cega com professora não brailista (Jessiane Mônica Silva Pereira e Mariel Cadena da Matta)
14:00
- Paráfrase em textos de divulgação científica infantojuvenil: um estudo baseado na perspectiva textual interativa (Maria Vaneide de Melo Santana Lopes)
14:15
- O uso do “onde” em artigos acadêmicos: uma análise funcionalista (Sthefanny A. Brasil)
14:30
- Uso do Cordel no ambiente escolar: prática inovadora à serviço da educação (Matheus Alves da Rocha e Alfredo Sotero Alves Rodrigues)
14:45
- Literatura de cordel: um apoio pedagógico para os professores (Joyce Elaine e Juliana Calado)
15:00
- Relatório de observação de aulas: o professor e a compreensão responsiva ativa (
Carine de Oliveira Silva)
15:15
- Contribuições dos estágios curriculares para a construção de identidade docente do professor de Língua Portuguesa (Ícaro Weimann Aguiar)
15:30
- O ensino de língua espanhola na perspectiva das concepções de linguagem: o estruturalismo, o gerativismo, o funcionalismo e o interacionismo (Nivaldo Luiz da Silva e
Albaneide de Souza Campos)
15:45
- Implicações na aprendizagem de inglês como segunda língua para adultos e crianças (Paulo José Leal Silva e Felipe Casado de Lucena)
16:00
- Modelo de rotação por estações no ensino de língua inglesa: relatos de alunos adultos
(Laura Manuela Gallindo Lins)
16:15
- Resolução de Problemas em Matemática e Leitura de textos na Língua Inglesa
(Renata Monteiro Mendes Campos)
16:30
- Produção de textono ensino de português como língua estrangeira no NUCLI/UFAL: implicações de uma abordagem gênero-discursiva (Raul Guilherme Cândido da Silva e Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima)
16:45
- Análise do ensino de línguas estrangeiras através das TICs nas periferias
(Maria Helena de Almeida Marinho e Rodolfo Souza de Lima)
17:00
- Analisando as contribuições das TICs para o ensino de Língua Inglesa Escrita
a partir de relatos de professores (Rodolfo Souza de Lima)
Sala 603: Bloco G4, 6º andar
SIMPÓSIO: Literatura, Artes e Cultura
13:30
- Voltar Os Olhos: O Orfeu Saudoso Na Metafísica Da Música (Danilo Noberto de Oliveira Silva e Kaio Rossoni Alves Costa)
13:45
2 Deslocamentos da individualidade em The Suspect (Patrícia Amaral Pereira da Silva, Rinaldo Tavares da Silva, Frederico José Machado da Silva)
14:00
- Os Retalhos Da Morte Sobre O Sentido Da Vida: O Interdiscurso Em Crônica Da Casa Assassinada e Frankenstein
Gustavo Lopes de Santana
14:15
- A Negação Do Erotismo De Hillé, Na Obra A Obscena Senhora D, De Hilda Hilst
Lilliane de Almeida Silva
14:30
- As Tensões Da Literatura De Hilda Hilst E Seu Poder De Subversão
Ana Gabriella Melo Ribeiro Aires
14:45
6 Relações Distópicas: Uma Análise Da Utopia Negativa Em San Junipero, De Black Mirror E O Doador De Memórias, De Lois Lowry
Bárbara Felix Correia
Caroline Gleyce do Nascimento de Oliveira
15:00
7 A Construção Do Feminino Através Da Simbologia Presente No Conto A Orientação Dos Gatos (1980), De Julio Cortázar
Luciano Mendes Duarte Júnior
Caroline Gleyce do Nascimento de Oliveira
15:15
- Literatura E Animalidade: Uma Análise Simbólica Da Construção De Atmosfera A Partir Da Figura Felina No Conto O Gato Preto, De Edgar Allan Poe
Luciano Mendes Duarte Júnior
15:30
- O Grotesco Bakhtiniano No Conto Pastoral De Osman Lins: Reflexões Sobre O Baixo Ambivalente E O Ciúme Na Perspectiva Freudiana
Lucas de Azevedo
15:45
- A Influência Das Manic Pixie Dream Girls
Ana Beatriz de Macêdo Cruz
Jéssica Pereira Soares
16:00
- A Sagacidade e criatividade de Lemony Snicket: interfaces entre a literatura escrita e audiovisual em “Desventuras em Série”
Mariana Alves
Sala 605: Bloco G4, 6º andar
SIMPÓSIO: Literatura, Artes e Cultura
13:30
- De Oswald À Lama: Uma Relação Interdiscursiva Entre As Obras “Manifesto Antropófago” E “Meu Maracatu Pesa Uma Tonelada”
Elizabeth Barradas de Andrade
Juanna Beatriz de Brito Gouveia
André Luís de Araújo
13:45
- A expressão pornográfica em Manuel Bandeira: uma questão de assimilação tópica
José Cirilo da Silva Neto
14:00
- O Poeta E A Cidade: Crônicas De Manuel Bandeira (1920-1940)
André Cervinskis
14:15
- O Cenário Recifense Na Literatura Autobiográfica de Elisa Lispector
Jammylly Ferreira Ribeiro da Silva
Lucas dos Santos Fernandes
14:30
- A Morte Como Representação Alegórica De Um Ambiente Político Na Obra Incidente Em Antares, De Erico Veríssimo
Laura Manuela Gallindo Lins
Tito Lívio
14:45
- Infância/Juventude e Velhice em Sábado sem Sol, de Romeu Correia
Ricardo Sérgio Nascimento Rosas
Antony Cardoso Bezerra
15:00
- Herança Imemorial: Imaginário Xamã Em Até O Dia Em Que O Cão
Morreu
Kaio Rossoni Alves Costa
Caleb Benjamin Mendes Barbosa
15:15
- 8. Lolita e sua perdurante temática pedofílica
Lisandra Izabella Rocha Ribeiro
15:30
- O Ideal Utópico Na Construção Do Romance Vidas Secas (1938), De Graciliano Ramos
Júlia Cunha Alves Cavalcante
15:45
- As influências do trovadorismo na poesia popular nordestina
Williane Rocha
Augusto Silva
16:00
- A Representação do Nordeste na poesia de Patativa do Assaré
Joelma Garcia