22 a 24 de maio de 2018

22 a 24 de maio de 2018

XXI Semana de Estudos Linguísticos e Literários

Entre palavras, textos e discursos, a presença de Nelly Carvalho

Apresentação

XXI Semana de Estudos Linguísticos e Literários da UNICAP

Apresentação

O curso de Letras e o Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPGCL – da UNICAP realizarão, em parceria, o evento intitulado: Entre palavras, textos e discursos, a presença de Nelly Carvalho, na XXI Semana de Estudos Linguísticos e Literários da UNICAP, que acontecerá no período de 22 a 24 de maio de 2018, das 18h30 às 21h30, no auditório G1 do bloco G.

Vocês estão convidados a apresentar comunicações em simpósios temáticos abarcando artigos apresentados em disciplinas, dissertações defendidas, estudos realizados.

Poderão submeter proposta de comunicação em simpósios: graduandos, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pesquisadores em geral. A proposta deverá apresentar, no máximo, um autor e um coautor.

Os interessados devem apresentar um resumo (para um ou, no máximo, dois simpósios temáticos) de, no mínimo, 100 palavras e, no máximo, 300 palavras. O resumo, acompanhado do título, deve, obrigatoriamente, ser formatado em fonte Arial, tamanho 12 e conter: tema, objetivos, quadro teórico-metodológico, resultados (parciais ou final), conclusões e três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

O resumo do trabalho deve ser enviado até o dia 10 de maio de 2018, para o e-mail:  resumoseartigos@gmail.com

Cada autor deverá submeter, no máximo, dois trabalhos (em autoria individual ou em coautoria) para apreciação.

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS:

  1. Análise do Discurso
  2. Aquisição da Linguagem e suas diversas manifestações
  3. Fonética e Fonologia
  4. Gêneros Textuais/Discursivos e Multiletramento
  5. Linguística Aplicada, Educação e Tecnologias
  6. Literatura, Artes e Cultura
  7. Semântica e Semiótica
  8. Sociolinguística e Lexicologia

Simpósios: 22 e 23/05, 16h às 18h, G4

Simpósios:

  • Dia 22/05: Gêneros Textuais/Discursivos e Multiletramento, Análise do Discurso, Aquisição da Linguagem e suas diversas manifestações, Fonética e Fonologia.
  • Dia 23/05: Sociolinguística e Lexicologia; Linguística Aplicada, Educação e Tecnologias, Literatura, Artes e Cultura; Semântica e Semiótica.

Participem!

Atenciosamente,
Coordenação do Curso de Letras e Coordenação do PPGCL

Programação

Programação 

22.05.18

Bloco G4

16h às 18h

SIMPÓSIOS

Gêneros Textuais/Discursivos e Multiletramento, Análise do Discurso, Aquisição da Linguagem e suas diversas manifestações, Fonética e Fonologia. 

Auditório G1

18h

RECEPÇÃO AOS PARTICIPANTES

18h30

MOMENTO POÉTICO – Odailta Alves 

18h45

ABERTURA OFICIAL

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação – Profª. Dra. Valdenice José Raimundo

Pró-reitor de Graduação e Extensão –Prof. Dr. Degislando Nóbrega de Lima

Diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas – Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado Ribeiro de Menezes Costa

Prof. Ma. Flávia Ramos – Coordenadora do Curso de Letras

19h

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Apresentação de Nelly Carvalho – Luzilá Gonçalves  

20h

Bate-papo com NELLY CARVALHO – Mediação: Odailta Alves (Técnica em Direitos Humanos para as relações étnico-raciais/ Gerência de Educação Inclusiva, Cidadania e Direitos Humanos – GEIDH)

DEPOIMENTOS ACADÊMICOS

  • Nelly Carvalho, inspiração das letras para o Frevo – Prof. Dr. JÚLIO VILA NOVA (Professor Departamento de LETRAS/UFRPE)
  • O texto publicitário na sala de aula: estudos e práticas – Profª Ma. ANELILDE LIMA (Professora de Linguística/FACHO)

23.05.18

Bloco G4

16h às 18h

SIMPÓSIOS

Sociolinguística e Lexicologia; Linguística Aplicada, Educação e Tecnologias, Literatura, Artes e Cultura; Semântica e Semiótica.

19h

Auditório G1

PALESTRA 1

A História dentro das histórias: um estudo de obras de Pepetela – PROFª. DRª. ROSANA TELES (Chefe de Gabinete do IFPE)

19h30

MESA – LITERATURA DE AUTORIA FEMININA EM PERNAMBUCO

  • Multiplicidade Artística em Janice Japiassu – JANICE JAPIASSU (Escritora/Poeta)
  • Vozes femininas na produção literária em Pernambuco – PROFª. CLÁUDIA CAVALCANTI (Professora de Português e de Literatura na Rede Estadual de PE/Responsável pelas ações de Literatura do Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira SESC-PE)

MEDIAÇÃO: Profª. Drª. ROSANA TELES 

24.05.18 

Auditório G1

19h

MESA – Aquisições do léxico: LIBRAS, Língua Espanhola e Língua Inglesa

  • Aquisição da linguagem: existem diferenças entre crianças surdas e ouvintes? – Profª. Drª. Wanilda Maria Alves Cavalcanti
  • El baúl de palabras y el proyecto cultural colectivo como estrategias de incentivo al estudio del español – Profª. SOFIA LEAL BATISTA (UFPE/ Facilitadora de la lengua española)
  • “Fashion” ou “Descolada”?: os anglicismos em nossas vidas! – Profª. Drª. SIMONE DE CAMPOS REIS (UFPE)

21h

Momento cultural

LANÇAMENTO DE LIVROS

  • PIBID UNICAP: vivenciando experiências, tecendo comentários – Org. Robson Teles
  • Falando a língua da gente: estratégias de linguagem no jornalismo popular – Felipe Casado

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

Local: Sala 102, 1° andar, Bloco G

MOMENTO CULTURAL – Pocket show “Se ao menos fosse sábado”, com Gomes, aluno do Curso de Letras da UNICAP

APOIO

  

 

Comunicação

Comunicação

Titulo: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Autores: Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar duas linhas abaixo do título (pular uma linha), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Eixo Temático: Indicar um dos eixos

Corpo do resumo: deverá estar duas linhas abaixo da indicação de eixo temático (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,0 entre linhas e conter no mínimo 150 e no máximo 300 palavras. Os resumos devem marcar com clareza a) Introdução b) Objetivo c) Metodologia ou Material e métodos d) Resultados (parciais ou concluído) e) Conclusões ou considerações finais)

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter de três a cinco palavras-chave.

Envio de resumo até o dia 10/05 e resposta de aceite ou não da comissão científica até o dia 15/05.

NormasPublicação

Normas para Publicação

TÍTULO DO TRABALHO

autor[1]

coautor[2]

Introdução

Insira aqui o texto de apresentação referente a sua comunicação ou pôster, entre 06 e 12 laudas. Utilize fonte Times New Roman, corpo 12.

O parágrafo deve ser justificado, com tabulação de 1,25 cm na primeira linha, espaço 1,5 entre linhas, com espaçamento de 6 pontos entre parágrafos.

As citações com três linhas ou mais ficam em parágrafo de citação, com margem de 4 cm à esquerda, espaço simples, corpo 11. O trecho de citação deve ser seguido de sobrenome do autor, ano e página entre parênteses. (SOBRENOME, 2010, p.5)

  1. Tópicos e subtópicos do artigo

Devem ser numerados, exceto introdução, considerações finais e referências. Devem estar em negrito e ter a primeira inicial maiúscula. Utilizar o título “Referências” para as referências bibliográficas.

  1. Imagens

As imagens devem estar em formato .jpg, .png ou .tiff e apresentar a url completa da captura nas referências do artigo ou em sua legenda. Elas devem ser creditadas e suas fontes mencionadas.

Referências

Devem ser listadas em ordem alfabética conforme modelo da ABNT. Utilizar o título “Referências” para as referências bibliográficas. Os destaques devem ser feitos exclusivamente em negrito.

ARAÚJO, C.K.; SOUZA, D.M.S. Dificuldades do intérprete em sala de aula: responsabilidades e influências. Revista Científica UNAR, Araras, v.11, n.2, p.53-68, 2015.

BLOOMFIELD, L. Language. Londres: George Allen and Unwin, 1933.

[1] Titulação do autor, sigla da instituição que representa e outra informação que considere relevante.

[2] Titulação do co-autor, sigla da instituição que representa e outra informação que considere relevante.

Inscrição

Inscrição


Contato

Contato

Dúvidas ou sugestões envie um email para semanadeletras@unicap.br

Simpósios

Programação

  • Dia 22/05

Sala 507: Bloco G4, 5º andar

SIMPÓSIO: Fonética e Fonologia

13:30

  1. Reflexões sobre o fonema (Leni Rejane da Costa e Isabela B. do Rêgo Barros)

13:45

  1. Funções da pausa na prosódia (João Vitor Fernandes Cortial e Isabela B. do Rêgo Barros

14:00

  1. Considerações acerca do sistema tonal da língua Nambikwára do Campo (Ramo Nambikwára do Sul) (Luiz Antonio de Sousa Netto)

SIMPÓSIO: Semântica e Semiótica

14:15

  1. Sons da fala: vocalizações (Suenia Roberta Vasconcelos da Silva e Isabela Rêgo Barros)

14:30

  1. Aspectos da enunciação no gênero textual visual tirinha (Gustavo Lopes de Santana)

14:45

  1. Palavras polissêmicas na construção de enunciados ambíguos: uma análise do uso do aplicativo Whatsapp na formação de diálogos controversos (Daniele Gomes e Laura Manuela Gallindo Lins)

Sala 508: Bloco G4, 5º andar

 

SIMPÓSIO: Literatura, Artes e Cultura

13:30

  1. Lê isso direito: A literatura vista através da ótica da legislação brasileira do século XXI

(Susana Teixeira Mota e Victor Freitas Moura)

13:45

  1. O texto literário na sala de aula: sequência básica com o conto O Menino Que Não Sabia Sonhar de Daniel Munduruku (Antônia Maria Medeiros da Cruz, Maria Ladjane dos Santos Pereira, Silvânia Maria da Silva Amorim Cruz)

14:00

  1. A influência da literatura na didática do ensino de História (Jakeline Pereira de Biase Santos e Dyego Saulo Silva de Lima)

14:15

  1. Literatura de autoria feminina nas salas de aula: a hora e a vez das mulheres! (Amanda S. Nascimento)

14:30

  1. Perfis da mulher na poética drummondiana (Adalberon Leocádio Silva Filho, Natália Farias Nascimento Costa, Liliane Maria Jamir e Silva)

14:45

  1. Entre evas e marias: a representação feminina na obra Memórias De Um Sargento De Milícias, de Manuel Antônio De Almeida (Adriana Minervina da Silva)

15:00

  1. Mar e memória: um estudo dos contos de Mia Couto e Agostinho Neto (Robertson Nuno Talicosk)

15:15

  1. A realidade sob ameaça: conexões entre o fantástico, a alegoria e a história (Ivson Bruno da Silva)

15:30

  1. Negro, preconceito e religião rimando em um só cordão (Nivaldo Belo dos Santos)

Sala 602: Bloco G4, 6º andar

SIMPÓSIO: Gêneros Textuais/Discursivos e Multiletramento

13:30

  1. O gênero resenha no incentivo à leitura numa instituição de ensino da marinha

(Ronaldo Miguel da Hora)

13:45

  1. Produção e refacção de textos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental: identidade & memória (Jennifer Patrícia de Araújo e Adna de Almeida Lopes)

14:00

  1. Análise dos resumos de iniciação científica do Ensino Médio (Karla Epiphania Lins de Gois)

14:15

  1. Literatura de cordel: um apoio pedagógico para os professores (Joyce Elaine e Juliana Calado)

14:30

  1. A importância da multimodalidade e do multiletramento para o ensino da leitura no Ensino Médio (Josemeire Caetano da Silva e Roberta Varginha Ramos Caiado)

14:45

  1. A dificuldade de trabalhar o multiletramento na educação infantil na rede pública municipal do Recife (Ana Franjic e Mirella Badarane)

15:00

  1. Letramento acadêmico: mecanismos de coesão em produções textuais nas engenharias

(Arlene Frutuoso e José Temístocles Ferreira Júnior)

15:15

  1. Letramento acadêmico: mapeamento e discussão das abordagens dos gêneros textuais em cursos de engenharia (Jupiraci Maria Farias Maciel e José Temístocles Ferreira Júnior)

15:30

  1. Letramento impresso como um tipo de prática comunicativa: a importância do contexto na análise da relação entre fala e escrita (John Hélio Porangaba de Oliveira)

15:45

  1. O processo de letramento e produção de textos em situações específicas: um mapeamento de gêneros orais e escritos na plataforma online de um evento acadêmico

(John Hélio Porangaba de Oliveira)

16:00

  1. A tradicionalidade temática, composicional e os modos de dizer nas cartas pessoais pernambucanas dos séculos XIX e XX (Helder Aquino de Melo e Valéria Severina Gomes)

16:15

  1. Duelo entre “tu e você” em cartas de amor pernambucanas do século XX

(Alessandra Alves da Silva Santos e Valéria Severina Gomes)

 Sala 603: Bloco G4, 6º andar

SIMPÓSIO: Aquisição da Linguagem e Suas diversas manifestações

13:30

  1. Aquisição de linguagem no modelo explicativo gerativista: desanuviando conceitos

(Edrielly Kristhyne da Silva Sá)

13:45

  1. O acalanto como invocação musical: uma análise do Summertime

(Elisangela Maria da Silva e Glória Maria Monteiro de Carvalho)

14:00

  1. 3. Aquisição da linguagem escrita: análise de textos escritos infantis pela via do interacionismo em aquisição de linguagem (Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho e

Isabela Barbosa do Rêgo Barros)

14:15

  1. Aquisição da escrita em crianças da Educação Infantil: as contribuições do desenho

(Iana Maria de Carvalho Alves, Isabela Barbosa do Rego Barros e Wanilda Maria Alves Cavalcanti)

14:30

  1. Língua e sociedade: as escolas como reprodutoras de um ensino efetivo para o desenvolvimento da sociolinguística educacional (Katarina Oliveira de Moura e
    Maria Eduarda Silva de Oliveira)

14:45

  1. Construção cultural e identidade surda no ambiente escolar (Kylzia Andréa Azevedo Pereira)

15:00

  1. Educação bilíngue: o ensino de língua inglesa e as políticas linguísticas para surdos

(Juanna Beatriz de Brito Gouveia e Antonio Henrique Coutelo de Moraes)

15:15

  1. O ensino de duas línguas adicionais para surdos: o português e o inglês em jogo 16 H

(Matheus Lucas de Almeida, Antonio Henrique Coutelo de Moraes e

Izabelly Correia dos Santos)

15:30

  1. Investigando as possíveis contribuições de profissionais de letras para o ensino-aprendizagem de língua inglesa para surdos mediado por tecnologias (Thaysa Brayner)

15:45

  1. A dêixis espacial no autismo (Fernanda de Farias Martins e

Isabela Barbosa do Rêgo Barros)

16:00

  1. O “não” visual de crianças autistas na aquisição da linguagem (Késia Vanessa Nascimento da Silva e Renata Fonseca Lima da Fonte)

16:15

  1. Alô Amigos: Aspectos Multimodais Dos Personagens Pato Donald E Zé Carioca, Em Cinema De Animação (Monika Lira e Renata Fonseca Lima da Fonte)

Sala 605: Bloco G4, 6º andar

SIMPÓSIO: Análise do Discurso (ADF, ACD e AD dialógica)

13:30

  1. A imposição da feminilidade presente nas colunas de Helen Palmer sob a ótica da análise do discurso (Letícia Júlia Silva de Oliveira e Lilliane de Almeida Silva)

13:45

  1. Animalização: a construção discursiva dos personagens Sinhá Vitória e Fabiano na obra Vidas Secas (Juanna Beatriz de B. Gouveia, Késia Vanessa N. da Silva, Felipe Casado de Lucena)

14:00

  1. Análise Crítica de um Discurso Youtuber sobre a Transição Capilar: Entre a Estética e a Negritude (Fernanda Regueira e Moab Acioli)

14:15

  1. Pragmática e Análise do Discurso: a conversação internetês e a aplicabilidade da Teoria de Grice (Jamilys Maiara da Silva Nogueira)

14:30

  1. Discurso de internautas sobre os sentidos do estupro da mulher: análise crítica de uma reportagem digital (Rosimere Pereira de Albuquerque e Moab Duarte Acioli)

14:45

  1. Xuxa, Mara e Angélica: a construção ideológica nas canções infantis (Robertson Nuno Talicosk)

15:00

  1. Dimensões antropológicas do futebol a partir da análise de uma conversação entre avô e neto (Martha Solange Perrusi e Karl-Heinz Efken)

15:15

  1. A força política do discurso de Jesus de Nazaré (Vantuir Raimundo)

15:30

  1. A renúncia de Michel Temer enquanto acontecimento enunciativo do Grupo Globo (Daniel França da Rocha e Nadia Azevedo)

15:45

  1. A farinata de João Dória como evento discursivo: uma análise crítica do discurso (Daniel França da Rocha)

16:00

  1. Elementos de apreciação verbal na enunciação: A entonação expressiva do discurso na perspectiva de Volochinov (Edivaldo Ferreira de Arruda e Roberta Varginha Ramos Caiado)

16:15

  1. Diálogo entre Análise do Discurso e Prosódia (Denilson L. de Oliveira e João Vitor F. Cortial)

16:30

  1. Análise do Discurso sobre a Língua Kariri (Ridivanio Procópio Silva)

16:45

  1. Abordagens pragmáticas e discursivas para o estudo da impolidez (Ricardo Rios Barreto Filho)

Dia 23/05: 

Sala 507: Bloco G4, 5º andar

SIMPÓSIO: Sociolinguística e Lexicologia

13:30

  1. Consideraçãoes sobre a sociolinguística paramétrica: embates teóricos

(Edrielly Kristhyne da Silva Sá e Jamilys Maiara da Silva Nogueira)

13:45

  1. Sociolingística e análise da conversação na área de saúde:interações entre profissionais e pacientes (Márcia Ivo Braz e Severino Carlos Silva)

14:00

  1. Tu/você no contexto morfossintático genitivo: uma análise em cartas pernambucanas dos século XIX e XX (Stênio Bouças e Valéria Gomes)

14:15

  1. Variação tratamental em cartas pernambucanas: um olhar sob a perspectiva das tradições discursivas (Elizabhett Christina Cavalcante da Costa, Valeria Severina Gomes, Cláudia Roberta Tavares Silva)

14:30

  1. Relações assimétricas entre concordância verbal e saliência fônica (Juliana da Silva) 14:45
  2. O caráter do artigo definido diante de sintagmas nominais nucleados por antropônimos no Português Brasileiro (Déreck K. Ferreira Pereira)

15:00

  1. Unidades lexicais de indeterminação do sujeito em editoriais jornalísticos do Recife (Herbertt Neves)

15:15

  1. Comunidade de fala e variação: algumas reflexões (Juliana da Silva)

15:30

  1. A variação linguística para além das categorias sócio demográficas: discutindo redes sociais, identidade e variação de Elisa Battisti (Jamilys Maiara da Silva Nogueira)

15:45

  1. O ensino da variação linguística na educação de jovens e adultos 16:20

(Claúdio Mauricio de Oliveira Farias e José Jefferson Leôncio Cavalcanti)

16:00

  1. Preconceito linguístico: Um olhar sócio-histórico-cultural da ridicularização da fala nordestina (Juliano de Lima Raposo, Maria Clara Viana Lopes)

16:15

  1. Guiné Bissau: o estudo do contato da língua portuguesa com o crioulo guineense

(Gabryella Fraga)

16:30

  1. Língua Xukuru do Ororubá (Ridivanio Procópio Silva)

Sala 508: Bloco G4, 5º andar

SIMPÓSIO: Gêneros Textuais/Discursivos e Multiletramento

13:30

  1. Concepções de gênero (textual/discursivo) em livros didáticos de língua portuguesa

(Ericson José de Souza)

13:45

  1. A utilização das histórias em quadrinhos como recurso didático em salas de aula

(Leonardo da Silva Santos e Sandryely Barbosa da Silva)

14:00

  1. A redação na era do ENEM: a argumentação, a coerência e o tópico discursivo em textos dissertativo-argumentativos (Raul Guilherme Cândido da Silva)

14:15

  1. Bakhtin: uma visão diferenciada para o ensino de língua estrangeira (Otávia Pinheiro Pedrosa Fernandes)

14:30

  1. Concepções de língua em postagens no facebook: uma análise da página língua portuguesa (Lidya Rafaella da Silva Morais)

14:45

  1. Gêneros digitais na sala de aula: um caminho possível (José Deivisson Andrade de Souza e Roberta Varginha Ramos Caiado)

15:00

  1. Gêneros como viés para o ensino da produção de texto em ambientes virtuais de aprendizagem (Karla Simões de Andrade Lima Bertotti e Sandra Maria de Lima Alves)

15:15

  1. Colônia de gêneros em campanhas publicitárias (Adélia Andrade)

15:30

  1. A multiplicidade semiótica presente nas charges (Beatriz Muniz Batista Dos Santos e

Maria Izabella Cabral Lupicinio da Silva)

15:45

  1. Contrato com Deus – o romance gráfico como gênero literário (Lailson de Holanda Cavalcanti)

16:00

  1. A intergenericidade poética no espetáculo teatral Um minuto pra dizer que te amo

(Josemeire Caetano da Silva)

16:15

  1. O discurso antropocêntrico de Hebreus 2.5-9: Uma análise da convergência intertextual no prólogo da Carta aos Hebreus (Edivaldo Ferreira de Arruda e Roberta Varginha Ramos Caiado)

Sala 602: Bloco G4, 6º andar

SIMPÓSIO: Linguística Aplicada, Educação e Tecnologias

13:30

  1. Show de Bakhtin: Anitta in com o dialogismo (Jéssica Pereira Soares e Marcos Vinícius)

13:45

  1. Sistema computacional: um olhar sobre a interação na escrita de uma criança cega com professora não brailista (Jessiane Mônica Silva Pereira e Mariel Cadena da Matta)

14:00

  1. Paráfrase em textos de divulgação científica infantojuvenil: um estudo baseado na perspectiva textual interativa (Maria Vaneide de Melo Santana Lopes)

14:15

  1. O uso do “onde” em artigos acadêmicos: uma análise funcionalista (Sthefanny A. Brasil)

14:30

  1. Uso do Cordel no ambiente escolar: prática inovadora à serviço da educação (Matheus Alves da Rocha e Alfredo Sotero Alves Rodrigues)

14:45

  1. Literatura de cordel: um apoio pedagógico para os professores (Joyce Elaine e Juliana Calado)

15:00

  1. Relatório de observação de aulas: o professor e a compreensão responsiva ativa (

Carine de Oliveira Silva)

15:15

  1. Contribuições dos estágios curriculares para a construção de identidade docente do professor de Língua Portuguesa (Ícaro Weimann Aguiar)

15:30

  1. O ensino de língua espanhola na perspectiva das concepções de linguagem: o estruturalismo, o gerativismo, o funcionalismo e o interacionismo (Nivaldo Luiz da Silva e

Albaneide de Souza Campos)

15:45

  1. Implicações na aprendizagem de inglês como segunda língua para adultos e crianças (Paulo José Leal Silva e Felipe Casado de Lucena)

16:00

  1. Modelo de rotação por estações no ensino de língua inglesa: relatos de alunos adultos

(Laura Manuela Gallindo Lins)

16:15

  1. Resolução de Problemas em Matemática e Leitura de textos na Língua Inglesa

(Renata Monteiro Mendes Campos)

16:30

  1. Produção de textono ensino de português como língua estrangeira no NUCLI/UFAL: implicações de uma abordagem gênero-discursiva (Raul Guilherme Cândido da Silva e Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima)

16:45

  1. Análise do ensino de línguas estrangeiras através das TICs nas periferias

(Maria Helena de Almeida Marinho e Rodolfo Souza de Lima)

17:00

  1. Analisando as contribuições das TICs para o ensino de Língua Inglesa Escrita

a partir de relatos de professores (Rodolfo Souza de Lima)

Sala 603: Bloco G4, 6º andar

SIMPÓSIO: Literatura, Artes e Cultura

13:30

  1. Voltar Os Olhos: O Orfeu Saudoso Na Metafísica Da Música (Danilo Noberto de Oliveira Silva e Kaio Rossoni Alves Costa)

13:45

2 Deslocamentos da individualidade em The Suspect (Patrícia Amaral Pereira da Silva, Rinaldo Tavares da Silva, Frederico José Machado da Silva)

14:00

  1. Os Retalhos Da Morte Sobre O Sentido Da Vida: O Interdiscurso Em Crônica Da Casa Assassinada e Frankenstein

Gustavo Lopes de Santana

14:15

  1. A Negação Do Erotismo De Hillé, Na Obra A Obscena Senhora D, De Hilda Hilst

Lilliane de Almeida Silva

14:30

  1. As Tensões Da Literatura De Hilda Hilst E Seu Poder De Subversão

Ana Gabriella Melo Ribeiro Aires

14:45

6 Relações Distópicas: Uma Análise Da Utopia Negativa Em San Junipero, De Black Mirror E O Doador De Memórias, De Lois Lowry

Bárbara Felix Correia
Caroline Gleyce do Nascimento de Oliveira

15:00

7 A Construção Do Feminino Através Da Simbologia Presente No Conto A Orientação Dos Gatos (1980), De Julio Cortázar

Luciano Mendes Duarte Júnior

Caroline Gleyce do Nascimento de Oliveira

15:15

  1. Literatura E Animalidade: Uma Análise Simbólica Da Construção De Atmosfera A Partir Da Figura Felina No Conto O Gato Preto, De Edgar Allan Poe

Luciano Mendes Duarte Júnior

15:30

  1. O Grotesco Bakhtiniano No Conto Pastoral De Osman Lins: Reflexões Sobre O Baixo Ambivalente E O Ciúme Na Perspectiva Freudiana

Lucas de Azevedo

15:45

  1. A Influência Das Manic Pixie Dream Girls

Ana Beatriz de Macêdo Cruz

Jéssica Pereira Soares

16:00

  1. A Sagacidade e criatividade de Lemony Snicket: interfaces entre a literatura escrita e audiovisual em “Desventuras em Série”
    Mariana Alves

Sala 605: Bloco G4, 6º andar

 SIMPÓSIO: Literatura, Artes e Cultura

13:30

  1. De Oswald À Lama: Uma Relação Interdiscursiva Entre As Obras “Manifesto Antropófago” E “Meu Maracatu Pesa Uma Tonelada”

Elizabeth Barradas de Andrade

Juanna Beatriz de Brito Gouveia

André Luís de Araújo

13:45

  1. A expressão pornográfica em Manuel Bandeira: uma questão de assimilação tópica

José Cirilo da Silva Neto

14:00

  1. O Poeta E A Cidade: Crônicas De Manuel Bandeira (1920-1940)

André Cervinskis

14:15

  1. O Cenário Recifense Na Literatura Autobiográfica de Elisa Lispector

Jammylly Ferreira Ribeiro da Silva

Lucas dos Santos Fernandes

14:30

  1. A Morte Como Representação Alegórica De Um Ambiente Político Na Obra Incidente Em Antares, De Erico Veríssimo

Laura Manuela Gallindo Lins

Tito Lívio

14:45

  1. Infância/Juventude e Velhice em Sábado sem Sol, de Romeu Correia

Ricardo Sérgio Nascimento Rosas

Antony Cardoso Bezerra

15:00

  1. Herança Imemorial: Imaginário Xamã Em Até O Dia Em Que O Cão

Morreu

Kaio Rossoni Alves Costa

Caleb Benjamin Mendes Barbosa

15:15

  1. 8. Lolita e sua perdurante temática pedofílica

Lisandra Izabella Rocha Ribeiro

15:30

  1. O Ideal Utópico Na Construção Do Romance Vidas Secas (1938), De Graciliano Ramos

Júlia Cunha Alves Cavalcante

15:45

  1. As influências do trovadorismo na poesia popular nordestina

Williane Rocha

Augusto Silva

16:00

  1. A Representação do Nordeste na poesia de Patativa do Assaré

Joelma Garcia